Translate

Etiquetas

quinta-feira, 22 de maio de 2014

A partir de que idade é que as crianças devem ter televisão no quarto?

Não devem!
A resposta não podia ser mais simples e imediata, mas vou tentar explicar a seguir o meu ponto de vista.
O primeiro aspecto negativo de colocar uma televisão no quarto de uma criança é o de fomentar uma má rotina de sono, pois rapidamente ela se vai habituar a adormecer com esse tipo de companhia, o que está mais do que provado que interfere com a quantidade e qualidade do sono.
Para além disso, é também uma medida profundamente anti-social. A mensagem que se acaba por passar (mesmo que a intenção não seja essa) é a de que há sempre ali uma alternativa, caso as outras televisões de casa estejam a dar algo que "não interessa" à criança. Com isto consegue-se apenas fomentar o isolamento, que depois se vai, obrigatoriamente, agravar durante a adolescência.
Parece-me extremamente importante regressar um pouco atrás no tempo e voltar à altura em que ver televisão era uma actividade social, para se fazer em família. Claro que isto só se consegue se apenas houver uma televisão em cada casa e a pergunta é mesmo essa: para quê ter mais televisões? Se só houver uma, todos os dias tem que haver cedências, porque nem sempre se vai ver o que todas as pessoas gostariam, mas a partilha de espaços comuns é mesmo assim. Por outro lado, tenho a certeza de que desse modo os pais vão acabar por conhecer muito melhor os gostos dos filhos e, até, poder comentar com eles alguns dos programas que eles vão vendo na televisão.
Sei que muita gente vai discordar desta minha opinião, até por força das rotinas que já estão estabelecidas há muitos anos, mas há um ditado que diz que "para melhor se muda sempre" e reduzir o número de televisões por cada casa era, sem dúvida, uma óptima mudança.

8 comentários:

  1. Pois realmente é uma mudança drástica. Lembro-me de ser uma miuda e dividir o quarto com a minha irmã e só termos tido televisão no quarto passados anos. Inclusivé quando tira anos mas notas não podiamos ver, e quando a outra não tinha culpa tb não via pq era o mesmo quarto. Outros tempos, mas hj em dia e de facto invulgar não ter TV no quarto, mas para descansar não há melhor que o silêncio. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, concordo plenamente.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Cá em casa só temos uma televisão em funcionamento, apesar de termos várias arrumadas nos armários, efectivamente só usamos a TV da sala!!...
    Por acaso riem de nós :D Por termos as televisões guardadas!...
    Não gosto de televisão ao jantar, pois é hora de partilha diária o que fizemos , o que está bem / mal.... enfim, chamo a isso "Família"
    No quarto é para dormir!... Daí o sitio ideal é mesmo a sala, espaço comum!!
    Óbvio que temos de partilhar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a ideia é mesmo essa, estão de parabéns por conseguirem ir resistindo...
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Olá! Boa noite!
    Eu só tenho uma televisão em casa, mais especificamente na sala, e não tenciono ter mais.
    A minha dúvida prende-se com a minha bebé.
    Ela tem 5 meses e já há 2 que não ligo a TV.
    Não sei se é utopia da minha parte, ou excesso de zelo, mas quero que a minha filha só comece a ver televisão por volta dos 3 anos.
    Acha que é exagero meu?
    Gostei do seu livro. Apesar de não ser para ler como um romance, foi o que eu fiz.
    Está de parabéns!
    Tudo de bom!

    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário.
      Não acho errado querer que a sua filha veja televisão apenas os 2-3 anos, porque essas são as recomendações de algumas sociedades internacionais. De qualquer forma, não acho que a televisão tenha que estar sempre desligada. Só não deve é colocar a sua filha a vê-la propositadamente até essa idade.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Tenho uma bebé de 9 meses que fica fixada no ecrã se vê alguma TV ligada. Quando entra na sala, olha logo para o ecrã, mesmo desligado. Nunca esteve muito tempo em frente à TV, apenas por momentos em que estamos todos na sala ou cozinha e a TV está ligada. ela já está "viciada" em televisão e é preocupante esta atitude ou apenas a curiosidade natural perante um ecrã? Neste momento já evito ao máximo a TV ligada sempre que ela está presente, devo continuar assim ou posso permitir que ela veja alguma TV? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que pode continuar com a televisão ligada, sem problema. Essa curiosidade é normal, portanto não se preocupe, que não está ainda "viciada".
      A grande preocupação é quando a televisão substitui os pais e passa a ser a grande companhia dos bebés, que pelo seu comentário percebi que não é, de todo, o caso. Salvaguardando este aspecto não precisa de se preocupar e pode manter as rotinas de casa normais.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar