Translate

Etiquetas

segunda-feira, 23 de junho de 2014

O que é a sinusite?

A sinusite é a inflamação dos seios perinasais, que são umas cavidades que existem na nossa face, dentro dos ossos. Têm como principal função ajudar no processo de fonação, ou seja, de formação do nosso timbre vocal.
Quase sempre tem uma causa infecciosa, embora haja alguns casos que estão relacionados também com alergias. Na maior parte das vezes são situações agudas, o que quer dizer que surgem de forma mais ou menos rápida e que duram apenas alguns dias. Os seus sintomas são variados, mas podem incluir obstrução nasal, dores de cabeça, olhos lacrimejantes, dificuldade em lidar com a luz e sensibilidade dentária, entre outros. Não é muito fácil distinguir uma sinusite vírica de uma bacteriana e é por isso que muitas vezes o tratamento passa por um antibiótico, para além de um anti-histamínico e medidas que possam ajudar a promover uma mais eficaz higiene nasal.
É frequente sermos confrontados com a ideia (errada) de que a sinusite é uma doença crónica. Na verdade isso é muito pouco habitual, pois é uma situação infecciosa que, após tratamento adequado, acaba por passar. Claro que pode surgir novamente, mas é raro que se mantenha de forma crónica.

3 comentários:

  1. Boa tarde
    A minha filha tem 23 meses, sempre teve olheiras desde que nasceu, mas ela come e dorme bem, e anda sempre bem disposta. Perguntei à médica de familia do que poderia ser e ela respondeu quer pode ser porque os pais também têm ou porque ela tem a pele clara, mas fiquei um pouco reticente com a resposta.
    já li em alguns blogs que poderá ser alergias. ela ultimamente durante a noite tosse um pouco, mas não está constipada. que poderá ser?

    obrigado

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa, a minha filha tem 27 meses e nao 23.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se sempre foi assim, é mesmo provável que seja uma característica pessoal.
      Claro que por vezes está associada a alergias, mas isso só mesmo o tempo é que diz, se começarem a surgir manifestações desse tipo.
      Quanto à tosse, se é algo recente pode ser uma infecção vírica, pelo que lhe aconselhava a lavar bem o nariz e aspirar, antes de dormir.
      Cumprimentos

      Eliminar