Translate

Etiquetas

sábado, 10 de maio de 2014

Estou constipada - posso amamentar?

Claro que sim!
Hoje em dia está completamente provado que o leite materno tem um importante papel imunológico, ou seja, no "fortalecimento" das defesas do bebé. Por esse motivo, é fácil de perceber que se a mãe está doente (com uma constipação, por exemplo), a amamentação acaba por ajudar a diminuir a probabilidade de contágio. Claro que a proximidade física mãe-filho funciona em sentido contrário, favorecendo a passagem de vírus de um lado para o outro mas, pesando os prós e os contras, a recomendação é clara: deve-se manter o aleitamento materno.
Por vezes as mães questionam-me sobre o uso de máscaras nessas situações e, para ser sincero, até acho uma boa ideia para bebés pequenos. No entanto, à medida que eles crescem, começam a estranhar ver a mãe de máscara e, nesses casos, considero preferível não usar nada. Nessas alturas, resta o conselho de não espirrar nem tossir para cima do bebé...

35 comentários:

  1. Sou mãe de uma bébé com quase 3 meses...estou constipada...amamento...por enquanto a bébé não tem sintomas...mas se tiver, o que posso fazer? (sim, sou mãe de 1ªviagem :) )..e quanto a mim...só posso tomar cházinho de limão com mel, certo? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Mesmo estando a amamentar pode tomar, se precisar, paracetamol ou um anti-histamínico.
      Se a bebé for "contagiada" o ideal é mesmo lavar bem o narizinho dela com soro, antes de mamar e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. BOA TARDE!
      Sou mãe de uma bébe com seis meses, que ainda amamento. Uma vez que de há duas semanas para cá, tenho andado bastante constipada (com febre, tosse seca e dores no corpo), fui a uma consulta e foi receitado ZITHROMAX 500mg. No entanto, foi dito pela dra que durante duas semanas não poderia amamentar...
      Uma vez, que a minha bebé também já está doente, fui ao médico dela, e este disse que poderia tomar esta medicação sem risco para a amamentação.
      a minha questão é: devo ou não tomar esta medicação?
      Obrigada e parabéns pelo blog.

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Sim, a amamentação pode e deve manter-se mesmo com essa medicação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. BoA noite
    Tenho uma bebê de 3 Meses e ficamos as duas constipadas...eu tenho pingo no nariz,espirros e dor de garganta...e ela espirra e tem tosse! Limpo o narizinho com soro mas não sai nada! Eu tenho tomado bem.u.ron só! Também sou mãe de primeira viagem e estou um pouco preocupada..posso fazer mais alguma coisa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela não tem febre e vai mamando não precisa de fazer mais nada, é mesmo só limpar o nariz dela, principalmente antes de mamar e dormir.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
    2. Boa noite! O meu bebe tem quase 3meses e estamos ambos constipados!!! A colocação do soro deve ser feita como exatamente??? Eu coloco-o deitado de lado e ponho um pouco de soro na marina e de seguida aspiro! Ele está um pouco "atacado" , ate tenho medo que asfixie!!!!! Pode aconselhar por favor!!! Obrigada

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Pode aplicar com ele deitado, sem problema, uma narina de cada vez.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. O meu bebe tem 8 semanas. Entretanto constipei-me e o bebe também... Notp que tem alguma expeturaçao, mas pouca e acessos de tosse. Nao tem febre e mama bem, aparentemente esta bem disposto... Como é muito pequenino devo procurar um medico? O que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele continuar bem a única coisa a fazer é lavar bem o nariz com soro fisiológico antes de mamar e dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa noite, o meu bebe tem um mes e eu estou com mastite.Estou a tomar o antibiótico dalacin c, será que posso amamentar?

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, o meu bebe tem um mes e eu estou com mastite.Estou a tomar o antibiótico dalacin c, será que posso amamentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode continuar a amamentar, mas deve manter alguma vigilância ao seu bebé. Se pudesse falar com o seu médico e trocar para outro antibiótico era capaz de não ser pior.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde, eu e o meu bebe de 4 meses estamos constipados eu estou a amamentar e tive de ir a urgência pôr que estava com 39.30febre receitara-me cipamox amoxicilina e ben-u-ron para a febre, a medica da urgência diz não interferir na amamentacao. Em relação a minha bebe não tem tido febre tosse muito e eu limpo-lhe o nariz com soro come bem e tirando alguma dificuldade em dormir por causa da tosse esta bem disposta. Mas hoje quando lhe medi a temperatura tinha 38.5 dei logo um supositório ben-u-ron o que mais poderei fazer, acha necessário deslocar-me a uma urgência pediátrica? Sou mãe de de 1 viagem tudo nos assusta, muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O mais importante é ver o comportamento dela quando baixa a febre. Se ficar bem disposta pode aguardar 2-3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Bom dia, ando com dores de costas muito forte e após 3 dias a tomar Dolocalm e Seractil deram-me ontem 1 injeçao de Diprofos Depot visto que continuava com dores.
    Informaram que posso continuar a amamentar, confirma?

    ResponderEliminar
  9. Ola boa tarde, com as temperaturas mais baixas contipei, mas meu bebe não tem qualquer sintoma. O que posso tomar para ajudar a constipação sem afetar o bebe? Desde já obrigada .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode tomar um anti-histamínico.
      De qualquer forma,s e tiver alguma dúvida em particular pode consultar o site www.e-lactancia.org, que é muito fiável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Bom dia,
    Estou a amamentar a minha bebé de quarto meses e fiquei com bastante dor de garganta. Para já ela só está entupida, não tem febre e mama muito bem, mas tenho receio que tenha inflamação na garganta e eu não dê por isso. A q sintomas devo estar atenta? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Dr.
    antes de mais muitos parabéns pelo blog. Obrigada
    Tive com dores de garganta e tomei brufen 3 dias, nesses dias não de mama ( bebe 1 Mês )
    Já não tomo há 24 horas, já posso dar mama?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode e deve dar de mamar, nem precisava de ter parado.
      Cumprimentis

      Eliminar
  12. Boa noite.
    Estoi com febre.
    Posso dar de mamarao meu bebe de 2 meses.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia tenho uma bebé de quase 3 meses, está constipada a 3 dias, não estava mais ninguém doente cá em casa. Mas hoje acordei com dores de garganta. É possível que ela me tenha passado? Como sei se ela também dores de garganta?

    ResponderEliminar
  14. Bom dia tenho uma bebé de quase 3 meses, está constipada a 3 dias, não estava mais ninguém doente cá em casa. Mas hoje acordei com dores de garganta. É possível que ela me tenha passado? Como sei se ela também dores de garganta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode ter passado. Se ela tiver dores vai chorar, principalmente ao mamar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa noite! Tenho um bebe com 20 dias e estou com o nariz a escorrer, não sei bem se é alergia ou constipação. Há alguma coisa que possa tomar e que não seja prejudicial para ele, sendo que estou a amamentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode tomar um anti-histamínico, se precisar ou um anti-inflamatório.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia, estou constipada e a amamentar, que anti-histamínicos posso toma? Aerios, pode ser?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  17. Bom dia tenho um bebé com quase 5 meses constipado.ele está com o nariz entupido e alguma tosse. Só tenho feito rhynomer baby e aspiro. Posso fazer mais algo? Ele não tem febre.
    Entretanto eu também fiquei e estou apanhada dá garganta. Posso tomar o strepfen e continuar a amamentar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que deve manter apenas a lavagem do nariz do bebés. Quanto a sim, pode tomar o strepfen e continuar a amamentar.
      Cumprimentos

      Eliminar