O que é a sinusite?

A sinusite é a inflamação dos seios perinasais, que são umas cavidades que existem na nossa face, dentro dos ossos. Têm como principal função ajudar no processo de fonação, ou seja, de formação do nosso timbre vocal.
Quase sempre tem uma causa infecciosa, embora haja alguns casos que estão relacionados também com alergias. Na maior parte das vezes são situações agudas, o que quer dizer que surgem de forma mais ou menos rápida e que duram apenas alguns dias. Os seus sintomas são variados, mas podem incluir obstrução nasal, dores de cabeça, olhos lacrimejantes, dificuldade em lidar com a luz e sensibilidade dentária, entre outros. Não é muito fácil distinguir uma sinusite vírica de uma bacteriana e é por isso que muitas vezes o tratamento passa por um antibiótico, para além de um anti-histamínico e medidas que possam ajudar a promover uma mais eficaz higiene nasal.
É frequente sermos confrontados com a ideia (errada) de que a sinusite é uma doença crónica. Na verdade isso é muito pouco habitual, pois é uma situação infecciosa que, após tratamento adequado, acaba por passar. Claro que pode surgir novamente, mas é raro que se mantenha de forma crónica.

Etiquetas: ,