Translate

Etiquetas

sexta-feira, 6 de junho de 2014

A minha filha tem os pequenos lábios "colados" - o que faço?

É muito frequente as meninas terem os pequenos lábios da vagina colados, o que dá a impressão de que está se encontra "tapada", a chamada coalescênca dos pequenos lábios.
Esta situação é mais ou menos equivalente ao que acontece com os meninos, quando a pele do pénis se encontra colada. Não acarreta nenhum risco particular, embora dificulte a higiene, como é fácil de perceber. 
Há alguns estudos que falam num risco aumentado de infecções urinárias nestes casos, mas isso não está provado de forma muito clara.
De qualquer forma, a solução não é muito complicada: deve-se tentar ir abrindo no banho, sempre sem forçar para não magoar. Pode ainda ser útil o recurso a um creme com estrogénios (hormonas femininas), embora isso não seja absolutamente necessário. Na consulta pode-se fazer um descolamento "forçado", mas tal não costuma ser a prática mais corrente, porque é bastante desconfortável para a criança.
De qualquer das formas, esta é uma das situações que tem tendência a resolver com o tempo, embora por vezes seja útil dar "uma mãozinha" e acelerar o processo.

55 comentários:

  1. Bom dia,
    Achei muito interessante este artigo até porque a minha filha tem exactamente este problema. Estamos a colocar creme de estrogeneos há 2 meses e até agora nada... ela tem 21 meses. Devemos manter o creme mais de 3 meses? Vamos então tentando "dar uma ajuda"? Até quando esperamos que a situação "se resolva"? Falaram-me também de por vezes se utilizar creme tópico de corticóide. A Pediatra pareceu muito calma em relação a isto e na altura não fiz todas estas questões porque achei que resolveria rapidamente e agora gostava de uma segunda opinião para saber o que esperar... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O creme de estrogénios é importante, mas deve sempre tentar ajudar a abrir no banho (todos os dias), senão não funciona correctamente, pelo que me parece que é isso que deve fazer.
      Espero ter ajudado.
      De qualquer forma, mesmo que não abra de momento, isso não tem nenhum problema para a sua filha, porque vai acabar por abrir mais tarde.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa tarde Dr. HUGO De facto a sinequia é uma situação que passa por desprecebida aos pais mas na consulta há o rigor na observação. Pode ser usado no "descolamento" dos peq. Labios lidocaina em gel com a ajuda de um cotonete. Concorda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é uma boa ideia.
      Na maior parte das vezes acaba por não ser necessário a lidocaína, mas se a criança se queixar pode ser uma boa ajuda.
      Obrigado pelo comentário.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Minha filha tb nasceu com os pequenos lábios colado e o caso dela é cirúrgico. Ela passando por esse procedimento, corre o risco de ter o hímen cortado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se é mesmo só o facto de ter os pequenos lábios colados, em princípio o himen não sofrerá nada, pode ficar descansado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Minha filha a dela e normal mas oque me assustava era esse biraquinho que ela tem igual a essa terceira foto por que ela vai de vez enquando para casa da vó dela de parte de pai e la tem dois meninos um de 15anos e o outro de 10 anos não confio neles tenho mt medo deles fazerem alguma maldade com a minha filha e eu n ver mas agora estou mas aliviada .... obrg ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia. A minha filha nasceu com os labios pequenos fechados, durante tres anos coloquei o creme mas não alterou nada. Neste momento tem seis anos e os labios continuam fechados. Até que idade posso esperar? Ou devo fazer uma intervenção cirúrgica? Obrigada.

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Tente ir descolando todos os dias no banho, que eles acabam por descolar.
      Não precisa de nenhuma intervenção cirúrgica.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Qual a diferença de pequenos lábios e grandes lábios colados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Os grandes lábios geralmente não colam, porque o seu revestimento é diferente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Tenho uma neta que os grandes lábios estão colados. Hoje ela está com onze anos. Ela vai precisar de cirurgia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O mais provável é que não precise de cirurgia, mas com essa idade deve ser observada para se tentar descolar em consulta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde,Hugo a minha bb de cinco meses estava fazendo esse tratamento com pamada mas não resolveu estão a pediatra encaminhou pra uma pequena cirurgia que aconteceu hoje, mais o cirurgião não receitou medicamento nenhum,então depois q cheguei pensei que ele poderia ter passado um remédio a ela! caso ela sinta dor o que eu faço vc poderá me indicar algo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tem que aplicar um creme cicatrizante, para aliviar o desconforto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Dr a pediatra mandou eu usar vaselina com algodão e ir abrindo, mas no caso seria aquela região indo p perineo neh? Pq quando fala de possíveis infecções urinárias remeto a parte interna da vagina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A vaselina é para ajudar a descolar os pequenos lábios.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Todos os comentários me esclareceu muitas coisas..bem minha filha tem 10 anos mais desde de bebê achava estranho a vagina dela ,mais achei que por ser muito pequena quando ela crescesse ficaria melhor.. Resultado hoje descobri que ela tem realmente os labios da vagina colados estou muito preocupada,como ela já tem dez anos como será o tratamento ? Com cirurgia? Vi um caso que a menina além dos labios colados descobriu que não tinha útero tb ..isso tem alguma relação?

    ResponderEliminar
  10. Todos os comentários me esclareceu muitas coisas..bem minha filha tem 10 anos mais desde de bebê achava estranho a vagina dela ,mais achei que por ser muito pequena quando ela crescesse ficaria melhor.. Resultado hoje descobri que ela tem realmente os labios da vagina colados estou muito preocupada,como ela já tem dez anos como será o tratamento ? Com cirurgia? Vi um caso que a menina além dos labios colados descobriu que não tinha útero tb ..isso tem alguma relação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa relação é uma coincidencia, não me parece que faça sentido pensar nisso sem nenhum outro motivo.
      Deve marcar consulta com o seu médico para ele ver, porque pode ajudar aplicar um creme com estrogénios, para ver se descola.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Dr. A minha bebê nasceu parcialmente colado, e abriu sozinho. Pode acontecer?

    ResponderEliminar
  12. Dr. A minha bebê nasceu parcialmente colado, e abriu sozinho. Pode acontecer?

    ResponderEliminar
  13. Olá dr: a minha filha tem um ano e dois meses. E não sei se veio a colar depois que ela completou seis meses ou se já nasceu assim antes mas o que eu acho é que depois de 6 meses que veio a colar os grandes lábios são colados com um pequeno a parte onde era urina é normal perfeito o que eu devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Tente ir descolando aos bocadinhos, sem magoar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. e é aconselhavel o uso deste creme com corticoides, quantos dias? foi receitado de 12 em 12 h, por uma pediatra, contudo o medico de familia desaconselhou a sua utilização.
      Obg desde ja pela sua resposta, Ana Silva

      Eliminar
  14. Boa noite! Dr minha filha tem 1 ano e 7 meses é os labios dela estava coloado igual a segunda imagem, porem forcei para descolar, mais nao descolou tudo, ficou tipo uma segunda camada bem embaixo colada, estava bem vermelho e creio dolorido, entao nao meche mais, oque eu faço? posso esperar? tenho medo de colar mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode continuar a descolar, porque se já só tem essa espécie de "película" é mais fácil descolar o resto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Não sei se é o sitio correto para a minha questão mas hoje depois do banho reparei que a minha menina de 4 mesese meio tem um corte na junção entre os grandes e pequenis lábios, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  16. Não sei se é o sitio correto para a minha questão mas hoje depois do banho reparei que a minha menina de 4 mesese meio tem um corte na junção entre os grandes e pequenis lábios, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  17. Não sei se é o sitio correto para a minha questão mas hoje depois do banho reparei que a minha menina de 4 mesese meio tem um corte na junção entre os grandes e pequenis lábios, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente colocar o creme que costuma colocar na muda da fralda, mas se mesmo assim não melhorar é melhor ser observada, para tentar perceber qual a melhor opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Doutor a minha bebê teve os pequenos lábios colados em um dos lados do lábios maior estou muito preocupada não sei o que fazer pois o outro lado passei a toalha e descolou mais já esse lado que mencionei não

    ResponderEliminar
  19. Doutor a minha bebê teve os pequenos lábios colados em um dos lados do lábios maior estou muito preocupada não sei o que fazer pois o outro lado passei a toalha e descolou mais já esse lado que mencionei não

    ResponderEliminar
  20. Doutor a minha bebê teve os pequenos lábios colados em um dos lados do lábios maior estou muito preocupada não sei o que fazer pois o outro lado passei a toalha e descolou mais já esse lado que mencionei não

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Tente ir descolando aos bocadinhos, porque a situação vai-se resolver.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa noite, a minha filha com 4 anos foi efetuado o descolamento forçado, neste momento notamos que voltou a juntar, foi receitado betnovate á base de corticoides, para a criança é prejudicial este tipo de cremes, Dr. Agradeço a sua ajuda.

    ResponderEliminar
  22. Este creme betnovate - corticoides, foi receitado por uma pediatra, por outro lado o medico de famila desaconselhou. considera a sua utilização num prazo especifico?
    è prejudicial para a criança?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se usar durante 5 dias não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. A minha bebê tem 4 meses e tbm está com os labios colado, o pediatra passou estriol, creme vaginal adulto, pode usar, fiquei com medo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode usar.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Tereza já descolou os lábios da sua filha usando o estriol?

      Eliminar
  24. Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ser, mas só mesmo observando e que se pode dizer se é normal ou não.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Olá doutor minha filha tem 2 anos e 5 meses e gostaria de saber se é normal a vagina dela estar abertinha desde pequena já era um pequeno furo mais agora está ainda mair? Obrigada espero sua resposta ansiosa

    ResponderEliminar
  26. Olá doutor minha filha tem 2 anos e 5 meses e gostaria de saber se é normal a vagina dela estar abertinha desde pequena já era um pequeno furo mais agora está ainda mair? Obrigada espero sua resposta ansiosa

    ResponderEliminar
  27. como devo usar o ovestrion em creme ?pois a indicação e de uso adulto porém minha filha tem quatro anos, sei que não pode ser introduzida na vagina!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode aplicar 1-2x por dia - 7 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Bom dia a minha filha tem dois anos e ontem na urgência descolaram os lábios mas ela agora sempre que quer fazer xixi chora muito na farmácia deram me uma pomada que se chama letifem mas ontem quando lhe fui a colocar ela fartou se de gritar sera que ainda e cedo para colocar ? Estou um pouco preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Experimente aplicar um creme com zinco, para ver se ajuda a cicatrizar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Olá, dr! Minha filha tem 3 anos, e desde bebezinha, usa a pomada premarin para sinequia, porém a pomada venceu, e não encontro mais nas farmácias, o que fazer?
    A sinequia, vai e vem utilizo a pomada uma vez por dia, por 10 dias e já resolve.

    ResponderEliminar