A minha filha tem os pequenos lábios "colados" - o que faço?

É muito frequente as meninas terem os pequenos lábios da vagina colados, o que dá a impressão de que está se encontra "tapada", a chamada coalescênca dos pequenos lábios.
Esta situação é mais ou menos equivalente ao que acontece com os meninos, quando a pele do pénis se encontra colada. Não acarreta nenhum risco particular, embora dificulte a higiene, como é fácil de perceber. 
Há alguns estudos que falam num risco aumentado de infecções urinárias nestes casos, mas isso não está provado de forma muito clara.
De qualquer forma, a solução não é muito complicada: deve-se tentar ir abrindo no banho, sempre sem forçar para não magoar. Pode ainda ser útil o recurso a um creme com estrogénios (hormonas femininas), embora isso não seja absolutamente necessário. Na consulta pode-se fazer um descolamento "forçado", mas tal não costuma ser a prática mais corrente, porque é bastante desconfortável para a criança.
De qualquer das formas, esta é uma das situações que tem tendência a resolver com o tempo, embora por vezes seja útil dar "uma mãozinha" e acelerar o processo.

Etiquetas: