Translate

Etiquetas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Outro mito - "Os bebés pequenos ficam aguados se não provarem a comida dos pais (e dos avós!)"

Muitas vezes esta ideia de que os bebés ficam "aguados" serve para justificar muitos disparates que se fazem com a alimentação, alguns dos quais podem ter consequências graves para a saúde.
Por volta dos 4 meses todos os bebés olham para os adultos quando estão a comer, mas isso não quer dizer que eles estejam a "aguar". Nesta idade, a boca é o que lhes chama mais a atenção (olham para a boca de quem está a falar, levam sempre as mãos à boca, ...), pelo que ficam curiosos quando alguém come, apenas porque está a usar a boca. Nós é que interpretamos de maneira diferente porque sabemos o que estamos a fazer, mas eles não sabem!
Claro que há sempre alguém que diz: "Coitadinho do menino, dá-lhe só um bocadinho para ele não reparar, não lhe faz mal nenhum". Apesar de na maior parte das vezes correr bem, esta atitude acarreta um risco enorme do bebé fazer uma reacção alérgica grave, que pode ter consequências desastrosas, mesmo que seja "só um bocadinho para provar".
Assim, acho que não vale a pena correr riscos, pelo que deve esperar que o seu filho cresça para ir experimentando os diferentes alimentos nas idades adequadas. Vai ver que em pouco tempo ele acaba por comer de tudo e, acima de tudo, poderá fazê-lo em segurança!

18 comentários:

  1. Os meus parabéns Dr. Hugo Rodrigues pelo espaço que aqui criou. De muito proveito para os jovens pais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado, o objectivo é mesmo esse!
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Concordo plenamente! Obrigado por este espaço tao esclarecedor por toda a dedicação! Sou uma mae jovem de primeira viagem e este blog foi a melhor coisa, ,muito util. Obrigado =)

      Eliminar
  2. Muitos parabéns por esta iniciativa, como mãe de 1ª viagem tem sido uma preciosa ajuda. E se me permite a liberdade tenho uma questão que anda a "atormentar-me" que gostaria de colocar-lhe. Tenho uma bebe de 7 meses que esteve com LM em exclusivo até aos 6. Nunca foi de mamar muito mas todos os meses aumentava de peso. A pediatra sempre achou que ela estava bem, engordando no seu ritmo, a desenvolver bem, era uma bebe tranquila, dormia bem. Eu é que sempre achei que era pouco peso que ela ganhava a cada pesagem. Há um mês começou a comer a sopa e fruta ao almoço e papa 2x por semana ao lanche e o resto LM. Ela aceitou muito bem a sopa e come sempre 180ml. A fruta tem sido mais dificil mas aos poucos vai comendo. Acontece que ela continua uma bebe magra (está no percentil 25) e continua a fazer mamadas muito curtas (as vezes mama 3min e fica satisfeita). Ela sempre foi muito calma, aguenta sempre as 3h entre as refeições, dorme muito bem, mas de facto parece magrinha. Com 6 meses pesava 6250gr e media 65,5cm (nasceu com 3260gr e 48cm). Agora para ajudar ao "pouco ganho de peso" tem feito muitas vezes coco por dia (5/6 vezes). E isto anda a preocupar-me. Todo mundo me diz que ela é magrinha :( É normal fazer tantas vezes coco por dia desde que começou os sólidos? (porque assim será dificil ela engordar não será?) E acha que é uma bebe com pouco peso para a idade? Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição a evolução de peso da sua filha está bem (claro que não tenho todos os valores, mas não me parece preocupante). O facto de estar no percentil 15 ou 25 não significa que tenha peso a menos, o mais importante é mesmo ver a evolução ao longo do tempo.
      Quanto ao nº de vezes que faz cocó, quando se introduzem novos alimentos pode variar muito, mas só é valorizável se o peso não evoluir bem ou surgir mais algum dado novo, pelo que acho que pode estar tranquila.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. olá dr. hugo. parabéns pelo seu blog. tenho um bebe de 11 meses que já faz muitas birras para comer a sopa em contrapartida a fruta, a papa, o iogurtes, e o pão adora... que devo fazer? obriga lo, dar o que ele quer? obrigada. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é não forçar, porque senão ele pode mesmo criar uma aversão à sopa.
      Como parece que ele gosta do doce, experimente colocar legumes mais doces na sopa, para ver se ele acha piada (batata doce em vez da batata normal, mais cenoura, abóbora, cebola roxa ou outros legumes do género).
      Por vezes ajuda também colocar um pouco de sal na sopa (embora o sal só deva ser introduzido depois dos 12 meses, muitas vezes os meninos acabam por contactar com ele antes através do pão, o que dificulta depois a aceitação da sopa sem sal).
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. olá, dr. Hugo obrigada por responder ao meu post, o problema é que já fiz isto tudo mas sem resultado. será que não está naltura do anorexia fisiológica? beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode ser, embora o habitual não seja rejeitar apenas um tipo de alimento.
      De qualquer forma, vá insistindo sem grandes guerras, para ver se a "convence".
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  5. Ola doutor o pai da minha filha viajou e vai ficar 1 mes fora,ela tem 2 anos,e de uns dias pra ca tem chorado muito e fazendo muita birra nao cone direito pois estou muito preocupada ela pode estar aguada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Provavelmente é uma reacção à ausência do pai. Vá falando com ela, que provavelmente o quadro vai melhorar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Você me ajudou bastante muito obrigado , sou mãe de prineira viagem meu bebê tem 6 meses só dou os alimentos que o pediatra dele me orientou mas como todos me falam que ele fica aguado comecei a comer escondido porque tenho medo que lhe faça mal , mas agora fiquei mais tranquila que ele não "agua"

    ResponderEliminar
  7. Doutor tirei o mama do meu filho de 1 e 9 meses,pois eu tinha que tomar uma medicação e vou continuar tomando.Ele pode aguar?

    ResponderEliminar
  8. Doutor tirei o mama do meu filho de 1 e 9 meses,pois eu tinha que tomar uma medicação e vou continuar tomando.Ele pode aguar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O melhor é ver no site www.e-lactancia.org se pode amamentar com ess amedicação ou não, porque provavelmente pode.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom dia Dr. Hugo.
    O meu bebé tem vai fazer 4 meses dia 14 . Todas as semanas engordava, esta semana não engordou nada, mantendo o peso de 7060.
    Fiquei preocupada, é normal na idade dele haver semanas em que não engorda?
    Ele só tem consulta no final di mês...

    Desde já agradeço a sua disponibilidade.

    Sem outro assunto de momento

    Atentamente

    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  10. Bom dia Dr. Hugo.
    O meu bebé tem vai fazer 4 meses dia 14 . Todas as semanas engordava, esta semana não engordou nada, mantendo o peso de 7060.
    Fiquei preocupada, é normal na idade dele haver semanas em que não engorda?
    Ele só tem consulta no final di mês...

    Desde já agradeço a sua disponibilidade.

    Sem outro assunto de momento

    Atentamente

    Ana Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode acontecer algumas variações de semana para semana, mas não é muito habitual não engordar nada.
      Acho que deve pesá-lo novamente para confirmar.
      Cumprimentos

      Eliminar