Translate

Etiquetas

terça-feira, 20 de maio de 2014

Mais um mito - "Colocar os bebés pequenos a pé entorta-lhes as pernas"

Quase todos os bebés gostam de se ir colocando de pé a partir dos 4-6 meses, porque assim conseguem observar melhor tudo o que os rodeia. No entanto, há sempre alguém que diz que isso é errado, porque "entorta as pernas". Como é lógico, isso não tem nenhum tipo de fundamento científico...
Claro que os bebés ficam com as pernas arqueadas, como ficam todos, quer se coloquem a pé ou não. Faz parte do desenvolvimento ortopédico das crianças terem as pernas assim no primeiro ano de vida (provavelmente foi daí que surgiu este "mito") e isso não tem nenhum tipo de implicação no futuro.
Assim, se o seu filho é "curioso" e gosta de observar tudo o que está em volta, pode colocá-lo a pé sem problema nenhum, que não há-de ser por isso que ele vai ficar com algum tipo de consequência física. Pode ficar tranquilo...

216 comentários:

  1. Bom Dia, por acaso qd os meus filhos eram pequenos não ouvia das pernas tortas mas diziam que fazia mal à coluna, se estivessem durante muito tempo de pé. Faz??? Cumprimentos. Gosto muito da sua "caça aos mitos", o Dr está familiarizado com as barbaridades que nos injectam durante uma gravidez??? Só isso daria um livro só...lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Claro que não faz mal, isso não tem nenhum fundamento.
      Está é uma área que merece alguma dedicação, pois serve apenas para "infernizar" a vida das grávidas, mães e pais.
      Da minha parte, vou continuar... :)
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa noite.
    Também dizem que os voadores ou aranhas entortam as pernas.. Será verdade?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É verdade que podem entortar um pouco, embora geralmente é algo reversível.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Oh que ótima noticia!!! Minha filha desde os dois meses e meio faz força pra sentar e ficar de pé, eu não deixava com medo de pernas tortas, agora vou brincar mais com ela sentada e de pé sem medos. Obrigada Dr

    ResponderEliminar
  4. Deixar o bebê no braço com as pernas abertas em volta do tórax pode provocar alguma deformidade (deixar cangaia)?

    ResponderEliminar
  5. Boa noite,

    Essa posição não tem problema nenhum, não se preocupe.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Meu bebe tem 45 dias, e fica fazendo forca e fica pouco tempo com pescoco firme olhando tudo, mas quando esta no colo tambem quer ficarcem pé, faz forca e tenta escalar, claro, com o corpo bem molinho, hora para cancado. E seguramos ele pela axila. Mas me disseram que fazendo isso ele vai ficar com a perna torta. Fiquei assustada e gostaria de saber se é fato, principalmente por ser tao novinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem mal nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Ola Dr Hugo,
    a minha bebe tem 7 meses, esta semana reparei que quando esta sentada faz uma dobrinha na coxa esquerda, junto ao joelho, quando esta com a perna esticada e no final do dia tem uma risquinha vermelha, será normal
    A bebe mexe muito bem as pernas e gosta muito de estar de pé e muito curiosa.
    estou bastante preocupada. esta situação pode afetar a minha bebe de futuro será grave, Doutor.

    Elsa Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição parece-me algo normal, não me parece preocupante. De qualquer forma, acho que na próxima consulta deveria perguntar ao seu médico, para ele observar é poder dar-lhe uma opinião mais fundamentada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Meu bebê tem dois meses e quer ficar em.pé no colo apoiado por nossas mãos em sua nuca e costas.
    Ouvi dizer que está posição pode inflamar seu pescoço.
    Isso procede?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, isso não tem problema nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Eu posso colocar o bebê no andador? Com quantos meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a pergunta é mesmo sobre o andador, o ideal é esperar que tenha alguma estabilidade na marcha, o que provavelmente será entre os 9-12 meses.
      Se a questão o voador (ou "aranha"), não é um utensílio muito aconselhável, pelo que tentaria arranjar uma alternativa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa tarde, meu bebé tem 7 meses, e tenho notado que está com a parte da coluna mais elevada, ( meio das costas pra baixo), estou preocupada que possa ser algum problema de postura, ele ainda não se senta sozinho, e quando o coloco sentado, fica bem visível essa diferença na coluna dele, é um caso de leva-lo p ser observado pelo medico?
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não sei se percebi bem a alteração, mas penso que será um aumento da curvatura, pela sua descrição. Em todo o caso, se nota que a postura dele não está bem se calhar era melhor falar com o seu médico para ele o observar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa tarde !! Meu BB acabou de fazer 3 meses no dia 07/08/2015,já posso colocar sentado pra tomar banho ,e em pé tbm ?? Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde !! Meu BB acabou de fazer 3 meses no dia 07/08/2015,já posso colocar sentado pra tomar banho ,e em pé tbm ?? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode colocar desde que ele esteja confortável e seguro.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Meu bebe tem 5 meses e so quer ficar em pé será que já posso colocar ele no andador?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Ainda é bastante cedo para colocar no nadador.
      Se a pergunta for em relação ao voador ou aranha, também não é aconselhado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Bom dia meu bebê tem 2 meses e comprei um canguru mas todos me dizem q não é bom usar pq as pernas dele podem ficar tortas isso na real e verdade ou mito???
    Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderEliminar
  15. Bom dia meu bebê tem 2 meses e comprei um canguru mas todos me dizem q não é bom usar pq as pernas dele podem ficar tortas isso na real e verdade ou mito???
    Desde já agradeço pela atenção!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É mito, pode usar sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Parabens pelo blog!!! Tirei minhas duvidas sobre carregar meu bebe

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Dr !
    Meu filho tem 5 meses e meio e ainda gorfa muito e as vezes uma vez em seguida outra,e desde recém nascido que é assim,mais eu notei que ele não gorfa qdo se alimenta e não mexemos nele e deixamos ele paradinho na cama deitado,mais se pegar no colo ele gorfa !
    E ele também já come papinha e banana amassada,e com isso gorfa menos do que qdo mama leite só.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso está a evoluir bem não se preocupe, que vai deixar de golfar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Eu de novo Dr..rs então é uma pergunta boba,mais quero fazer mesmo assim...
    é que meu filho tem um formato estranho na cabeça,é como se tivessem amassado ele na diagonal sei lá...e ele não é bochechudo como os outros bebes na grande maioria..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descriçãoo deve ser uma plagiocefalia. A maior parte das vezes é so uma questão postural, mas é importante ver dois aspectos fundamentais: se a cabeça está a crescer bem e se o pescoço mexe de igual forma para os dois lados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Ola dr meu bebe tem 5 meses e meio e ainda nao tem forca nas pernas ainda nao firma as pernas e normal ou e sinal de preocupacao?outra situacao eke normalmente tem as maos fechadas tb e normal ou ha algo errado? Fico aguardar resposta obrigada

    ResponderEliminar
  20. Ola dr meu bebe tem 5 meses e meio e ainda nao tem forca nas pernas ainda nao firma as pernas e normal ou e sinal de preocupacao?outra situacao eke normalmente tem as maos fechadas tb e normal ou ha algo errado? Fico aguardar resposta obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa uma das situações difíceis de ajudar a distância, sem v. De qualquer forma, se ele está sempre de mãos fechadas deve ser visto, mas se as vai abrindo não me parece motivo de grande preocupação. Quanto à força nas pernas, pode não ter significado, mas é mesmoreciso observar para poder ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  22. Amei seu blog parabéns. Me tirou muitas dúvidas. Tenho uma bebê de 3 meses e desde os dois ela faz força pra sentar e ficar em pé. Eu coloco ela em pé sempre que ela quer. Isso é prejudicial pra perninha e coluna dela? Muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
  23. Amei seu blog parabéns. Me tirou muitas dúvidas. Tenho uma bebê de 3 meses e desde os dois ela faz força pra sentar e ficar em pé. Eu coloco ela em pé sempre que ela quer. Isso é prejudicial pra perninha e coluna dela? Muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
  24. Amei seu blog parabéns. Me tirou muitas dúvidas. Tenho uma bebê de 3 meses e desde os dois ela faz força pra sentar e ficar em pé. Eu coloco ela em pé sempre que ela quer. Isso é prejudicial pra perninha e coluna dela? Muito obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não faz mal nenhum pode continuar a fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Olá doutor. Me ajude, me oriente por favor. Minha bebê tem 5 meses e tem um pequeno encurtamento em uma das perninhas. Isso é muito preocupante? É reversível? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende sempre da causa, mas se for uma diferença ligeira em princípio não deve sre preocupante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá boa noite minha BB tem dois meses e meio ela pode ficar em pé...

    ResponderEliminar
  27. Bom dia, desculpe incomodar mas tenho uma pergunta que não tem a ver com o tópico. Ontem pus pela primeira vez o meu bebé de 1mes e 22 dias a dormir na cama de grades em vez da alcofa. Ele adormeceu bem e ficou e pus lhe só uma mantinha a cobrir as pernas presa por baixo do menino . O meu problema é que quando acordei para dar de mamar ele estava todo virado na horizontal e então eu com medo tirei o e voltei a meter na alcofa. Agora não sei o que fazer se voltar a meter na alcofa ou na cama porque tenho medo que ele fique preso ou outra coisa... obrigada

    ResponderEliminar
  28. Bom dia, desculpe incomodar mas tenho uma pergunta que não tem a ver com o tópico. Ontem pus pela primeira vez o meu bebé de 1mes e 22 dias a dormir na cama de grades em vez da alcofa. Ele adormeceu bem e ficou e pus lhe só uma mantinha a cobrir as pernas presa por baixo do menino . O meu problema é que quando acordei para dar de mamar ele estava todo virado na horizontal e então eu com medo tirei o e voltei a meter na alcofa. Agora não sei o que fazer se voltar a meter na alcofa ou na cama porque tenho medo que ele fique preso ou outra coisa... obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Penso que é como preferir. De qualquer forma, uma boa opção é usar um saco cama de bebe, porque assim ele fica mais protegido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Oi Dr. me bb tem 6 meses e há mais ou menos um mês e meio ele começou a movimentar as nãos e pés quando dorme, em movimentos involuntários, movimenta tbm as pernas e braços mas com uma menor frequência... tenho medo de ser algum problema neurológico...

    ResponderEliminar
  30. Oi Dr. me bb tem 6 meses e há mais ou menos um mês e meio ele começou a movimentar as nãos e pés quando dorme, em movimentos involuntários, movimenta tbm as pernas e braços mas com uma menor frequência... tenho medo de ser algum problema neurológico...

    ResponderEliminar
  31. oi Dr. meu bb tem 6 meses e há mais ou menos meio ele passou a tremer os membros ao dormir... parece o nervo se contraindo... hora mexe só a mão ou pé mas, as vezes, mexe toda perna e braço... e algumas vezes acorda chorando a noite mas ainda dormindo..,. acordado ele é um menino muito esperto, observador, interativo... não deu de perceber se ele apresenta esses movimentos tbm acordado
    o que pode ser?
    tenho medo de ser algum problema neurológico

    ResponderEliminar
  32. oi Dr. meu bb tem 6 meses e há mais ou menos meio ele passou a tremer os membros ao dormir... parece o nervo se contraindo... hora mexe só a mão ou pé mas, as vezes, mexe toda perna e braço... e algumas vezes acorda chorando a noite mas ainda dormindo..,. acordado ele é um menino muito esperto, observador, interativo... não deu de perceber se ele apresenta esses movimentos tbm acordado
    o que pode ser?
    tenho medo de ser algum problema neurológico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muitas vezes esses movimentos são perfeitamente normais, principalmente se acontecerem apenas nas primeiras horas de sono, mas se vir que é algo muito frequente e acontece fora desse período aconselhava-a a filmar e mostrar ao seu médico, para poder ajudar melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Olá boa tarde doutor. Meu bebê tem 6 meses e quero saber se é normal ele ficar com os polegares dobrado, pois não sei se é normal ou ele tem algum problema neurológico,me responda por favor.como sou mãe de primeira viagem não sei se é normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com seis meses já deve estar a maior parte do tempo com as mãos abertas e não com os polegares fechados. Se realmente for isso que acontece acho que deveria ser observado, para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Muito bom o blog....parabens dr Hugo.

    ResponderEliminar
  35. Minha filha tem dois meses, já posso colocar no canguru bebê?

    ResponderEliminar
  36. Olá doutor . Minha filha tem dois meses e está cheia de brotoejas no rosto. Isso se dá em razão do calor? E banho de água fria ajuda a melhorar ? Obrigada desde já e adorei seu blog . Abçs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se é só na cara em princípio é da idade e não precisa de fazer nada para passar, porque tem tendência a desaparecer por volta dos 3-4 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Bom dia doutor, meu bebê tem 7 meses e 2 semanas ele ja senta sozinho, já se arrasta como se tentasse gatinhar, mais tenho uma duvida, ele não firmas as pernas direito só gosta de ficar de pé na hora do banho ja levei na medica e ela disse q ele é preguiçoso, isso pode ser verdade, tento incentivar ele a ficar de pé no chão na cama no sofa, mais ele só quer ficar de pé na banheira, será q ele tem algum problema ou a medica ta certa é preguiça mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é fácil dar uma opinião certa sem o ver, mas se a médica achou que está tudo bem em termos de força das pernas pode mesmo ser uma questão de preguiça, até porque ele é muito novinho.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. boa noite Dr. minha filha vai fazer 4 meses segunda e não fica com as pernas durinha , coloco ela em pé e molece as peninhas ... antes das vacinas de 2 meses ela ficava em pesinha , tem haver com as vacinas ? devo mim preocupar ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não é fácil ajudar sem ver, mas em princípio não tem nada a ver com as vacinas.
      De qualquer forma, se acha que houve uma regressão e que antes ela se aguentava mais, o melhor é melhor falar com o seu médico para ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. boa noite Dr. minha filha vai fazer 4 meses segunda e não fica com as pernas durinha , coloco ela em pé e molece as peninhas ... antes das vacinas de 2 meses ela ficava em pesinha , tem haver com as vacinas ? devo mim preocupar ??

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde Dr.!!
    Tenho gêmeos meninos que estão c 9 meses! Um deles rola p um lado, p o outro, até conseguir chegar ou pegar alguma coisa!!! Mas, nenhum dos dois sentam, se mantêm c a parte superior levantada qdo estão de bruços por muito tempo, e nem firmam as pernas em pé por muito tempo!!!
    Estou começando a ficar preocupada, apesar de dizerem q tem até mais ou menos aos 10 meses p começarem a fazer tudo isso!!!!
    Já não era p estarem mais durinhos? Preciso ficar preocupada? Nasceram de 37 semanas e sempre foram bem firmezinhos, achávamos q andariam logo...mas, nem sentam ainda!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com 9 meses já se devem aguentar sentados sem apoio, pelo que se não o fazem acho que devem ser observados. Não significa obrigatoriamente que têm algum problema, mas devem ser vistos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Bom dia, O meu bebé tem 7 meses e meio e tenho um brinquedo, semelhante à aranha, mas sem rodas, que lhe permite estar de pé e explorar os brinquedos que tem à volta una vez que o assento, onde ele fica rm pé, roda 360°. Será benéfico utilzar o brinquedo desde já ou é melhor aguardar até aos 9 meses. Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode usar já se ele ficar confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. OI Doutor, minha filha tem 1 mês, e uma conhecida minha disse q não posso colocar minha bebê sentada no meu colo, porque ela futuramente ficará babando muito e ficará com o beiço caído (dobrado pra fora). Isso é mito ou verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É mito, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Dr. dia 15 /12/2015, minha bebê fez uma cirurgia na barriga. Ela tinha ESTENOSE HIPERTRÓFICA DO PILORO.
      Tenho 2 perguntas:
      Gostaria de saber se posso deixar ela sentada e em pé?
      Pois estão me dizendo que isso causa hérnia. É vdd?

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Não causa nenhuma hérnia, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Dr. Hugo, minha bebê tem 3 meses. Esses dias minha mãe colocou ela em pé apoiada no sofá (sózinha), sem segura-la. Fiquei com muito medo, mas para nossa surpresa ela ficou mais de 30s em pé, sozinha.Não desequilibrou nem nada. Queria saber se não pode prejudicar os ossos dela? Ou forçar a coluna dela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela fica confortável não tem problema nenhum, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Bom Dia Dr Minha filha estava sentada na barriga e teve nascimento pélvico as pernas ficava pra cima hoje ela está com 3 meses tem algum problema futuro?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  45. Bom Dia Dr Minha filha estava sentada na barriga e teve nascimento pélvico as pernas ficava pra cima hoje ela está com 3 meses tem algum problema futuro?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  46. Bom Dia Dr Minha filha estava sentada na barriga e teve nascimento pélvico as pernas ficava pra cima hoje ela está com 3 meses tem algum problema futuro?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio não tem problema, mas deve fazer uma ecografia ou radiografia às ancas só por rastreio, para confirmar se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  48. Dr, bom dia,
    Minha netinha Manu completou 9 meses,e ainda não se firma nas perninhas,nem gatinha,só se arrasta, essa semana,e hoje foi a consulta de rotina no pediatra,e avisei minha filha para comentar sobre essa demora dela ficar firme nas perninhas,e o pediatra dela pediu um ultrassom dos quadris,um detalhe,minha filha mãe da Manu tb levou bem mais tempo pra ficar durinha,devemos nos preocupar?estamos muito aflitas,agradeço de puder me responder,abraços.
    Rosi Castilho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma das situações em que é muito difícil ajudar sem observar, à distância.
      De qualquer forma, com essa idade é suposto ela já se aguentar sentada, o que é um marco importante de avaliar. Se ela tiver força nas pernas não me parece que seja preocupante, mas só mesmo observando para perceber se está tudo bem...
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Minha bebê tem 2 meses e já q ficar de pe. Dizem a ela eh mt novinha p n deixar fazer força pq pd machucar s coluna. Isso eh vdd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, pode colocá-la de pé.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Ola meu bebê tem 3 meses e adoro que eu bote ele pra andar..fica todo feliz ele é bem curioso será que isso pode deixa lo com a perna arcada ? e sentar sera que ja posso botar ele pra sentar ?

    ResponderEliminar
  51. Ola meu bebê tem 3 meses e adoro que eu bote ele pra andar..fica todo feliz ele é bem curioso será que isso pode deixa lo com a perna arcada ? e sentar sera que ja posso botar ele pra sentar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode colocá-lo sentado ou de pé, sem problema, porque não lhe faz mal nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Olá. Adorei o blog. Mais tenho uma dúvida que está me matando. Fui a casa de uma amiga esse fim de semana e ela tem um bebe de apenas 1 mês, ela coloca o bebê sobre as próprias pernas, completamente em pé apoiado nas próprias pernas. Meu coração apertou ao ver isso, pois sempre tive essa preocupação. Isso é prejudicial ou não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem mal nenhum, desde que o bebé esteja confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Minha bebê tem 1 ano e não firma as pernas. Tentamos colocar em pé e ela se amolece e cai. Só se arrasta de bumbum e não engatinha nem fica de bruços. Pode ter algum problema?

    ResponderEliminar
  54. Minha bebê tem 1 ano e não firma as pernas. Tentamos colocar em pé e ela se amolece e cai. Só se arrasta de bumbum e não engatinha nem fica de bruços. Pode ter algum problema?

    ResponderEliminar
  55. Minha bebê tem 1 ano e não firma as pernas. Tentamos colocar em pé e ela se amolece e cai. Só se arrasta de bumbum e não engatinha nem fica de bruços. Pode ter algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com essa idade é suposto que já faça força nas pernas, mas r vezes os meninos não gostam de estar de pé.
      De qualquer forma, acho que deve marcar uma consulta com o seu médico e ser observada para tentar perceber se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Olá dr.minha filha tem 2 meses e qd está no colo olha sempre para o lado direito as pessoas dizem q ela vai ficar com o pescoço torto e verdade? Mas se falamos c ela ela vira p o outro lado TB...obrigado

    ResponderEliminar
  57. Olá dr.minha filha tem 2 meses e qd está no colo olha sempre para o lado direito as pessoas dizem q ela vai ficar com o pescoço torto e verdade? Mas se falamos c ela ela vira p o outro lado TB...obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela tem uma posição preferencial deve tentar ir estimulando do outro lado, para ir corrigindo a situação naturalmente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Dr.Hugo meu filho tem 45 dias e quando eu coloco em meu colo ele já firma as pernas querendo ficar em pé e quando esta sentado ele segura o meu dedo e ao segurar o punho dele automaticamente ele vem com a coluna para minha direção firmando a cabeça. Pode prejudicar coluna, pernas ou pescoço fazendo isto?

    Obrigada,

    Josiane

    ResponderEliminar
  59. Dr.Hugo meu filho tem 45 dias e quando eu coloco em meu colo ele já firma as pernas querendo ficar em pé e quando esta sentado ele segura o meu dedo e ao segurar o punho dele automaticamente ele vem com a coluna para minha direção firmando a cabeça. Pode prejudicar coluna, pernas ou pescoço fazendo isto?

    Obrigada,

    Josiane

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Meu bebe tem 1 ano e ainda não caminha, nasceu prematuro de 7 meses. Mas me preocupa o fato de ao firmar ela de pé, chora parece doer as pernas, o que pode ser? Estou muito preocupada

    ResponderEliminar
  61. Meu bebe tem 1 ano e ainda não caminha, nasceu prematuro de 7 meses. Mas me preocupa o fato de ao firmar ela de pé, chora parece doer as pernas, o que pode ser? Estou muito preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O normal é andar até aos 18 meses, pelo que com 1 ano é perfeitamente aceitável que não o faça.
      De qualquer forma, se lhe parece que tem dores acho que deve ser observado para tentar perceber o que se passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Boa Noite Dr. Meu filhote tem oito meses e três semanas fica de pé desde de os quatro tem muita força nas pernas tanto q pula muitooooooooo mesmo não pode sentir um apoio q começa a pular isso desde de os seis meses. Estou preocupada pois ele até briga pra ficar pulando isso é normal? pois estou em tiras de tanto q ele pula e não para fácil as vezes é difícil agradar ele com outras coisas pois ñ esquece de pular. Isso pode afetar alguma coisa pois o coração dele fica a a mil.

    ResponderEliminar
  63. Boa Noite Dr. Meu filhote tem oito meses e três semanas fica de pé desde de os quatro tem muita força nas pernas tanto q pula muitooooooooo mesmo não pode sentir um apoio q começa a pular isso desde de os seis meses. Estou preocupada pois ele até briga pra ficar pulando isso é normal? pois estou em tiras de tanto q ele pula e não para fácil as vezes é difícil agradar ele com outras coisas pois ñ esquece de pular. Isso pode afetar alguma coisa pois o coração dele fica a a mil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  64. Boa tarde! Meu filho tem 1 mes e meio e a posição q mais gosta de dormir é de bruços. Ele mesmo vira o rosto p os lados qndo se cansa.
    Me disseram q deixa lo dormir assim prejudica a curvatura do pezinho. O q futuramente usará botinhas. Isso procede?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O problema não são os pés, mas sim o aumento do risco de morte súbita que essa posição acarreta.
      Não me parece que seja muito seguro colocá-lo a dormir assim...
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Boa tarde! Meu bebê vai fazer 2 meses, mas ele está sempre querendo ficar de pé no colo, e sempre pessoas para não deixarem pois sempre ouvi que faz mal, gostaria de saber o que fazer?

    ResponderEliminar
  66. Boa tarde! Meu bebê vai fazer 2 meses, mas ele está sempre querendo ficar de pé no colo, e sempre pessoas para não deixarem pois sempre ouvi que faz mal, gostaria de saber o que fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode colocá-lo a pé, não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. Boa Tarde. Gostaria de saber se o andador ou andajá como e conhecido e realmente prejudicial ao bebe. O meu bebe esta com 4 meses ja fica de pe agarradinho nos moveis da casa, coloca-lo no andador vai ajuda-lo ou e melhor deixa-lo andar sozinho apenas se apoiando nos moveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O andador de empurrar não tem problema, mas o outro tipo, em que as crianças ficam sentadas lá dentro é evitável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. DOUTOR MEU BEBE TEM 1 MêS E TRêS DIAS E AMA FICAR EM PÉ NO OMBRO E SEMPRE APOIO AS MÃOS SOBRE A CABEÇA E A COLUNA MAIS AS PESSOAS COLOCAM PâNICO NA GENTE DIZENDO QUE ATROFIA A COLUNA. ISSO É VERDADE OU MITO?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não tem mal, pode colocá-lo assim.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. OI MINHA BEBE TEM 7 MESES E NAO AFIRMA AS PERNINHHAS POR MTO TEMPO,TEM ALGUM PROBLEMA NISSO

    ResponderEliminar
  70. ELA FICA SENTADINHA MAS NAO GOSTA DE AFIRMAR SUAS PERNAS,ESTOU PREOCUPADO POIS NAO SEI SE ELA IRA CAMINHAR NOEMAL ME TIRE ESSA DUVIDA,,,OBRIGADO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não é fácil dar uma resposta concreta sem observar a criança, mas pela sua descrição não me parece que haja nada de errado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Oi meu filho tem um mês e ele firmas as pernas claro que por no máximo um minuto, e com a gente segurando ele até faz jeito de dar uns passinhos eu gostaria de saber se isso é prejudicial??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele está confortável acho que não tem problema nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Bom dia! Doutor estou muito preocupada a minha beb tem agora 5 meses e tem a cabecinha um pouco de lado eu tento corrigir mas viro costas ela volta ao mesmo... Será que é algo que eu tenha feito mal? Como devo resolver estou mesmo preocupada! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O mais importante é ver se ele tem mobilidade igual para os dois lados. Se for esse o caso tente ir contrariando, porque é provável que se resolva com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. Meu filho tem 7 meses, e minha mãe reparou q uma das mãozinhas fica um pouco mais fechada q a outra. Ele abre mais n com tanta frequência. Isso procede ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se abre as duas é bom,mas se abre mais uma do que outra, acho que era importante marcar uma consulta com o seu médico, para ele observar e ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Boa tarde! Descobri por um acaso o seu blogue é Parabéns pela iniciativa. Muito sucesso na sua vida profissional.
    Coloco uma questão, tenho uma bebé de 7 semanas e nunca achei que aperta-se os nossos dedos com as mãos com muita força e sim com média,é motivo de preocupação?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não há problema, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  75. doutor HUGO , TENHO UM ALUNO QUE FICA COM O PESCOÇO JOGADO SO PARA UM LADO E UMA DAS PERNAS FICA MEIA DOBRADA , QUANDO TENTO ESTIMULAR ELE PARA SENTAR ELE NAO ACEITA ELE AINDA NAOTEM 1 ANO VAI FAZER MAS , PERCEBO QUE A ALGO DIFERENTE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se só mexe o pescoço para um lado tem que ser visto, porque não é habitual com essa idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Doutor minha filha tem 4 meses. Posso colocar la para brincar no pula pula jumpero? Quero saber se entorta as pernas. Obrigada

    ResponderEliminar
  77. Doutor minha filha tem 4 meses. Posso colocar la para brincar no pula pula jumpero? Quero saber se entorta as pernas. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode colocar, não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Dr, tenho uma bebê de 3 meses, e percebi que ela não aperta o nosso dedo com firmeza , aperta com média força e logo abre a mãozinha, teria algum problema ... devo me preocupar ???? Obrigada

    ResponderEliminar
  79. Dr, tenho uma bebê de 3 meses, e percebi que ela não aperta o nosso dedo com firmeza , aperta com média força e logo abre a mãozinha, teria algum problema ... devo me preocupar ???? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não tem problema, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Dr. Meu filho tem 5 meses e a parte branca do olho é azulada,será q é normal?

    ResponderEliminar
  81. Dr. Meu filho tem 5 meses e a parte branca do olho é azulada,será q é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Por vezes a parte branca tem um aspecto ligeiramente acinzentado, mas não é suposto ser azul. Se é mesmo essa a cor acho que deveria falar com o seu médico, para ele o observar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Meu filho tem 3 meses as vezes meu marido levanta ele e brinca com ele .. sendo assim qdo está de pé meu marido estimula ele a andar ... isso pode prejudicar a coluna do bebê. .. eu falo pra ele que não pode pq mesmo o bebê estando dando risada ao dar passinhos não eh saudável estimular ele a andar com tão poucos meses de vida afinal ele está em período de mudança e crescimentos dos ossos espinhas costelas etc...

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Boa noite.
    Doutor estou muito preocupada pois tenho uma bebê de seis meses e duas semanas,ela já senta sem apoio e se equilibra bem, porém quando tentamos colocar lá de pé,ela simplesmente despenca e não fica de jeito nenhum. Todos falam q não é normal e que ela pode ter algum problema. Será que devo me preocupar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela já se aguentada sentada sem apoio não me parece que haja motivo de preocupação, porque com seis meses é isso que é suposto fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Boa tarde,

    Tenho uma bebe de 3 meses e hoje na consulta as enfermeiras chamaram a atenção para o facto dela ja fazer apoio total dos pés e não flectir as pernas quando colocada na posição de pé. Dizem que aos 3 meses ela deveria flectir os joelhos, coisa que não acontece.
    Pode ser um caso de hipertonia muscular?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente essa é uma das situações em que não consigo ajudar muito à distância, pois para lhe conseguir dar uma resposta adequada precisaria de ver a bebé. O que disse o médico na consulta?
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. O médico não deu importancia. Porque como a bebe faz fisioterapia á cerca de 1 mês e meio para tratar um torcicolo congénito, o médico diz que ela está a ficar cada vez mais tonificada.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Muito bem, parece-me sensato ir vigiando então.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. DOTOR MINHA FILHA ESTA COM 4 MES E NAO FIRMA AS PERNAS ESTOU MUITO PROCUPADA COM ISSO .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se de resto estiver tudo bem com o desenvolvimento dela não se preocupe, em princípio não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  86. Boa tarde Doutor.sou Otília Titos. Meu bebé tem 3 meses e 4 semanas, mas não aceita ficar de pé. Quando tento o fazer parar ele ajoelha. Será isso normal?? Ajude- me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como é pequeno pode ser normal, mas para ter certeza era importante fazer uma observação. De qualquer forma, se de resto estiver tudo bem com o bebé acho que pode ir vigiando mais algum tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. Crianças de 03 meses podem tomar banho a noite.

    ResponderEliminar
  88. Bom dia, desde quando meu bebe veio da maternidade ele gosta de fica de pe coloca o braco no bumbum e a mao na cabeca e agr as vezes na costa pq ele deixa com a cabeca no meu peito e sempre teve o pescoço bem firme, se coloca ele deitado ele abre o bocão, mais ta todo mundo dizendo q ele e mt novinho e q a coluna dele vai entortar,agr ele ta com 50dias queria saber se é verdade q vai entortar ou dar alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A coluna não vai entortar, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Boa tarde, meu bebe tem 10 meses e sempre senta bem curvado pra frente. Ele nao foi forcado a sentar nem nada, mas penso q ja deveria ter uma postura mais ereta. Ele ainda nao engatinha tb... nao sei se isso vai melhorar qdo ele comecar a engatinhar... ele ta ensaiando engatinhar agora.
    Vc poderia dar sua opiniao sobre isso? Eh normal com 10 meses sentar assim tao curvado? O que fazer pra melhorar a postura dele?
    Mto obrigada
    Dani

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio com 10 meses deve ter uma postura adequada, mas se senta muito curvado acho que deveria ser observado numa consulta médica, para avaliar melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Olá, tenho uma bebê de 5 meses que nasceu pélvica com líquido reduzido, ela já faz acompanhamento com o orto por causa do quadril, mas percebi que ela movimenta mais o braço direito do que o esquerdo, devo me preocupar ? O que o senhor orienta a fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se utiliza menos um braço do que o outro deve mesmo marcar uma consulta de pediatria, para ser observada e perceber se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  91. Dr. Boa noite
    Meu filho vai fazer 4 meses dia 19, gostaria de saber se pondo ele de pé ele corre o risco de futuramente ficar cambota?

    ResponderEliminar
  92. Dr. Boa noite
    Meu filho vai fazer 4 meses dia 19, gostaria de saber se pondo ele de pé ele corre o risco de futuramente ficar cambota?

    ResponderEliminar
  93. Dr. Boa noite
    Meu filho vai fazer 4 meses dia 19, gostaria de saber se pondo ele de pé ele corre o risco de futuramente ficar cambota?

    ResponderEliminar
  94. Show esse blog. Tirei muitas dúvidas sem precisar fazer nenhuma pergunta.

    ResponderEliminar
  95. Show esse blog. Tirei muitas dúvidas sem precisar fazer nenhuma pergunta.

    ResponderEliminar
  96. Meu bebê tem 4 meses e tem o canal lacrimal entupido que colírio VC me indicaria
    O oftalmologista passou lacebel mais n to vendo efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se tem obstrução do canal lacrimal o mais importante e mesmo fazer a massagem a partir do canto do olho, para ver se o canal abre.
      Cumprimentos

      Eliminar
  97. Minha bebê é meia precoce pra tudo e tem 6 meses ela ama o andador não deixo muito tempo ponho no chão,mas quando sai correndo no andador os pé ficam meio tortos pra dentro isso é normal? Ela sempre teve as pernas meia arcada o ortopedista disse q foi da gestação e que depois corrigia mas ai me veio esses pes tortos como se fosse o dedo polegar encontrar o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser normal, porque ainda é pequena.
      Cumprimentos

      Eliminar
  98. Boa tarde Dr. queria saber se deixar o Bb em pé no colo da mau halito? Ele tem 3 meses.

    ResponderEliminar
  99. Olá bom dia!
    Tenho um bebe de 6 meses e ao colocalo em pé ele não fica firme fica pulando isso e normal parece que ele não consegue ficar parado.

    ResponderEliminar
  100. Meu filho tem 6 meses está pesando 11 kg. Só mama e agora estou introduzindo algumas frutas. Ele não engatinha e as vezes ponho de pé no berço e ele ficá de pé se segurando. Faz mal Dr. ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não faz mal, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  101. Olá o meu nome é Vitoria ,Falta 1 mes para meu bebe Kaue completar 1 ano de vida, só que algo esta me intrigando muito, quando eu coloco ele sentado , ele se senta normalmente sem apoio, fica durinho por horas uma gracinha, mas eu nunca vi ele se sentando sozinho, ele nao se senta sozinho se ninguém colocar ele, ele nao engatinha , nao se pendura nas coisas, oque esta acontecendo? devo procurar um medico? estou me preocupando atoa, tem algum exercicio que eu posso fazer pra ajudar? , ME AJUDA , TO MUITOO PREOCUPADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela sua descrição não me parece problemático, mas deve ser observado na consulta do ano de idade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  102. Dotou mim ajuda minha filha tá com uma perna tortilha mais só percebe quando ela tá andando ela tem sete mês u qui fasso tô preocupada e só uma quando ela vai da um passo aí nota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como é muito pequena pode ser normal, mas se está sempre torta deveria falar com o seu médico para ver.
      Cumprimentos

      Eliminar
  103. Bom dia Dr. Meu filho tem 2 meses, ja está bastante curioso, querendo ficar em pé, e nao gosta de ficar deitado de barriga pra cima! Notei que ele fica fazendo força o tempo todo, mas não quer nada! Pois sempre anda limpinho e alimentado, o que seria? Ah, e tambén percebo que nao é reclamação de dor.
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Esse comportamento é normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  104. Boa tatde!Minha bebê vai completar 3 meses amanhã. Ela é firme mas a cabeça dela não fica ereta muito tempo, tombando para frente fazendo com que a coluna arque. Ela não reclama e até gosta porém seu queixo cai no peito e ela fica tipo dobradinha. Faz mal deixar ela nesta posição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se estiver com a cabeça muito dobrada não deve ficar assim muito tempo, porque dificulta a respiração.
      Cumprimentos

      Eliminar
  105. Ola meu filho tem 3 meses e eu deixo ele sentado ou em pé mais segurando ele e dizem que se eu deixar ele sentado entorta a coluna e se eu deixar ele em pé entorta a perna e terá que usar botinha depois isso e verdade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não é verdade, é um mito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  106. Boa tarde meu filho tem 10 meses e eu tenho notado que tanto sentado quanto em pé as costa dele fica curvada e fica bem mais alta na altura do tórax é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Se ele já se aguenta sentado e de pé pode ser normal, mas é algo que deve ser vigiado em consulta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  107. Oi dr boa tarde, meu bebê tem 3 meses de idade e comprei um jamp pra ele,ele gosta muito,será que faz mal pra perninha dele e coluna nessa fase?

    ResponderEliminar
  108. Aliás ele vai fazer 4 meses agora dia 22

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não faz mal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  109. Boa tarde!
    Vou fugir um pouco do assunto minha filha tem 2 meses e 20 dias e desde que ela nasceu sai secreção do olho esquerdo dela os médicos falam que é normal por favor me ajude estou muito preocupada sou mãe de primeira viagem e não sei o que fazer

    ResponderEliminar
  110. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  111. Boa tarde!
    Vou fugir um pouco do assunto minha filha tem 2 meses e 20 dias e desde que ela nasceu sai secreção do olho esquerdo dela os médicos falam que é normal por favor me ajude estou muito preocupada sou mãe de primeira viagem e não sei o que fazer

    ResponderEliminar
  112. Boa noite doutor o meu bebe tem 8 meses e já se aguenta bem em pé apoiado a mim ou as coisas mas disseram para não deixar muito tempo que faz mal as pernas é verdade doutor? Outra pergunta já posso começar a pô-lo no andador? Desde já obrigada

    ResponderEliminar