O meu filho está sempre a ranger os dentes - é normal?

Quando começam a aparecer os dentes aos bebés, quase todos passam por esta fase. Como estão a descobrir algo novo, que até então não tinham, gostam de experimentar raspar os dentes uns nos outros (chama-se a isto bruxismo), porque acham piada. Para além disso também faz barulho, o que torna tudo ainda mais divertido... Muitas vezes fazem-no também de noite, quando estão a dormir.
Claro que para nós, adultos, isso não tem graça nenhuma e chega até a incomodar. De qualquer forma, não há muito a fazer, a não ser esperar que o seu filho se "farte" e pare por si próprio. Nos adultos pode-se (e deve-se) colocar umas protecções nos dentes chamadas "goteiras", que servem para não destruir o esmalte mas, como é lógico, isso não se faz com crianças pequenas.
Muitas vezes, quando nascem os dentes de trás (molares), eles voltam outra vez a fazer o mesmo, mas depois acaba por passar.
Não é muito agradável de ouvir mas, se só acontecer nos primeiros 1-2 anos de vida, não tem mal nenhum para o bebé. Só merece uma atenção particular se se prolongar durante a infância, porque aí pode mesmo levar a um grande desgaste dos dentes.

Comentários

  1. humm agora fiquei preocupada... a minha filha tem 5 anos ( 6 em Setembro) e range muito os dentes quando está a dormir... nunca tinha dado por isso, mas agora que ela tem dormido comigo várias vezes noto (ao ponto de me acordar)... é "grave" o que posso fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não se preocupe que não é grave e, para além disso, também não há muito a fazer nestas idades. Quando as crianças são maiores, pode-se colocar umas protecções nos dentes, mas com 5 anos isso não é possível.
      Pode ficar descansada...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. obrigada... vou esperar a ver se passa... também mais uns tempos e está na altura de uma introdução ao dentista... só para ela se ir preparando para um dia que seja mesmo necessário qualquer coisa ele deve dizer me :)

    ResponderEliminar
  3. Minha filha tem 1 ano e 7 meses e ultimamente está sempre rangendo os dentinhos, chegou até a quebrar o canto do dente. As chupetas também... Morde tanto que chega a destrui-las.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ele é muito pequeno não é fácil dar uma solução para esse problema, mas se chegou mesmo a partir um bocadinho do dente acho que devia falar com o seu dentista para ver se ele consegue dar-lhe uma solução.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Meu bebe tem 9 nobes e range os dentes por que ele faz isso e ta bem chorao

    ResponderEliminar
  5. Meu bebe tem 9 nobes e range os dentes por que ele faz isso e ta bem chorao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade eles fazem isso geralmente para "experimentar" os dentes, que acabam por ser "novidade".
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. a minha sobrinha tem 3 anos e sofre de bruxismo.
      isso e preocupante?

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Não é preocupante, é relativamente comum com essa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Estava ficando preocupada com isso obrigado

    ResponderEliminar
  7. Minha filha tem 1 e 7 mes e esta rangendo os dentes so durante o dia o que posso fazer pra ela parar de ranger os dentes.

    ResponderEliminar
  8. Minha filha tem 1 e 7 mes e esta rangendo os dentes so durante o dia o que posso fazer pra ela parar de ranger os dentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade não há muito a fazer, é mesmo esperar que com o tempo pare de o fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Meu filho de 12 anos range tanto os dentes á noite que parece que vai quebrar.. Ele já está se queixando de cansaço durante o dia, creio que seja pelo fato do bruxismo atrapalhar o sono ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É provável que esteja relacionado.
      Tem que o levar ao dentista, para colocar umas protecções nos dentes (goteiras).
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Elenice. 07. De. Setembro. De. 2016. Dootor. Meu. Filho. Tem. 10. Anos. E. Range. Os. Dentes. A. Noite. Oque. Pode. Set. Isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente essa situação deve-se a ansiedade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Meu filho estar com 2 anos e 7 meses,estou preocupada pq já tem 6 dias q ele estar acordando pela manhã com os olhos com muita secreção amarelo e antes não era assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve ser uma conjuntivite.
      Deve ser observado porque pode precisar de colocar umas gotas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Gente, alguém me dê opinião.
    Meu filho tem 11 anos e a uns 6 range os dentes toda noite e a noite toda, e sempre que levo ao dentista me falam que tem que esperar trocar todos os dente... Ele range tanto e tão alto que eu não consigo nem dormir no mesmo quarto, já até pensei que fosse distúrbio psicológico, já que nunca vi alguém ranger tão frequente e tão alto... Levei ele em um dentista recente e ele falou que tinha que esperar ele trocar todos os dentes de leite e colocar um aparelho ortodôntico, o que me trouxe a impressão de médico que só quer ganhar dinheiro já que vejo falar em "placas de descanso" e que ele range os dentes desde quando eram dentes de leite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente a solução assa por colocar umas goteiras nos dentes, mas não sei se com essa idade ele aguenta dormir com elas...
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. boa noite dr.
    Meu bb esta com 5 meses e fica o tempo todo com as maos fechadas como se fosse figa .
    É normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se as mãos estão sempre fechadas deve ser visto, mas se também as tem abertas pode ser normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Olá meu bebê tem 7 meses e rangendo muito os dentinhos pq os de cima está querendo sai agora e ele fica rangendo muuuito até me incomoda e parece que está ferindo de tanto que ele fica rangendo isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode acontecer. Experimente aplicar um gel dos primeiros dentes, para ver se alivia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Meu filho tem 7 meses e ele já tem os 2 dentinhos de baixo e os 4 da frente já saíram mas não por completo e ele range os dentes com força (parecendo estar com raiva) o que fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma situação perfeitamente normal, não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa noite
    Em primeiro lugar queria dar os parabéns pelo seu trabalho e pela ajuda que dá a tantos pais.
    Gostaria que me desse opinião sobre "bruxismo" em bebé de 4 meses que ainda não tem dentes. É normal? Será que os dentes estão para vir e é uma forma de aliviar a dor?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é uma situação normal. Experimente aplicar um gel dos primeiros dentes, para ver se alivia um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário