Translate

Etiquetas

sábado, 31 de maio de 2014

O que é a doença de pé-mão-boca?

Desde o ano passado que temos sido "inundados" no meu hospital por casos desta doença, pelo que me parece muito oportuno abordar este tema.
A doença de pé-mão-boca é um tipo específico de "virose", causada por um vírus chamado Coxsackie. Caracteristicamente (e como o próprio nome indica), provoca o aparecimento de "manchinhas" na pele, muitas delas com pequenas bolhas de água, que se localizam preferencialmente nos pés, mãos (incluindo a região das palmas e plantas) e boca. As lesões são bastante parecidas com as da varicela, mas distinguem-se destas pela sua distribuição corporal. Podem causar comichão e, por vezes, estão também associadas a febre. É frequente ainda as crianças apresentarem alguma recusa alimentar, por dor ao mastigar e engolir os alimentos.
A doença evolui ao longo de 2-3 dias, podendo as "manchinhas" estender-se a outras partes do corpo (nádegas e membros). Ao fim desse tempo, as pequenas bolhas evoluem para crostas e depois acabam por desaparecer (o processo pode levar cerca de 1 semana até estar concluído).
Trata-se de uma situação que não causa imunidade, ou seja, pode aparecer mais do que uma vez em cada criança.

123 comentários:

  1. O meu filho fez parte dessa "inundação". ;)
    Mais uma virose pra lista.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Pode aparecer também na zona vaginal? Suspeito que a minha filha tem, mas teve apenas uma perto da boca, algumas nas mãos, nas pernas, mas onde está pior é em volta dos grandes lábios e virilhas. O que recomenda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, é muito frequente aparecerem lesões na região vaginal.
      Como é uma infecção virica, infelizmente não há grande tratamento, é mesmo esperar que passe...
      Cumpirmentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Bom dia. A minha filha teve este virus, diagnosticado pelo pediatra, há 2 anos. O pior do virus não foi a semana que levaram as manchas a desaparecer mas sim, passado 2 ou 3 semanas, as unhas das mãos cairem literalmente. O pediatra disse que é raro mas que é uma consequencia do virus!! Felizmente voltaram a crescer e não ficou qualquer sinal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      É verdade, não é muito frequente, mas pode acontecer.
      Obrigado pelo comentário!
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. qual remedio seria o mais indicado e se poderia passar alguma pomada ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Esta é uma infecção virica, pelo que infelizmente não tem nenhum tipo de tratamento, só mesmo o tempo...
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde, o vírus com o aparecimento de borbulhas manifestou-se no meu filho á 2 dias. Daqui a 5 dias iremos de férias, é de todo aconselhado ir à praia?

    Aguardo comentários.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele estiver bem acho qu epode ir.
      O único problema pode ser se ainda tiver crostas, que podem dificultar o contacto com a areia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde Dr. O meu filho ficou com febre no fim de semana e como não cedia à medicação e estava muito queixoso dos ouvidos, levei-o às urgências, onde lhe diagnosticaram otite. Medicaram com clavamox. No outro dia de manhã apresentava pequenas borbulhas nos lábios, babava-se muito e recusava comer. Mais tarde apareceu no corpo borbulhas vermelhas. Tem mais nos joelhos, barriga, mãos, zona da fralda e algumas em redor da boca. O pediatra falou que devia ser o virus , pés mãos e boca. Mas ao ler as descrições que faz das ulceras, não parecem coincidir. Tem algumas borbulhas com pintas brancas, tipo pus. Será o mesmo esse virus?? Já me falaram na estomatite afectosa. Estou na duvida... o que acha?? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As borbulhas da doença de mão-pé-boca têm uma espécie de bolha na ponta, pelo que pode encaixar na sua descrição. A febre aftosa geralmente não atinge o resto do corpo.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  7. Ola Dr Boa tarde. Na passada 5ªf à noite a minha filha foi diagnosticada com esta doença, embora a médica estivesse na duvida com a varicela. Pois teve a febre na 4ªf à noite (37,5), na 5ªf apareceram as borbulhas com bolhinha na ponta. Apareceram mais na zona do queixo e por cima dos lábios só 2 ou 3 nas mãos, pés ainda não teve nada. 2 ou 3 na zona do tronco. essas já secaram e xtao mínimas mal se notam. Durante a semana anda com muita falta de apetite e rabujenta. A minha questão é: Esta doença pode não afetar os pés? é que realmente tem mais borbulhas na face e so 2 ou tres nas mãos. Ou será que era mm a varicela. As borbulhas nao lhe causam mta comichão mas sente dor . Obrigada
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, a doença pode não afectar os pés.
      Quanto à dúvida se era varicela ou não, só mesmo observando as lesões é que se consegue responder a essa questão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Sr. Dr. Ao meu filho de 3 anos foi hoje diagnosticada esta doença, dia em que surgiram as pintas nos cantos dos lábios, queixo, mãos e pés. Já não foi à escola, naturalmente. A minha dúvida é diante quanto tempo pode transmitir o vírus, nomeadamente por causa da irmã de 13 meses. É se ela apanhar pode ser amamentada ou pode passar para a mama/ mamilo? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio o maior risco de contágio é enquanto as lesões estão a aparecer (embora o vírus possa continuar a ser eliminado nas fezes durante mais tempo), o que geralmente são cerca de 5-7 dias.
      Se a bebé apanhar pode e deve ser amamentada, não atinge os mamilos.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde meu filho vai fazer 7 meses amanhã.. E hoje ele acordou com umas bolhas na boca no lábio... Elas não tem água.. Estou desesperada ele só tem pediatra em janeiro fim do mês o que faço?

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Infelizmente não consigo ajudar muito sem observar o bebé.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom dia Dr Hugo
    À minha filha de 9 meses foi-lhe diagnosticado na 2ª feira doença das maos pés e boca...só que ela está com borbulhas por todo corpo incluindo na cara (bochechas)e não se tem queixado da boca embora a medica disse que ela tinha pequenas aftas na garganta...também não teve febre nem falta de apetite..será realmente maos pes e boca??As borbulhas apareceram na 6ª feira passada, será que já pode ir à creche ou ainda há risco de contagio?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser na mesma, mesmo que não tenha manchinhas visíveis à volta da boca, mas só mesmo vendo é que seria possível dar-lhe uma resposta definitiva. A partir do momento em que já não apareçam mais manchinhas pode voltar à creche.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Olá tudo bem ? Então meu filho foi diagnosticado ,com essa doença, gostaria de saber quanto tempo demora para sumir essas bolhas de água e manchas vermelhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente demora 5-7 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Ok....Muito obrigado. .Fico feliz em saber que existe pessoas igual a vc que fãs algo pensando no próximo. ..Esse seu blog ,me ajudou bastante e concerteza ajuda outras pessoas tbm...Eu já estava desesperado ,atrás de respostas ,pra saber oq estava acontecendo com meu filho, quando encontrei seu blog ,me aliviou bastante. .Que Deus te abençoe. .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa noite,
    Meu filho teve essa virose, e foi muito forte, deu em quase todo o corpo, fiz todo o tratamento, demorou um pouco mais acabou tudo, ele trocou a pele das palmas das mãos e da sola dos pés, a pediatra disse q era normal, já tem quase dois meses, demorou um pouco até trocar toda a pele mas já trocou tudo, e logo q terminou de trocar a pele ele começou a trocar de unha, nascer uma nova por baixo e a de cima está soltando, isso nas mãos e pés, das mãos já trocou quase todas, as dos pés ainda está trocando. Isso é por causa da virose ainda? É normal?
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, está relacionado com a virose e não precisa de fazer nenhum tratamento, é uma situação que resolve sozinha.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Boa noite,
    A minha filha de 3 anos foi diagnosticada pela segunda vez, tinha tido o mesmo o ano passado.
    Tem muita comichão.
    Posso dar anti-estaminico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, meu filho foi diagnosticado com a virose pé-boca-mão desde sexta-feira 22.4, ele ainda tem ainda tem algumas bolinhas nas mãos e nos pés e a pele áspera. Se formos a praia corre o risco de ficar com o corpo manchado?
    Obrigada pela atenção desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tard,

      Sim, se for à praia de ficar com as áreas das lesões mais escuras.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Olá, estou com meu sobrinho de 1 ano e 3 meses e apresentou o quadro do virus, está com o corpo cheio de bolhas tipo feridinha e dentro da boca tb, como fosse estomatite, e ele tem o irmãozinho com 20 dias, o pedriatra falou que o bebê rescem nascido não pode pegar o virua de jeito nenhum, estamos bem preocupados pois eles tiveram contado até sabermos o diagnóstico certo, qual os procedimentos caso apresente o virua para o bebê de 20 dias??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se apanhar o vírus não há muito a fazer, porque não tem tratamento. É mesmo aguardar que passe...
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Oi meu filho tem uma manchinha na boca umas na parte de cima da mao e nas virilhas os medico diz que e uma virose infecciosa e disse que vai pior pra dai sumir todas essas manchinhas essa virose tem haver com essas qe vc mencionou

    ResponderEliminar
  17. Oi meu filho tem uma manchinha na boca umas na parte de cima da mao e nas virilhas os medico diz que e uma virose infecciosa e disse que vai pior pra dai sumir todas essas manchinhas essa virose tem haver com essas qe vc mencionou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pela sua descrição pode ser esta virose.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa tarde Dr me tire uma dúvida minha filha de 2 anos foi diagnosticada com garganta infeccionada na terça feira começamos o tratamento com amoxicilina quando foi na quarta as bolinhas apareceram ao redor da boca pes mãos e algumas bolinhas tem água na ponta também apareceu bolinhas no bumbum e cotovelos hoje retornei com ela no médico e falei sobre a síndrome mas ele não conhece o vírus o Senhor acha que pode ser a síndrome obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pela sua descrição pode ser.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Bom dia Dr. A minha filha de 20 meses está com este quadro (na creche onde anda quase todos os meninos tem)no caso ela não teve febre nem comichões, não lhe demos nenhum medicamento, agora as borbulhas estão a secar e a sair a casca, devo colocar algum creme ou outra coisa para hidratar e não ficar marcada no sítio das ditas borbulhas?
    Obrigada (peço desculpa se esta questão já foi colocada)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é preciso fazer nada, as lesões desaparecem por si.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde!!! Meu filho começou com um carocinho vermelho, semelhante à picada de pernilongo, e logo virou uma bolhinha marrom, parecendo uma verruguinha (de longe parece um carrapato grudado à pele). Primeiro foi diagnosticado verruga. Mas agora está começando outra próxima. A médica agora disse ser molusco contagioso, no entanto, já tem um mês e não teve infestação, só essas 2 lesões.
    Se tiver um email que possa enviar a foto...

    O que pode ser?


    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde!!! Meu filho começou com um carocinho vermelho, semelhante à picada de pernilongo, e logo virou uma bolhinha marrom, parecendo uma verruguinha (de longe parece um carrapato grudado à pele). Primeiro foi diagnosticado verruga. Mas agora está começando outra próxima. A médica agora disse ser molusco contagioso, no entanto, já tem um mês e não teve infestação, só essas 2 lesões.
    Se tiver um email que possa enviar a foto...

    O que pode ser?


    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde!!! Meu filho começou com um carocinho vermelho, semelhante à picada de pernilongo, e logo virou uma bolhinha marrom, parecendo uma verruguinha (de longe parece um carrapato grudado à pele). Primeiro foi diagnosticado verruga. Mas agora está começando outra próxima. A médica agora disse ser molusco contagioso, no entanto, já tem um mês e não teve infestação, só essas 2 lesões.
    Se tiver um email que possa enviar a foto...

    O que pode ser?


    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, era melhor ver a lesão.
      O mail é blogpediatriaparatodos@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. O meu bebé tem borbulhas com ponta branca nos joelhos e pés e algumas na mão. Já teve febre de um dia. Será que estes sintomas se enquadram no descrito? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser uma doença de mão-pé-boca.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Doutor meu filho tá com umas mancha na palma da e catapora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem essas manchas é melhor ser visto, para ter certeza do que se trata e qual o melhor tratamento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. A minha bebe esta com bolhas parecidas com bolhas de queimadura varias na sola do pe esquerdo pode ser mao pe boca?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente a doença de mão-pé-boca dá umas bolhinhas pequenas, penso que deve ser diferente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Bom dia doutor. a minha filha de um ano comecou no sabado de manha com muitas borbulhas pequeninas nos pes e palmas dos pes, subindo ate aos joelhos e algumas nas maos. fez 38 DE FEBRE uma vez, no domingo, ontem fui com ela ao medico e o doutor disse me que essas borbulhas sao do sol mas vendo isto, encaixo perfeitamente no que a minha filha tem! nao ha qualquer tipo de tratamento, pomada? comeco a ficar preocupada ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se for esta doença não existe nenhum tratamento, uma vez que é vírica. Passa mesmo com o tempo...
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Boa tarde dr
    Minha filha de 2 anos teve pés mãos e boca mês passado foi muito forte acabou por trocar a pele das palmas das mãos e sola dos pés agora está a trocar as unhas dos pés e mais começando a descolar na raiz e tem uma nova por baixo será normal ? Será melhor ser vista pelo médico ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      É perfeitamente normal isso acontecer, não se preocupe. Não precisa de tratamento...
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. A doença tem perigo para mulheres no fim da gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. ola DR a minha filha te esses sintomas todos e tambem teve muita comichao nos peitos dos pės e agora tem os peitos dos pės todos vermelhos e mal consegue andar porque he doi a alguma pumada ou qualquer coisa que eu lhe possa fazer para aleviar a dor ?
    ė normal isto acontecer?
    tou a ficar preocupado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se se queixa a ponto de não conseguir andar acho que deveria ser observada, porque não é muito habitual.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Dr. Hugo o meu filho tem 7 anos e apareceu lhe umas bolhinhas a volta da boca e queixo,sao pequeninas e c pus,mas so a volta da boca mais no buço,pensei q era do calor,mas ja tem a 1 mês mais ou menos sera a virose q se fala aqui no blog? É q n tem nem nos pes nem nas maos! Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se já tem as lesões há cerca de 1 mês não é uma doença de mão-pé-boca. Pode ser uma inflamação dos folículos pilosos (foliculite), mas só mesmo observando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Olá doutor,Primeiramente bom dia.
    O meu filho desde que nasceu vem nascendo umas bolhas na pele dele primeiro percebi que tinhá no rosto e no bumbum dele, depois as mesmas sumiram daí começou a nascer nos dedos das mãos e pés, elê já tem dois meses e nada das bolhas sumirem, na verdade somem umas e nascem outras, e assim nunca acaba
    Já levei ele várias vezes ao medico dois que levei falaram que era uma simples alergia, já os outros disseram que era grave mas não souberam me explicar de que exatamente se trata, e também desde que ele nasceu tem quatro bolhas na gengiva dele uma de cada lado no caso Onde é pra nascer os seus dentinhos lá de traz e também tá ferindo a boca dele também tem uno carocinhos na perninha dele com uma mancha branca e ele já usou pomada tomou antibiótico e nada de sumir... estou desesperada
    Com isso pq os médicos daqui não estão resolvendo
    ��������

    ResponderEliminar
  32. Olá doutor,Primeiramente bom dia.
    O meu filho desde que nasceu vem nascendo umas bolhas na pele dele primeiro percebi que tinhá no rosto e no bumbum dele, depois as mesmas sumiram daí começou a nascer nos dedos das mãos e pés, elê já tem dois meses e nada das bolhas sumirem, na verdade somem umas e nascem outras, e assim nunca acaba
    Já levei ele várias vezes ao medico dois que levei falaram que era uma simples alergia, já os outros disseram que era grave mas não souberam me explicar de que exatamente se trata, e também desde que ele nasceu tem quatro bolhas na gengiva dele uma de cada lado no caso Onde é pra nascer os seus dentinhos lá de traz e também tá ferindo a boca dele também tem uno carocinhos na perninha dele com uma mancha branca e ele já usou pomada tomou antibiótico e nada de sumir... estou desesperada
    Com isso pq os médicos daqui não estão resolvendo
    ��������

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Infelizmente não consigo ajudar muito assim à distância, porque precisava de ver o bebé para lhe poder dar uma opinião fundamentada.
      Peço desculpa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Boa tarde Dr. O meu filho de 14 meses recebeu hoje o diagnostico... Há 2 Dias nas urgencies de pediatria apenas disseram ser uma virose e que podia ir a creche! Nesse mesmo dia Havia crianças doentes em casa, com diagnosticos de varicela, outras de Sindrome Mao-pe-boca e outras de Fabre aftosa! Fiquei assustada e hoje, estando pior, decidi ficar com ele em casa e voltar ao médico... Estão já 13 crianças em casa... Provavelmente com a mesmo infeçao.... É assim Tao dificil o diagnóstico?
    Obrigada e parabens pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O diagnóstico é bastante simples, basta olhar para a criança, mas por vezes pode haver formas "atípicas" que dificultam um pouco.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa noite! O meu filho, com 13 meses, fez a semana passada febre por 2 dias, que respondia ao paracetamol. Ao terceiro dia apareceram-lhe umas bolhinhas pelo corpo todo, com especial ênfase na zona genital. Foi visto, então, por um pediatra que desvalorizou as bolhinhas (tinham aparecido ao final do dia anterior e, na verdade, já eram quase imperceptíveis) e, estando ele com bastante corrimento nasal, referiu que o mais provável era tratar-se de uma virose de evolução benigna. Durante 4 dias não fez febre, apenas continuou com coriza. Ao 5ºdia teve um pico de febre (38,4°) e, como o pai havia sido diagnosticado com amigdalite dois dias antes, fomos ao pediatra para despistar amigdalite, o que aconteceu. Nada de novo relativamente à última consulta e continuamos com lavagem nasal com soro. Acontece que a amigdalite do pai, nesse mesmo dia, lhe provocou muitas bolhas estranhas nas mais e pés e, hoje, dois dias depois, foi visto por outro médico e por um dermatologista que não tiveram dúvidas em diagnosticar o vírus mão pé boca. Agora ficamos na dúvida.....terá o pequeno transmitido o vírus ao pai? Sem ter tido os sintomas comuns? O pai não contacta com outras crianças e o bebé frequenta o infantário. Deveremos estar à espera das manifestações do vírus no Bébé?
    Muito obrigada pela sua atenção.
    Cumprimentos,
    Diana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só queria acrescentar que o bébé continua com corrimento nasal, mas é o único sintoma de "doença" que lhe encontramos.

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Em princípio não vai ter mais manifestações, mas pode mesmo ter sido ele a transmitir ao pai.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Obrigada! Não teve mais manifestações.
      Esperemos pelo próximo vírus a ser transmitido :)
      Cumprimentos!

      Eliminar
  35. Boa noite. A minha filha que está com 36 meses, parece me estar com este virus. Tem bolhas nos pés nas mãos e à volta da noca e queixa se que lhe doi a garganta. Deve ser observada? Estou ainda mais preocupada porque estou gravida de 21 semanas. Pode ajudar me? Obrigada.

    ResponderEliminar
  36. Boa noite. A minha filha que está com 36 meses, parece me estar com este virus. Tem bolhas nos pés nas mãos e à volta da noca e queixa se que lhe doi a garganta. Deve ser observada? Estou ainda mais preocupada porque estou gravida de 21 semanas. Pode ajudar me? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio o quadro resolve-se por si, não se preocupe. Quanto ao facto de estar grávida, não tem nenhum problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Minha filha teve à dois meses atrás, agora as unhas dela estão ficando fofas descolando e parece que está nascendo outra no lugar da velha!!!!

    ResponderEliminar
  38. Minha filha teve à dois meses atrás, agora as unhas dela estão ficando fofas descolando e parece que está nascendo outra no lugar da velha!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é uma situação comum e que vai resolver espontaneamente, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Boa noite dr...
    A minha filha teve esta doença em bebé e tem agora três anos. O meu filho acabou de fazer um ano e está com a mesma doença. Só que a ele está terrível.enquanto ela quase não teve sintomas além de algumas bolhas ele tem a boca e os genitais num estado lastimável. Por isso esta extremamente birrento..grita chora.há alguma forma de aliviar a dor além do ibuprofeno? Digo algo como pomada ou chá não sei...estou já desesperada.
    Outra pergunta importante é que tinha ligo que a doença não podia voltar a aparecer mas no seu texto diz o contrário. Quer isso dizer que a minha filha de 3 anos está em risco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, a doença pode voltar a surgir, infelizmente. Quanto ao desconforto, o ibuprofeno é capaz de ser mesmo a melhor opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  41. ola, Dr. tem dois dias que notei bolinhas na minha fila de 2 anos mas bem poucas, pensei ter siso picada, mas hoje 3 dia notei a sola dos pés com 1 bolinha e muitas manchinhas vermelhas, mas sem febre, e comendo normal, é assim que inicia esta virose? estou gravida de 17 semanas tem algum risco? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, deve ser está virose, mas não tem problema nenhum o facto de estar grávida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. bom dia doutor as unhas da minha filhas ta caindo e longo ja tem uma nova embaixo,qero saber se esse viros e falta de alguma vitaminas?

    ResponderEliminar
  43. minha filha esta caindo as unhas mas ja vem uma nova embaixo qero saber se esse virus e falta de alguma vitamina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem nada a ver com vitaminas, é mesmo devido ao vírus.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  45. Bom dia Dr. Hugo
    Tenho um bebe de 4 meses e meio, e anteontem aprecei lhe uma borbulha grande tipo espinha na cabeça e uma borbulha tipo bolha de água num dedinho. Não tem febre, está bem disposto e come o que habitualmente já come. No resto do corpo não tem mais nenhuma dessas borbulhas ou bolhas. O que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que para já não precisa de fazer nada, apenas vigiar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Bom dia, D.Hugo.
    Tenho um bebê de 1 ano. A cerca de 15 dia apareceu-lhe uma borbulhas deste género nas nádegas e cocha. Ficou começou a não querer comer mas ligamos ao facto de ele estar constipado. Neste momento já estam a secar mas ontem apareceu na boca e agora esta com febre. Será mesmo virus mao pé e boca?/
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser, mas só vendo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Olá... minha bebê apresentou esses sinto.as há 12 dias... desde ontem notei umas bolhas grandes na sola dos seus pés... pode ser ainda algo relacionado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode estar relacionado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. Olá, tive zika recentemente e meu corpo estava todo avermelhado. Passado tres dias, tive a garganta inflamada e comecei a tomar amoxilina. Dois dias apos o inicio da antibioticoterapia, apareceu manchas vermelhas somente nas mãos e ao redor da boca. Será essa síndrome ou ainda é do Zika? Obrigada.
    As manchas não coçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Desculpe mas não a consigo ajudar, pois sou pediatra e em portugal não temos zika.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. A minha filha nasceu uma bolha dura e grande de pus bem no pe e está muito dolorido quando toco ela chora muito...o que será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser uma infecção. Se a pele está vermelha, quente e dura deveria ser observada, porque pode precisar de um antibiótico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Boa noite doutor fui alertada que no infantário do meu filho de dois anos alguns meninos estavam a ficar em casa por causa desse virus. Entretanto e como estava constipado e com febre a acabou por ficar em casa no dia seguite comecaram a aparecer as bolhas/pintas nas mãos e em volta da boca. A minha duvida é que nao fez crosta e uma bolinha da mão tem água é normal? Ao fim de quanto tempo pode voltar a escola depois se aparecer as primeiras bolhas? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, esse é o aspecto normal.
      Deve ficar em casa até as lesões estarem secas, o que demora geralmente cerca de 5 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Bom dia Dr. Minha filha apreceu bom borbulhas na sola do pé ja tem uma semana cosa muito esfrecciona com os pes levei ao medio passaram uma pomada Betametasona mais neoderme ja tem 6 dias esta tudo igual tudo vermelhao parece k cosa muito ou doi tb. Obrg espera um resposta

    ResponderEliminar
  52. Bom dia Dr. Minha filha apreceu bom borbulhas na sola do pé ja tem uma semana cosa muito esfrecciona com os pes levei ao medio passaram uma pomada Betametasona mais neoderme ja tem 6 dias esta tudo igual tudo vermelhao parece k cosa muito ou doi tb. Obrg espera um resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser um fungo, se calhar era boa ideia experimentar um creme antifúngico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Boa tarde Dr.
    No infantario da minha filha estao varias criancas com esta doenca e tambem varicela. A minha filha comecou ontem com bolhinhas no pescoco e maos, ja tive varicela e estou gravida de 22 semanas, quais os riscos no meu caso para esta doença?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se já teve varicela não tem riscos, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Boa tarde doutor minha filha está com essas manchas na mãos, pé e boca,mais tem um pouco de pus na garganta tbm ela disse q não dói mais o médico passou amoxilina tem algum problema ela tomar o remedio piora o vírus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não piora o vírus, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Boa tarde, tenho bebe com 20 meses. Começou 5f passada com diarreia, 6f febre e diarreia, sabado não conseguia comer mas tinha fome, dificilmente bebia pq doia, febres de 38,5/39, fui hospital, diagnosticaram esta doença. Curioso que não tem manchas no corpo, maos e pes. Tem borbulhagem pequena rosada nas virilhas. Dei brufen, ben uron e pomada para as aftas, 3 dias. No domingo consegui dar iogurte frio , algumas colheres de sopa fria(2/3), não queria o leite pq tinha de chuchar. 2f já comeu melhor, 3f tb, já bebe o leite e não tem febre. Continua com diarreia, não muito liquida mas um pouco acida pq está a começar a ficar assada ou então são as borbulhas que apareceram nas nádegas e zona genital. Não consigo analisar ao pormenor pq não quer que lhe toque. Está a dieta,bebe bem a água, com algumas asneiras pelo meio, uma bolacha, etc... Pensa que devo dar/fazer mais alguma coisa para travar a diarreia? Pode ainda aparecer manchas e cair unhas? Obg pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente as manchas surgem no início do quadro, mas as unhas só caem ao fim de 2 semanas, mais ou menos.
      Para a diarreia, é sempre boa opção testar um probiótico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Violeta genciana eu passei nas partes íntimas e saiu tudo. Na boca daktarin

    ResponderEliminar
  57. Dr foi diagnosticado essa doença a minha filha 18m. A 5dias que está com aftas na boca mas só tem mm na boca interior e 6borbulhas na parte fora de cabeça amarela como se de pus se tratasse. Dentro da boca afetou mais as gengivas tem aftas brancas acizentadas é normal está tonalidade. Estou preocupada pk para além do mau cheiro tem muito mau aspeto parece algo a apodrecer. Fez 5 dias de febre só hoje n teve. E possível aparecer só na boca? E as aftas terem este tom cinzento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, as aftas podem ter esse aspecto, mas se só tem lesões na boca é mais provável que seja uma gengivoestomatite.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela atenção. Nem quero acreditar que lhe deram duas vezes o diagnóstico errado e que poderá estar a fazer medicacao errada... haverá problema em estar a fazer medicacao para uma coisa é ser outra? Já está assim a uma semana e as aftas de fora estão a secar mas a volta a ganhar pequenas bolhas de agua com aspeto até herpes.

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Não há problema, não se preocupe, porque provavelmente a medicação será a mesma.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Boa noite Dr.
    Há preocupação contrair esta doença com 4 ou 5 meses de gravidez?

    ResponderEliminar
  59. Dr,meu filho tem 1ano e 8meses ele esta com algumas aftas na boca ,algumas bolinhas nas maos nas sola dos pés e no bumbum e esta tendo febre não mto alta ,o q pode ser ?
    Me ajude estou desesperada!!!!

    ResponderEliminar
  60. E qual o tratamento devo fazer ? Qual remédio devo da???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pela descrição pode mesmo ser uma doença de mão, pé, boca, pelo que não precisa de fazer nada, porque passa com o tempo.
      Cumpirmentos

      Eliminar
  61. Meu filho teve esse vírus e agora depois de duas semanas as bolinhas parecem que estouraram, tinha sumido tudo, mas agora parece Q secou e a pele está escamando exatamente ondem eram as bolinhas. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal, basta colocar um creme hidratante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Boa noite
    Meu bebe de 9 meses apresenta umas bolhas nos pés, mãos, perninhas e falta de apetite. Teve febre com menos de 38° durante 2 dias... Estou em dúvida, é meu primeiro filho e moro no interior onde não tem atendimento pediátrico. Se tiver um outro endereço de comunicação posso te enviar a foto, se poder é claro.
    Desde já grata pelo blogue, ajuda e tranquiliza muito.

    ResponderEliminar
  63. Boa noite Dr,meu filho tem 4anos e,apareceu uns carocinhos nos dedos das mãos, me preocupei muito!

    ResponderEliminar
  64. Bom dia Dr, tenho um bebe de 1 ano, apareceram bolinhas vermelhas nos pés a pouco mais de 1 mês, passei um cremezinho antialérgico e tinha melhorado um pouco, na consulta de 1 ano em abril a médica disse que era síndrome pé-mão-boca e prescreveu cutisanol para aliviar a coceira, mas dali pra frente só piorou o pezinho, levei no pronto socorro e a medica de lá tb disse que era essa síndrome e prescreveu polaramine e ibuprofeno, fiz o tratamento e começou a melhorar, mas depois voltou a piorar, mas o que ocorre é que ele não apresentou febre e come super bem, o problema é o pezinho que não para de coçar, principalmente de madrugada, ele chora muito por conta da coceira e dorme muito mal, não sei o que fazer, pois os médicos apresentam o tratamento, fazemos direitinho e não melhora, me sinto impotente.
    Se puder me dar uma luz para sugerir a médica dele.

    Agradeço desde já.

    ResponderEliminar
  65. Meu bb de 1 mês está com essa doença, ele chora muito,será que sente dor por causa das lesões?

    ResponderEliminar