Translate

Etiquetas

domingo, 4 de maio de 2014

As crianças devem usar óculos de sol?

Apesar de todas as desconfianças que existem, a maior parte das crianças (e bebés) tolera surpreendentemente bem os óculos de sol. Basta elogiá-los 2-3 vezes que, geralmente, depois são eles que não os querem "largar".
Quando comprar óculos, a única coisa que tem que ter em atenção é o tipo de protecção. Não adianta serem escuros, têm mesmo que proteger contra radiação ultravioleta A e B, que aparece especificada como UVA e UVB.
Se os óculos tiverem lentes escuras mas não tiverem esse efeito protector, o que vai acontecer é que a pupila ("menina do olho") vai dilatar e fazer com que entre ainda mais radiação, o que é claramente nocivo (isso é pior ainda do que não usar nada). É por esse motivo que deve comprá-los apenas em estabelecimentos que garantam a fiabilidade dos óculos e, particularmente, das lentes...
Quanto ao resto, actualmente há imensos modelos à escolha e de certeza que vai encontrar alguns de que goste e, não tenho dúvidas, o seu filho/a vai ficar um espanto!

12 comentários:

  1. Boa tarde Doutor,
    Tenho seguido atentamente o seu blog e tem-me ajudado a esclarecer dúvidas que vão surgindo à medida que a minha bebé de 13 meses vai crescendo.
    Relativamente ao assunto acima exposto, antes de o ter lido já tinha comprado uns óculos que pensava que eram os mais indicados, por serem CHICCO e terem sido comprados na WELL'S. Eles não indicam UVA e UVB, mas sim "CE CAT.3" numa das astes e no folheto informativo: "(Directiva 89/686 CEE) os óculos de sol (...) estão conforme com as disposições e requisitos essenciais de segurança impostos pela directiva CEE. Norma de referência EN 1836:2005 + A1:2007".

    A minha bebé pode usar estes óculos?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode usá-los, porque são muito bons.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa noite estou em duvidas se devo comprar para meu menino tem olhos azuis clarinhos e tem 2 anitos será que ja pode usar.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que sim, que deve comprar.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Caríssimo Dr.Hugo,
    Estou a pensar comprar uns óculos de sol para o meu filhote, de 9 meses, para levar para a praia. Vi uns na Decathlon que me pareceram adequados. No entanto gostaria de saber se tem alguma opinião ou experiência acerca destes: https://www.decathlon.pt/oculos-chewby-0-2-azul-cat3-id_8329770.html
    A minha dúvida é se as "lentes categoria 3 - filtro 100% Anti-UV e antiluz azul: luminosidade intensa" são eficazes para os raios UVA e UVB?
    Obrigada
    Cátia Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, do que pude ver no link que enviou parece-me que esses óculos são adequados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. boa tarde Dr., desde já obrigada pelas informações úteis das quais não prescindo.

    Tenho uma dúvida, a partir de quantos meses/anos uma criança deve usar óculos de sol?

    Tenho um bebé que vai fazer 7 meses e na farmácia disseram me para não comprar porque ainda é muito novo e vai recusar usar...mas está a chegar o verão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele tolerar é boa ideia usar. Acho que deve experimentar...
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite,

      entao vou tentar.

      Obrigada!!!

      Eliminar
  5. Dr. Hugo,
    Uma vez mais, em pesquisa na internet sobre questões que me surgem relacionadas com o meu bebe foi no seu blog que encontrei a resposta!
    Muito obrigada pela partilha de tao valiosos conhecimentos!
    Felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado, fico contente por ter sido útil!
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. A minha cunhada tem uma bebe de 5 meses, só come sopa com alguns legumes e o leite materno, não será já altura de avançar?
    Outra questão é, a minha sobrinha tem uns óculos da Chico que a mãe ateima em trazer, mas numa lhe traz um chapéu para proteger do sol, estará a fazer bem?

    ResponderEliminar