Pode-se colocar peixe congelado na sopa dos bebés?

Pode, sem problema.
Geralmente os produtos ultracongelados são submetidos a muitos controlos de qualidade, pelo que são uma boa opção para a sopa dos bebés. Para além disso, existem apresentações que não trazem espinhas (lombinhos de pescada, por exemplo), que acabam até por ser mais seguras.
Claro que o sabor do peixe congelado não é igual ao do peixe fresco e isso ninguém consegue negar. No entanto, enquanto for utilizado apenas para colocar na sopa (e mesmo depois), não me parece que isso seja um grande problema, pois os bebés não vão estar propriamente a degustar o peixe.
Sendo assim, parece-me que a utilização de peixe fresco ou ultracongelado passa mais por uma questão pessoal do que por uma decisão médica.
Decida como gostar mais, sem grandes preocupações...

Comentários

  1. Olá Dr. Hugo,

    As minhas dúvidas não estão relacionadas com este post mas como são sobre alimentação achei por bem colocá-las aqui.

    A diversificação alimentar tem-me dado dores de cabeça... Muitas dúvidas... não quero prejudicar a saúde da minha filha mas não quero tornar-me numa fundamentalista... A minha bebé tem 6 meses e meio alimenta-se de leite materno e aos 6 meses iniciou a sopa ao almoço e a fruta. Tem experimentado os vários legumes de forma gradual e tem comido pêra, maçã e banana. Planeio introduzir a carne aos 7 meses.

    As minhas dúvidas são as seguintes:
    1- Papas - até que ponto são uma boa opção? Não devemos evitar o açúcar até 1 ano pelo menos?
    2- Como tenho adiado a introdução da papa, o glúten tem sido introduzido apenas com uns pedacinhos de pão que ela vai roendo dia sim dia não. Isto é suficiente?
    3- iogurtes. Quando introduzir e de que tipo? Os que são para bebes também têm açúcar e são de leite de vaca. Este leite não está contra-indicado até aos 24 meses?
    4- Posso dar-lhe outras frutas? Pêssego, ameixa, melão, melancia?

    Acho que a alimentação dos bebes traz muitas questões, porque se por um lado há muitas regras, ordens e restrições por outro lado basta ler rótulos de alimentos para bebés para ver que as "regras" não são cumpridas.

    Se tiver tempo para esclarecer estas minhas dúvidas agradeço. De qualquer forma sugiro que escreva mais sobre nutrição dos bebés já que é um tema que suscita certamente muitas dúvidas...

    Parabéns pelo trabalho que desenvolve.
    Obrigada,

    Sónia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Obrigado pelo seu comentário, vou tratar de escrever mais sobre este assunto.
      Relativamente às suas questões, aqui vai o que eu acho:
      1 - Não são necessárias, pelo que podem perfeitamente ser evitadas. Apesar disso, são um "veículo" fácil para dar glúten aos bebés, pelo que são muitas vezes utilizadas. De qualquer forma, acho que a sopa + fruta e o leite materno são a melhor opção
      2 - Provavelmente a quantidade de pão que a sua filha come não lhe dá todo o glúten de que precisa. Assim, sugeria-lhe introduzir um pouco de massa na sopa, que coze e passa com os legumes. É a melhor forma de garantir que come o que necessita.
      3 - Eu costumo introduzi-los a partir dos 9 meses, embora possam ser uma opção a partir dos 7. Os de bebé são feitos com leite adaptado e não com leite de vaca, pelo que me parecem a melhor escolha, pelo menos até cerca dos 15 meses. O leite de vaca não está propriamente contra-indicado até aos 24 meses, embora esteja desaconselhado até aos 3 anos.
      4 - Também só costumo introduzir outras frutas a partir dos 9 meses, embora a partir dos 7,5-8 possa ser aceitável introduzir frutas da época, excepto kiwi, ananás e frutos vermelhos.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Obrigada pela resposta!

    Ajudou muito!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. A minha pediatra aconselhou que iniciasse a sopa aos 4 meses. É há 6 dias que o faço. Hoje alertaram-me para o facto de eventualmente o organismo da bebé não estar preparado para assimilar a sopa e poder vir a ser prejudicial para o bebé no futuro. O que me aconselha a fazer? Muito obrigada,
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não se preocupe que não é prejudicial para a sua filha.
      Realmente as recomendações dizem que a partir dos 4 meses pode-se introduzir a sopa, embora o ideal seja fazê-lo o mais perto possível dos 6. De qualquer forma, não é por ter introduzido aos 4 meses que vai ter algum problema.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Boa tarde Dr. Hugo,

    Antes de mais PARABÉNS e obrigada pelo fantástico blog que tanto me ajuda e para mais sendo mãe pela primeira vez.
    A minha filha fará em breve 7 meses e vamos iniciar as sopas ao final da tarde (já come ao almoço). O que gostaria de saber é se na sua opinião acha grave congelar as sopas para dar durante a semana.Na verdade devido ao meu trabalho e o facto do meu marido não estar em casa ao final do dia o tempo para fazer sopas todos os dias é muito pouco.
    O que acha de congelar as sopas individualmente para dar durante a semana?

    Com os melhores cumprimentos,
    Votos de muito sucesso,
    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Muito obrigado pelo comentário.
      Pode congelar a sopa, sem problema.
      Cumprimentos e felicidades,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Boa tarde Dr. Hugo,
    Tenho algumas dúvidas em relação à introdução de alimentos em geral, se me pudesse esclarecer agradecia muito.

    A minha filha tem 7 meses e desde os 6 que lhe foi papas feitas por mim. Tenho utilizado flocos de aveia, cevada, trigo, milho, semola de milho com frutas e vou variando entre eles.
    A minha dúvida é será que é suficiente? Ou deve também oferecer das de compra?


    Em relação às bolachas devo introduzir já? Que tipo\quantidade de bolachas? (As Maria são tão doces.... )

    Em relação à introdução do peixe, o peixe tem que ser fresco? Ou pode ser congelado.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As papas podem ser as caseiras, sem problema.
      Quanto às bolachas, se não quiser dar pode optar por dar pão, é uma boa alternativa.
      O peixe pode ser fresco ou congelado.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário