O que é uma infecção respiratória "alta"?

Este é um termo muito utilizado por nós, médicos, e que importa esclarecer.
Uma infecção respiratória "alta" é, basicamente, uma infecção que não atinge nem os brônquios nem os pulmões. Pode afectar o nariz, os seios perinasais, as estruturas respiratórias que se localizam no pescoço (faringe e laringe), mas não "desce" mais. O principal exemplo deste tipo de infecção são as vulgares constipações e outras infecções víricas que afectam as nossas crianças no inverno (hemisfério norte). 
Geralmente causam tosse, nariz "entupido" e algumas dificuldades na alimentação. Apesar de frequente, nem sempre se acompanham de febre.
O tratamento passa pelo reforço da higiene nasal (com o recurso a sprays de água do mar e aspiradores nasais, nos mais pequenos), podendo também ser útil a utilização de um anti-histamínico para ajudar a produzir menos secreções.
Habitualmente a tosse dura cerca de 2-3 semanas e piora à noite, porque se deve à escorrência das secreções do nariz.
Tal como referi anteriormente, são situações extremamente comuns, particularmente no primeiro ano de Creche / Jardim de Infância e, quando provocadas por vírus (a esmagadora maioria), não levantam grandes preocupações, para além do desconforto que provocam às crianças e, claro, aos pais e mães.

Etiquetas: ,