Translate

Etiquetas

sábado, 26 de abril de 2014

O que é uma infecção respiratória "alta"?

Este é um termo muito utilizado por nós, médicos, e que importa esclarecer.
Uma infecção respiratória "alta" é, basicamente, uma infecção que não atinge nem os brônquios nem os pulmões. Pode afectar o nariz, os seios perinasais, as estruturas respiratórias que se localizam no pescoço (faringe e laringe), mas não "desce" mais. O principal exemplo deste tipo de infecção são as vulgares constipações e outras infecções víricas que afectam as nossas crianças no inverno (hemisfério norte). 
Geralmente causam tosse, nariz "entupido" e algumas dificuldades na alimentação. Apesar de frequente, nem sempre se acompanham de febre.
O tratamento passa pelo reforço da higiene nasal (com o recurso a sprays de água do mar e aspiradores nasais, nos mais pequenos), podendo também ser útil a utilização de um anti-histamínico para ajudar a produzir menos secreções.
Habitualmente a tosse dura cerca de 2-3 semanas e piora à noite, porque se deve à escorrência das secreções do nariz.
Tal como referi anteriormente, são situações extremamente comuns, particularmente no primeiro ano de Creche / Jardim de Infância e, quando provocadas por vírus (a esmagadora maioria), não levantam grandes preocupações, para além do desconforto que provocam às crianças e, claro, aos pais e mães.

2 comentários:

  1. Bom dia Dr.Hugo,antes de mais permita-me agradecer-lhe esta oportunidade diferenciadora! Parabéns pela iniciativa. A minha questão é a seguinte: tenho uma bebe de 15 meses que entrou para a creche em Fevereiro deste ano. Nessa altura fez imensas infecções respiratórias(bronquiolites, otites,conjuntivites), começava por ficar muito congestionada na zona superior, depois ganhava aquelas mucosas que começava por libertar pelo nariz mas depois era vomitar e vomitar até tudo desaparecer. Fui aconselhada pelo pediatra a fazer broncho vaxom. Faltam-me os últimos 10 dias. A verdade é que o tempo arrefeceu há tão pouco tempo e eu já tive de ficar em casa com ela 15 dias... Eu que tinha tanta expectativa que este inverno seria diferente...esta semana foi à creche e esta noite já lhe senti diferença na respiração! A gente coloca soro com bastante regularidade, aspiramos...sinto-me desesperada... Faço imenso cuidado com a alimentação, inclusivamente até comprei umas vitaminas naturais para tentar reforçar a imunidade...estou a desesperar com o inverno que só está a chegar... Preciso uma ajuda. O que posso fazer para a ajudar?! Grata pela sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Apesar de ser uma situação bastante desgastante, se as infecções forem "normais" (ou seja, viricas, que passam sem antibiótico ao fim de 3-5 dias) não há muito mais a fazer. A solução é mesmo esperar que o sistema imunitário vá ganhando as suas defesas para não ficar tantas vezes doente.
      Cumprimentos

      Eliminar