A partir de que idade é que os bebés podem andar de avião?

Não é fácil responder a esta pergunta de forma muito objectiva, porque não existem propriamente recomendações oficiais sobre este tema.
No entanto, há alguns princípios que importa ter em atenção.
O primeiro é que andar de avião não implica propriamente nenhum risco para o bebé, excepto algum desconforto que possa surgir quando for a levantar a voo e a aterrar. Este aspecto pode ser minimizado colocando-o a mamar nesses momentos ou então dando-lhe a chupeta.
O segundo é que também não existe grande vantagem para o bebé em andar de avião nos primeiros tempos de vida, porque as diferenças de pressão podem ser pouco confortáveis e causar-lhe alguma irritabilidade. Isto pode ser "contornado" aguardando algum tempo para efectuar a viagem, ou seja, se possível adiando-a para quando ele já tiver, pelo menos, 2-3 meses. No entanto, se tiver que viajar antes, pode fazê-lo, pois não é contraindicado.
Por fim (e não menos importante), é fundamental garantir a segurança do bebé. Hoje em dia já há algumas cadeirinhas que permitem o transporte em aviões e essa poderá ser uma opção a ter em conta no momento da escolha da cadeirinha para o seu filho.
Como viram, não há regras muito rígidas, pelo que deve, como para todos os assuntos, imperar o bom-senso...

Etiquetas: