O meu filho está sempre a ranger os dentes - é normal?

Quando começam a aparecer os dentes aos bebés, quase todos passam por esta fase. Como estão a descobrir algo novo, que até então não tinham, gostam de experimentar raspar os dentes uns nos outros (chama-se a isto bruxismo), porque acham piada. Para além disso também faz barulho, o que torna tudo ainda mais divertido... Muitas vezes fazem-no também de noite, quando estão a dormir.
Claro que para nós, adultos, isso não tem graça nenhuma e chega até a incomodar. De qualquer forma, não há muito a fazer, a não ser esperar que o seu filho se "farte" e pare por si próprio. Nos adultos pode-se (e deve-se) colocar umas protecções nos dentes chamadas "goteiras", que servem para não destruir o esmalte mas, como é lógico, isso não se faz com crianças pequenas.
Muitas vezes, quando nascem os dentes de trás (molares), eles voltam outra vez a fazer o mesmo, mas depois acaba por passar.
Não é muito agradável de ouvir mas, se só acontecer nos primeiros 1-2 anos de vida, não tem mal nenhum para o bebé. Só merece uma atenção particular se se prolongar durante a infância, porque aí pode mesmo levar a um grande desgaste dos dentes.

Etiquetas: