Translate

Etiquetas

sábado, 31 de maio de 2014

O que é a candidíase perineal?

A candidíase perineal é uma infecção da pele causada por um fungo, a Candida albicans. Surge geralmente em bebés pequenos, na zona da fralda, pois os fungos gostam particularmente de ambientes quentes e húmidos.
Caracteriza-se por um aspecto avermelhado/inflamado da pele, que se acompanha pelo surgimento de borbulhas (muitas vezes com uma extremidade branca), que se vão como que "afastando" da pele afectada.
O contágio faz-se apenas pelo contacto com a área atingida, pelo que uma boa higiene das mãos será a principal medida a adoptar nestes casos.
O tratamento passa pela aplicação local de uma pomada antifúngica, que deve ser sempre sujeita a aconselhamento médico. Este deve durar cerca de 2-3 semanas, para garantir a erradicação do fungo e diminuir a probabilidade de recaída.

21 comentários:

  1. Obrigada pelo esclarecimento! No meu bebé de 1 ano, as borbulhas e vermelhidão já se prolongam há 2 semanas. A pediatra receitou Canesten 3x/dia mas sempre que ponho essa pomada parece que fica mais vermelho ainda. Por isso deixei de colocar, e coloco só pasta de água. O que posso colocar mais ou não ponho mais nada além de limpar com água e colocar pasta de água?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não melhora com o canesten pode colocar outro antifúngico (sertopic, nutraisdin AF, daktarin, ...).
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Minha nenem tem oito meses e estah com essa coisa q apareceu aos uns dias atrás o q faço? Esta se espalhando ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Tem que lhe colocar uma pomada com antifúngico durante 2 semanas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. A pele da vagina bem acima do anus está muito fina da minha filha de 8 meses o que pode ser?

    ResponderEliminar
  4. A pele da vagina bem acima do anus está muito fina da minha filha de 8 meses o que pode ser?

    ResponderEliminar
  5. A pele da vagina bem acima do anus está muito fina da minha filha de 8 meses o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente são os pequenos lábios que estão colados. Se for isso deve tentar descolar no banho aos bocadinhos, mas não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Nistatin serve pra testar a candidiase nos bebês?

    ResponderEliminar
  7. Boa noite a minha bebe de oito meses já teve a candidiase a dois meses e agora voltou novamente. Posso voltar a colocar canasten?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, coloque durante 2 semanas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Meu Bebê está com um.mes deu sapinho na boca depois perto do saco e agora está no anus... o q faço?

    ResponderEliminar
  9. Passei nistatina pra boca e conacort pra área do saquinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Parece-me bem o tratamento, deve continuar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Estou usando daktarin na boca dele, mesmo assim desenvolveu tbm no ânus e saco. A pomada daktarin gel tbm pode ser usada nessa região??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é usar um creme antifúngico para a pele, porque o daktarin é um gel oral.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Meu filho de 4 meses esta com fungo no períneo.
    Estou usando dermodex e maizena.
    Esse uso esta correto?
    S maizena ajuda no tratamento ou pode agravar a situação?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio basta usar o dermodex.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa tarde minha filha estava com catarro no nariz ai a medica passou o medicamento e mandou voltar se desse febre ai deu a febre ai voltei ai ela disse que era amigdalite mais fui trabalhar quando cheguei em casa elabtava com umas bolinhas na boca e algumas parecia bolhas ai hoje quando acordei ela ta nas mãos e tem nos pes um pouco nas pernas estava lendo parece com estomatite e nao com amígdalite ou sera oitra coisa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desculpe só responder agora, mas tive um problema informático no blogue e não conseguia colocar as respostas.
      Espero que a sua filha já esteja bem.
      Cumprimentos

      Eliminar