O que é a doença de pé-mão-boca?

Desde o ano passado que temos sido "inundados" no meu hospital por casos desta doença, pelo que me parece muito oportuno abordar este tema.
A doença de pé-mão-boca é um tipo específico de "virose", causada por um vírus chamado Coxsackie. Caracteristicamente (e como o próprio nome indica), provoca o aparecimento de "manchinhas" na pele, muitas delas com pequenas bolhas de água, que se localizam preferencialmente nos pés, mãos (incluindo a região das palmas e plantas) e boca. As lesões são bastante parecidas com as da varicela, mas distinguem-se destas pela sua distribuição corporal. Podem causar comichão e, por vezes, estão também associadas a febre. É frequente ainda as crianças apresentarem alguma recusa alimentar, por dor ao mastigar e engolir os alimentos.
A doença evolui ao longo de 2-3 dias, podendo as "manchinhas" estender-se a outras partes do corpo (nádegas e membros). Ao fim desse tempo, as pequenas bolhas evoluem para crostas e depois acabam por desaparecer (o processo pode levar cerca de 1 semana até estar concluído).
Trata-se de uma situação que não causa imunidade, ou seja, pode aparecer mais do que uma vez em cada criança.

Etiquetas: ,