Translate

Etiquetas

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A partir de que idade é que se pode começar a colocar os bebés sentados?

A partir da idade que quiser...
No entanto, é importante perceber que os bebés só têm capacidade para se aguentar sentados sozinhos a partir dos 6 meses, pelo que antes disso é sempre fundamental colocar alguns apoios (almofadas) por trás e de lado.
Há muitas vezes a ideia (errada) de que quando se começa a sentar os bebés pequenos a coluna pode "entortar" porque é "muito frágil". Isso não é verdade nem tem nenhum tipo de fundamento, pois tal como para tudo o resto, se ele estiver desconfortável vai chorar e aí os pais pegam nele ao colo. 
De qualquer forma, volto a frisar que se calhar antes dos 4-5 meses ele não vai achar grande piada, pois não tem equilíbrio nem força muscular suficiente para se aguentar de forma mais ou menos estável.
A partir dessa idade pode e deve ir sentando, para ajudar a conquistar o equilíbrio necessário e, a partir do momento em que se começa a aguentar sozinho (em regra, por volta dos 7 meses, embora os livros digam 6 meses), ele próprio não vai queres ficar deitado, pelo que já vai ser ele a "mandar".
Por fim irá aprender a gatinhar ou andar e, a partir dessa altura, só vai querer estar no chão. Como vê, é tudo muito rápido, portanto tente aproveitar ao máximo todas as etapas e não perca muito tempo com preocupações sem fundamento!

223 comentários:

  1. Olá Dr.Hugo, estou interessada em inscrever o meu bebé de 8 meses na natação, gostava que me desse a sua opinião em relação a este assunto, pois preocupam-me as possíveis otites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não vejo nenhum inconveniente. A questão das otites é controversa, mas a maior parte dos meninos não tem problema nenhum a esse nível. De qualquer forma, a melhor resposta é mesmo experimentar e ir vendo. Se tiver o azar de fazer muitas otites, aí poderá pensar em retirá-lo, mas só se isso acontecer.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Olá dr.Hugo Rodrigues tenho uma filha de 2 meses e ela teve recentemente eczema a pediatra receitou um creme gordo e ela melhorou só que passado 2 semanas voltou a ficar com borbulhas nas bochechas e já mudei 3 vezes de creme. O que será? E será que posso deixar lá de pé encostada na minha barriga. Ela gosta de ver o movimento, mas me disseram que se ficar muito em pé em posição de arroto pode ficar babando muito. É verdade?

      Eliminar
    3. Boa noite,

      Em princípio deve ser uma pele atópica. Tem que comparar um creme para peles atópicas, para ver se melhora. Quanto a estar de pé, não tem problema nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Tenho o meu bebé com 3 meses, e ele adora amo mesmo estar sentado... E agora até quer que o puxemos pelas mãozinhas ficar sentado e depois faz força para se colocar em pé. :)
    Acho que o Dr. tem razão tudo depende do bebé e de nós, nos sentirmos confortáveis...

    Cumprimentos
    Vera

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite Dr Hugo,
    Tenho uma bebe de 6 meses e fui à consulta com a médica de família que me disse q o perímetro cefalico da minha filha é grande e podia ser sinal de hidrocefalia. O PC mede 44,5 cm.

    Aos 4 meses media 41 cm. E agora teve este aumento.

    Ela atualmente pesa 8200 kg e mede 66 cm.
    Ñ sei q fazer...
    Acha q pode ser hidrocefalia? É assim tão alarmante?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Tem que se ver a evolução do perímetro cefálico desde o nascimento, mas realmente foi um aumento significativo.
      Se mantiver essa tendência de aumento acho que se calhar fazia sentido fazer uma ecografia transfontanelar, para ver se está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Olá doutor. Minha filha tem pouco mais de um mês e tem refluxo, quando a coloco no carrinho ela chora e, por vezer, aloja. Uma única vez, subi o acento do carrinho para a posição mediana, ela adorou. Porém, não repeti a ação, porque fiquei com medo dela ser muito nova para isso. Seria possível deixá-la no carrinho nessa posição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, se ela fica mais confortável não vejo problema nenhum.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Olá doutor boa tarde.

    Minha filha de 3 meses também tem problemas com refluxo diretamente.

    Ela mama, arrota, só que em alguns minutos ela gorfa. Independente da posição, porém sentada o numero é menor.

    Alguns curiosos dizem que é o leite, pois dou leite em lata porque minha esposa tem pouco leite.

    Já troquei de marca, troquei de tipo( numero 1 para AR), mais ainda não adianta.

    Existe 1 marca, mais infelizmente ela resseca o intestino e acaba tendo complicações para fazer coco.

    Existe alguma solução, é algum problema grave ou é normal?

    ficarei grato pela esposta.


    Abs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso está a evoluir bem não me parece que haja motivo para preocupação, porque em principio é uma situação que tem tendência a melhorar com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Minha filha tem 2 mês posso por ela sentada no carrinho posso erguer o carrinho pra ela ficar na posição sentada

    ResponderEliminar
  12. Minha filha tem 2 mês posso por ela sentada no carrinho posso erguer o carrinho pra ela ficar na posição sentada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode, mas é provável que ela não fique muito confortável, porque provavelmente vai ficar melhor deitada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Bom dia doutor
    Minha filha está com 4 meses e meio, estamos indo ao sítio e a praia com frequência ... Estou preocupada com o sol( mesmo na sombra ) e com mosquitos ... Nessa idade já posso usar protetor solar e repelente a insetos na bebê??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode usar desde que sejam adequados à idade dela.
      De qualquer forma, com 4 meses não deve ter grande exposição solar directa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde doutor meu filho tem 3 meses e ele mama no peito so que tem vezes que ele se afoga com o leite será que isso é refluxo.As vezes dou um pouco de chá e ele se afoga toda vez que toma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, pode ser refluxo, mas se o peso estiver a evoluir bem, em princípio não é para fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Olá de Hugo e a primeira vez q entro no seu blog. Tenho uma bebê de três meses que só dorme no peito ou no colo na hora que coloco ela no berço ou na rede ou na cama ela acorda. O que posso fazer para mudar essa situação. Ah e quando ela dorme de dia são apenas cochilos rápidos

    ResponderEliminar
  16. Olá de Hugo e a primeira vez q entro no seu blog. Tenho uma bebê de três meses que só dorme no peito ou no colo na hora que coloco ela no berço ou na rede ou na cama ela acorda. O que posso fazer para mudar essa situação. Ah e quando ela dorme de dia são apenas cochilos rápidos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A solução não e muito fácil, mas tem que a habituar a dormir na caminha dela.
      Pode e deve pegar nela ao colo para a acalmar, mas não deve fazê-lo para adormecer, porque senão ela vai estranhar quando foir para a cama dela.
      Tem que a colocar ainda acordada na cama e insistir para que ela adormeça lá sozinha. Se ela chorar pode pegar nela e acalmá-la, mas depois volta a colocá-la lá.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Boa tarde doutor meu filho tem 3 meses e 11 dias e babá muito e e fica coçando a gengiva e chora muito será que os dentinhos ja esta dando sinal está com a gengiva bem grossa.Se for o dente o que posso fazer para ajuda-lo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade é pouco provável que sejam os dentes.
      De qualquer forma, se começarem a surgir pode comprar um mordedor e aplicar um gel específico para o nascimento dos primeiros dentes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa noite doutor não querendo ser chata mas o meu filho tem 3 meses e 13 dias e ainda tem muita cólica isso é normal.Porque ele mama no peito mas desde que nasceu nunca mamou traquilo sempre gemendo e jogando a cabeça para trás assim puxando o bico do peito.Isso me deixa muito preocupada falei com o pediatra dele mas ela fala que é normal.Mas eu não acho isso normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser normal, desde que de resto esteja tudo bem e esteja a engordar como deve.
      Se tem essas queixas, acho que faz sentido pensar em dar alguma medicação para as cólicas (probiótico ou lactase, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ele está engordando nos 2 primeiros meses ele engordava um kilo casa mês mas no 3 mes engordou 570 gramas e normal.

      Eliminar
    3. Geralmente os meninos aumentam cerca de 600g por mês, portanto não me parece mal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Doutor queria que o senhor me tira-se duas dúvidas que tenho meu filho vai fazer 4 meses e a cabeça dele e bem quente isso é normal.E queria saber se com essa idade da para ele dormir com o ar-condicionado ligando porque aqui onde moro e muito quente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal a cabeça ficar quente desde que não tenha febre.
      O ar condicionado pode estar ligado, só tem que garantir que haja renovação do ar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Doutor meu filho vai fazer 4 meses e hoje acordou espirrando e com o olhos vermelhos e escorrendo o nariz e com frebre o que tevo dar para ele.Estou preocupada com a febre mas deve ser por causa do resfriado.

    ResponderEliminar
  21. Doutor meu filho vai fazer 4 meses e hoje acordou espirrando e com o olhos vermelhos e escorrendo o nariz e com frebre o que tevo dar para ele.Estou preocupada com a febre mas deve ser por causa do resfriado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para a febre deve dar-lhe o paracetamol, mas se vir que não melhora deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Dr. Meu filho de dois meses está com a moleira mais funda. Seria desidratação? Tem feito muito calor e ele mama exclusivamente leite materno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se de resto ele está bem e tem mamado bem não deve estar desidratado, mas se nota diferença é capaz de ser melhor ser observado, só para ter certeza.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Olá boa noite.
    Minha bebe tem 3 meses.
    E desde que nasceu chora muito quando fica em outra posição que não seja sentada.
    E pra acalmar-la sempre coloco ela sentada.
    Mas no entanto percebeu que a coluna dela esta com um nozinho,sei lá como se tivesse inchada.
    Estou com medo de causar algum dano ao desenvolvimento dela,como por exemplo . Andar.
    Estou angustida. Pois toda vez que passo a mão na coluna dela o nozinho tá lá.
    Me ajude por favor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio sentá-la não causa nenhum problema.
      Esse nozinho podem ser as vértebras, mas se lhe parece que só surgiu agora ou está a aumentar acho que deveria ser vista por um médico, só para confirmar que não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. ola bom dia!
    minha filha tem três meses, mas desde quando ela tinha 2 meses ela so quer ficar sentada, como ela tem refluxo coloco ela apoiada em um travesseiro ou no carrinho na posição meio sentada, ela fica forçando para senta sozinha ela ja te consegui algumas vezes. ela sempre foi firme ela gosta de ficar observando tudo com cabeça erguida, mas tem medo por causa da coluna. E se tem algum problema ela assistir televisão ela adora.
    att; Kamila

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode colocá-la sentada, não há problema.
      Quanto à televisão, não me parece muito adequado pelo facto dela ser tão pequenina.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Doutor e normal uma criança de 4 meses suar bastante.E ele anda tão chorão so quer ficar no colo não fica no carrinho nem no berço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, é normal transpirar, devido ao crescimento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Doutor e que o meu bebê fez 4 meses e eu vou começar a trabalhar ai ele vai começar tomar mamadeira ai eu queria saber se possa voltar a tomar pilula que tomava antes de engravidar mas queria saber se não seca o leite pois quero continuar amamentando eu tomava Tâmisa 20.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Depende do número de vezes que vai amamentar por dia. De qualquer forma, acho que deveria discutir esse assunto com o seu ginecologista/médico de família, pois serão as pessoas mais indicadas para a aconselhar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Bom dia doutor meu filho e tão chorão não fica no carrinho e nem no berço so quer ficar no colo sera Que isso é manhã não sei mais o que fazer com isso não consigo fazer nada porque é muito difícil ele dormir a tarde ele tem 4 meses.E normal ele nem tirar uma sonequinha de tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, esse comportamento é normal e deve tentar ir alterando aos poucos, sem o forçar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa noite.
    Doutor,minha bebê está com 4 meses e desde que nasceu tem dificuldade para mamar,digamos que o assunto amamentacao sempre foi conturbado.
    Mas agora só piorou.
    Ela receita o peito,e em vez de mamar, fica brincando com o peito e as vezes faz pequenos "lanchinhos " neles,já fiz de tudo. Ordenhei e dei no copinho e ela não time, cospe tudo,mamadeira ela nao pega também.
    Mas quando vamos comer ou bebê alguma coisa, ela fica se mechendo e observando tudo que a gente come e parece que quer comer e beber também com a gente.
    Minha familia vive dizendo pra eu dar comida pra ela.
    Mas eu resisto.
    Eu não sei porque Ela não gosta do leite dela.
    O que será Doutor?
    Tenho medo de que ela perca peso,por não querer mamar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se o peso estiver a evoluir bem quer dizer que ela está a comer o que precisa. Com essa idade é muito frequente os bebés distrairem-se quando estão a mamar, tem que ir insistindo aos bocadinhos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Doutor minha filha tem 3 meses e eu seguro ela pela mãozinha apenas para estimular ela a ficar sentada estimulo ela a ficar sentada e desenvolver o equilibrio há algum problema ela desde os 2 meses ja tem o equilibrio da cabeça pois estimulei com posições decubito dorsal laterais e frontal sem o o contato com a cabeça ligeiramente abaixo do tronco

    ResponderEliminar
  30. Doutor minha filha tem 3 meses e eu seguro ela pela mãozinha apenas para estimular ela a ficar sentada estimulo ela a ficar sentada e desenvolver o equilibrio há algum problema ela desde os 2 meses ja tem o equilibrio da cabeça pois estimulei com posições decubito dorsal laterais e frontal sem o o contato com a cabeça ligeiramente abaixo do tronco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não há problema nenhum, desde que ela esteja confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Boa tarde doutor meu filho tem 4 meses e aqui onde eu moro está bem calor mas os pezinhos e as mãozinhas dele fica bem gelada e suada isso é normal.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  33. Ola dr. Minha bebê tem 2 meses, e gostaria de leva-lá para passear no carrinho que comprei, mais no carrinho diz que não é recomendado o uso de pelo bebêe antes dos 6 meses... Mesmo assim queria saber se realmente é contraindicado e porque? tem alguma relação em o bebe fica quase sentadinho nessa idade? Faria mal a coluna ???
    Aguado resposta, Grato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com 2 meses ele não se aguenta sentado, porque não tem equilíbrio. Com essa idade deve ir deitado ou na babycoque.
      Cumpirmentos

      Eliminar
  34. Olá!! Meu bebê está com 2 meses..Gostaria de saber qual é a posição ideal para o bebê dormir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Todos os bebés saudáveis devem dormir sempre de barriga para cima.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa Noite!
    Doutor Hugo, gostaria de saber, quantos horas o bebê pode ficar no carrinho? Pois tenho dois sobrinhos e eles ficar quase o dia inteiro no carrinho, gostaria que o senhor me tira-se essa dúvida.
    Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não existe propriamente um tempo máximo que possam estar lá. De qualquer forma, os bebés pequenos precisam de contacto físico, pelo que se deve pegar neles ao colo e interagir de forma próxima regularmente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Doutor Hugo
    Parabéns pelo blog, super sensacional, sempre me ajuda muito com minha bebe...
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  37. Olá Dr. Minha filha transpira muito durante todo o dia, moramos no TO onde o calor e muito intenso. Mas o fato é que mesmo em ambiente refrigerado com ar condicionado ela mesmo assim transpira bastante, os cabelos chegam a ficar molhados... Estou preocupada, o que pode ser? é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      As crianças pequenas geralmente transpiram bastante, por causa do crescimento.
      Se de resto ela está bem não acho que haja motivo de grande preocupação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Dr. Bom dia!! Tenho uma bebê de 3 meses, estou observando que seus pezinhos e mãozinhas ficam gelados e suando, onde moro está fazendo bastante calor...É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, tem a ver com essa transpiração e a tentativa do organismo regular o calor do corpo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Bom dia doutor meu filho tem 5 meses e anda tão enjoadinho e chorão baba muito e fica mordendo o mordedor será que pode ser o dentinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente os dentes só surgem depois dos 6 meses, mas pode ser.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Posso usar algum remédio para aliviar a dor e a coceira da gengiva.

      Eliminar
    3. Posso usar algum remédio para aliviar a dor e a coceira da gengiva.

      Eliminar
    4. Boa noite,

      Sim, pode usar, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  41. Boa tarde doutor tenho uma bebe de 3 messes que nasceu prematura com 36 semanas, devido uma infeção urinária grave que tive ela teve uma infecção quando nasceu e ficou 7 dias no hospital e saiu com 2285 kg do hospital, e desde que saiu do hospital ela mama nan1 supreme, ela não está mamando a quantidade que é necessária e so está engordando de 13 a 14 gramas por dia pq mama apenas 60 ml ,oque posso fazer para estimular ela a mamar ??

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde doutor tenho uma bebe de 3 messes que nasceu prematura com 36 semanas, devido uma infeção urinária grave que tive ela teve uma infecção quando nasceu e ficou 7 dias no hospital e saiu com 2285 kg do hospital, e desde que saiu do hospital ela mama nan1 supreme, ela não está mamando a quantidade que é necessária e so está engordando de 13 a 14 gramas por dia pq mama apenas 60 ml ,oque posso fazer para estimular ela a mamar ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como ela é pequena, tente trocar a tetina, para ver se encontra uma que a ajude a mamar mais quantidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Boa tarde Dr.
    Antes de mais muitos parabéns pelo blog e muito obrigada pelos conselhos, são muito úteis.
    O meu menino tem quatro meses e meio, e adora estar sentado (com apoio claro). Tenho uma cadeira bastante confortável e com um apoio a frente e ele adora lá estar e durante algum tempo. Há riscos para a coluna dele? Confesso que tenho receio. Agradeço a ajuda. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há problema nenhum, pode ficar tranquila.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Boa tarde dr Hugo.
    Meu Bebê tem 1 mês,posso da cha de camomila pra ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar, mas não sei se se justifica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa tarde! O meu b´bé tem sete mêses. Querohabitualo a estar sozinho e ser independente e seguro de si. Por isso deixo-o frequentemente(em segurança) rodeado de brinquedo sozinho até que ele me chame com choro mais forte, porperiodos de aproximadamente 20 minutosa meia hora.

    Tenho algum receio que seja demasiado tempo e que em vez de ajudar esteja a prejudicar.

    Pode dar-me a sua opinião por favor?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Enquanto ele estiver confortável pode deixá-lo, mas quando ele começar a pedir companhia acho que deve ir ter com ele.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Olá dr minha filha esta com três meses quer ficar sentada ou em pé no colo. Faz mal colocar ela nessa posição?
    Ela adora ficar sentada

    ResponderEliminar
  47. Doutor meu filho tem não meses começou com uma febre sábado de madrugada levei na emergência fizeram todos os exames e não descobriram da onde vem a febre. So que ele está com febre ainda.E ele está muito agoniado com os dentes sera que pode ser o dente. Estou muito preocupada o que pode ser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa é uma das situações em que não consigo ajudar muito à distância.
      Se lhe disseram para aguardar acho que deve fazê-lo, mas se piorar deve ser visto novamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. Olá Dr.Hugo, o meu filho faz 3 meses e aibda não consegue levantar a cabeça de barriga para baixo. E não quer ficar assim mais de 05 minutinhos que desata a chorar. Devo-me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se não consegue levantar mesmo a cabeça o ideal e marcar uma consulta com o seu medico, para ter certeza se está tudo bem. Pode ser só uma questao de "preguiça", mas só mesmo vendo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  50. Olá Dr Hugo gostaria de saber meu bebê tá fazendo 2 meses hoje é desde que nasceu ele não gosta de ficar no berço nem no colo tudo ele reclama e normal
    Só toma mamadeira mas são várias ele quer toda hora mas toma 90ml depois de uma hora ele quer mas 60 ml e assim vai, não consegue tomar os 150 ml que é pra idade dele o que faço pode ser isso que ele tanto reclama

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal era tentar que ele começasse a estabelecer um padrão de alimentação mais regular, ou seja, maiores quantidades e intervalos também maiores.
      Se ele está sempre a chorar e não ficam bem em lado nenhum acho que deve marcar uma consulta com o seu médico para observá-lo, porque com 2 meses é suposto que tenha períodos em que está bem disposto e tranquilo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Olá Dr Hugo, minha bebê tem três meses e só mama no peito. Gostaria de introduzir outro leite quando ela completar seis meses. Como devo fazer a transição? Qual o melhor leite? Pode ser o leite de vaca? Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 6 meses deve dar um leite adaptado etapa 2. O leite de vaca é desadequado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Bom dia,
    Antes de mãos parabéns pelo blog.
    O meu filho tem 3 meses e 27 dias mama apenas leite de peito, gostaria de saber se tem algum problema em esporadicamente dar le leite artificial?ele aceita bem come bem,no entanto não sei se é correto faze lo.

    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não acho que tenha problema, mas só o deve fazer se houver necessidade.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Olá doutor minha filha tem 5 meses e tem refluxo ela faz vômito deitada, centada mesmo em pé e não ta querendo tomar a mamadeira toda sigo à tabela da lata até os 4 meses ela tomava normal depois dos 5 ela não tá querendo toma 120 a mais ela gosta de frutas e papinhas estou perdida não sei o q fazer VC pode me ajudar

    ResponderEliminar
  54. Ela fazia acompanhamento com uma pediatra pelo SUS a terceira vez q levei ela outra pediatra q atendeu e falou q ela não estava de baixo peso e não precisava voltar lá mais e ela tomava label domperidona ela falou q acabace pudece parar e ela toma o leite aptamil ar ela vai fazer seis meses dia 15 de abril ela ta com 6,650 esse peso ta bom ontem eu voltei a dar os remédios ela porque acho q depois q parei ela não tava querendo a mamadeira

    ResponderEliminar
  55. Ela fazia acompanhamento com uma pediatra pelo SUS a terceira vez q levei ela outra pediatra q atendeu e falou q ela não estava de baixo peso e não precisava voltar lá mais e ela tomava label domperidona ela falou q acabace pudece parar e ela toma o leite aptamil ar ela vai fazer seis meses dia 15 de abril ela ta com 6,650 esse peso ta bom ontem eu voltei a dar os remédios ela porque acho q depois q parei ela não tava querendo a mamadeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela fica melhor com a medicação acho que pode manter mais um pouco.
      Quanto ao peso, depende sempre da evolução ao longo do tempo, mais do que o valor que tem agora isoladamente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Boa noite Dr.
    Minha filha tem 1 mês e 12 dias, e teve pneumonia, ficou internada 7 dias. No hospital eles só deixavam ela com a cabeça mais erguida. E aqui em casa ela só dorme retinha. Vc acha que tem algum problema não deixar ela mais erguida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que haja problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Boa tarde dr. Hugo
    Tenho uma bebê de 2 meses e 8 dias. Quero comprar um canguru pra poder sair com ela, mas o fabricante indica que seja utilizado por bebês que se sentam sozinhos pra não forçar a coluna. Posso prejudica-lá colocando ela na posição sentada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A maior parte dos cangurus podem ser utilizados por bebés que não se sentam, não me parece que haja problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Oi doctor.meu bebê está com cinco meses e está com anemia moderada. Foi prescrito ferro só que ele ficou com diarréia. Posso continuar com o ferro ou suspenso?

    ResponderEliminar
  59. Oi doctor.meu bebê está com cinco meses e está com anemia moderada. Foi prescrito ferro só que ele ficou com diarréia. Posso continuar com o ferro ou suspenso?

    ResponderEliminar
  60. Oi doctor.meu bebê está com cinco meses e está com anemia moderada. Foi prescrito ferro só que ele ficou com diarréia. Posso continuar com o ferro ou suspenso?

    ResponderEliminar
  61. Oi doctor.meu bebê está com cinco meses e está com anemia moderada. Foi prescrito ferro só que ele ficou com diarréia. Posso continuar com o ferro ou suspenso?

    ResponderEliminar
  62. Oi doctor.meu bebê está com cinco meses e está com anemia moderada. Foi prescrito ferro só que ele ficou com diarréia. Posso continuar com o ferro ou suspenso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode continuar, não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Ola doutor meu bebe tem 1 mes e 10 dias e ele geme muito durante a noite oq pode ser ? Colicas sera? Ele nao chora.

    ResponderEliminar
  64. Ola doutor meu bebe tem 1 mes e 10 dias e ele geme muito durante a noite oq pode ser ? Colicas sera? Ele nao chora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muitas vezes os bebés pequenos fazem esses barulhos.
      Se não chora, em princípio não estará desconfortável e não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Olá dr. Meu filho tem 27 dias e gorfa muito, várias vezes mesmo mantendo ele em pé depois de arrotar, pode ser refluxo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser refluxo, mas se o peso estiver a evoluir bem não precisa de fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Boa noite doutor meu filho tem 10 meses é está com o olhinho bem vermelho e saindo uma coisas amarela e lagrimejando será que é conjutivide.

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Sim, pode ser uma conjuntivite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. Bom dia... meu filho tem 4 meses e seis dias e a moleira dele esta bem pequna, o pediatra disse 1x1 cm , mas que não há problema devido a cabeça estR crescendo, ele nasceu com 35 cm m e esta com 42... isso é norma

    ResponderEliminar
  67. Bom dia... meu filho tem 4 meses e seis dias e a moleira dele esta bem pequna, o pediatra disse 1x1 cm , mas que não há problema devido a cabeça estR crescendo, ele nasceu com 35 cm m e esta com 42... isso é norma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a cabeça está a crescer como deve e o desenvolvimento está bem não me parece preocupante, manteria apenas a vigilância.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Boa tarde doutor!
    Queria uma ajuda sobre o peso da minha princesa.ela nasceu com 3,900kg e 52cm. Quando sai da maternidade ela estava com 3,600kg. Com 10 dias fomos para sua primeira consulta,ela tinha ganhado 400 gramas. A pediatra disse q estava ótimo que era pra eu continuar do msm modo e me aconselhou da bastante peito(foi o que fiz). So que quando fomos para a próxima consulta ela estava com 1 mês e 23 dias e já estava com 6,035kg. A outra pediatra brigou comigo para ela estava bem gordinha e falou p eu diminuir a mamada e foi o que fiz, comecei a contar os minutos q ela mamava e no máximo com 10 minutos tirava ela do peito e de 3 em 3 horas. Ela sempre chora quando tiro. Agora dia 30 fui leva la para vacinar e pedi p pesar ela, esta com 7,200kg e 62cm (com 3 meses e 6 dias) e não sei mais o que fazer pra segurar esse peso. Poderia me da dicas, ela so mama peito. E qual o tempo máximo que um bebe pode ficar sem mamar? Meu marido quer que eu de de 5 em 5 ou 4 horas,mas acho q é muito tempo sem se alimentar e dou de 3 e em 3. Dia 12 agora ela tem outra consulta, vou ouvir de novo. rsrs obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como está só com leite materno não precisa de se preocupar, porque depois o peso vai regularizar. Acho que deve amamentá-la quando ela tiver fome, não me parece muito lógico estar a cortar ao leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Olá doutor Boa tarde.por favor me tire uma dúvida meu bb está fazendo 3 meses hoje e uns 15 dias atrás eu tenho reparado que quando coloco ele em pé a moleira dele fica um pouco funda e deitado fica inteiramente normal. Isso pode ser algum problema? Desde já agradeço

    ResponderEliminar
  70. Olá doutor Boa tarde.por favor me tire uma dúvida meu bb está fazendo 3 meses hoje e uns 15 dias atrás eu tenho reparado que quando coloco ele em pé a moleira dele fica um pouco funda e deitado fica inteiramente normal. Isso pode ser algum problema? Desde já agradeço

    ResponderEliminar
  71. Olá doutor Boa tarde.por favor me tire uma dúvida meu bb está fazendo 3 meses hoje e uns 15 dias atrás eu tenho reparado que quando coloco ele em pé a moleira dele fica um pouco funda e deitado fica inteiramente normal. Isso pode ser algum problema? Desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Isso é perfeitamente normal, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Dr.
    Meu neto estava de 6 meses estava deitado de barriga pra cima e meu marido foi pegá-lo e acabou pegando de mal jeito. Colocou a mão por baixo do bumbum e levantou para colocá-lo de bruços no peito Mas o bumbum foi primeiro que o resto do corpo. Ele não chorou nem nada. Isso pode causar lesão na coluninha dele???

    ResponderEliminar
  73. Dr.
    Meu neto estava de 6 meses estava deitado de barriga pra cima e meu marido foi pegá-lo e acabou pegando de mal jeito. Colocou a mão por baixo do bumbum e levantou para colocá-lo de bruços no peito Mas o bumbum foi primeiro que o resto do corpo. Ele não chorou nem nada. Isso pode causar lesão na coluninha dele???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele não chorou e está com o comportamento habitual não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Dr. Hugo. O meu bebé tem 8 meses (e uma semana) e ainda não tem sustentabilidade para permanecer sentado sem apoio. Será normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente só é considerado um sinal de alarme não se aguentar sentado aos 9 meses, mas se com essa idade ele ainda não se aguenta acho que devia marcar uma consulta para ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  76. Boa noite Dr. Hugo.

    Meu nome é Paulo, eu e minha esposa tivemos uma linda menina, a Carolina.

    Minha dúvida é a seguinte:
    Gosto de pegar ela levantando as pernas segurando os dois pezinhos com uma mao, e com a outra passar pelas costas ate chegar a cabeça , e assim levantar ela, pode isso?

    A outra dúvida:
    Ela é muito ativa e gosta de fica de pé, estimo assim ela a andar, segurando pelos ombros . Tem problemas com isso? Na coluna ou perninha??

    Att
    Paulo Omar

    ResponderEliminar
  77. Desculpe, esqueci de mencionar. A Carolina tem 2 meses.

    Att
    Paulo Omar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Desde que ela esteja confortável e não chore pode fazer as duas coisas, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Boa noite! Minha filha tem 8 meses gostaria de saber se já posso oferecer para ela a mesma alimentação de adultos ela já come papas frutas .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Até aos 12 meses os bebés não devem comer comidas com sal, pelo que se calhar ainda é cedo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Doutor meu bebê tem 3 meses gosta de ficar no colo só sentado ou em pé, deitado só pra mamar e olhe lá, quando sento ele com apoio de travesseiro, ou no bebê conforto ele fica levantando a cabeça, e se der as mãos ele fica em pé, e se segurar nis ombros ele dá até passinhos, mas sempre vem uma mãe,dizer que vai fazer mal pra coluna, e que ele vai ficar com as pernas tortas.isso é vdd?devo parar,ou posso continuar?

    ResponderEliminar
  80. Doutor meu bebê tem 3 meses gosta de ficar no colo só sentado ou em pé, deitado só pra mamar e olhe lá, quando sento ele com apoio de travesseiro, ou no bebê conforto ele fica levantando a cabeça, e se der as mãos ele fica em pé, e se segurar nis ombros ele dá até passinhos, mas sempre vem uma mãe,dizer que vai fazer mal pra coluna, e que ele vai ficar com as pernas tortas.isso é vdd?devo parar,ou posso continuar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é verdade, pode continuar, desde que ele esteja confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  81. Dr. primeiro parabéns pelo blog, tenho um bebê de três meses e temos percebido que a cabecinha dele não está redonda na parte de trás, está achatada e ele só dorme de barriga pra cima, não gosta de ficar de lado,chora, o que isso pode gerar? Como posso fazer? Com o tempo isso pode melhorar?

    ResponderEliminar
  82. Dr. primeiro parabéns pelo blog, tenho um bebê de três meses e temos percebido que a cabecinha dele não está redonda na parte de trás, está achatada e ele só dorme de barriga pra cima, não gosta de ficar de lado,chora, o que isso pode gerar? Como posso fazer? Com o tempo isso pode melhorar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio deve ser mesmo da posição. Se for o caso, tem tendência a melhorar com o tempo, principalmente a partir dos 6-7 meses, quando ele se sentar sozinho.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Dr meu bebe tem 1 mês e 15 dias e birra pra ficar sentado ou em pé, e ama dormir de bruço, alguma dessas coisas pode fazer mal pra ele??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, dormir de bruços aumenta o risco de morte súbita e deve ser evitado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Dr. Boa tarde. Meu bebê tem 4 meses e 11 dias, desde os 2 acorda às vezes de hora em hora, às vezes de duas em duas. Só mama no peito. Seu peso está normal, geralmente ganha um quilo por mês. Fome ou hábito? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como acorda com tanta frequência e o peso está bem, o mais provável é que seja mesmo um hábito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. Olá, boa noite, como está? Tenho uma bébé com 4 meses e o médico disse-me que poderia começar a dar -lhe sopa. Fiz uma sopa simples, apenas com batata, cebola e abóbora e um pouco de azeite,mas quando lha tento dar, a minha filha chora imenso. Estarei à fazer algo errado? Como fazer com que ela goste? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  86. Olá, boa noite, como está? Tenho uma bébé com 4 meses e o médico disse-me que poderia começar a dar -lhe sopa. Fiz uma sopa simples, apenas com batata, cebola e abóbora e um pouco de azeite,mas quando lha tento dar, a minha filha chora imenso. Estarei à fazer algo errado? Como fazer com que ela goste? Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Provavelmente é mesmo pela novidade, pelo que deve ir insistindo (sem massacrar). Se vir que mesmo assim não resulta pode experimentar trocar a batata por batata doce, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. oi doutor bom dia lendo o seu comentario anteriores ja ahem muitas respostas para algumas perguntas so para complementar meu bb de 4 meses ele ja quer comer posso começar por um mamao amassado ou papinha d sal pbrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode começar, mas o ideal é ser mais perto dos seis meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Dr. Meu BB tem 7 meses e meio e não senta sem apoio e qndo tento sentar, ele cai p um dis lados. No sofá, qndo ele cai p frente, ele consegue levantar sozinho. Até q idade não devo me preocupar? É normal? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, pode ser normal, mas se até aos oito meses não se sentar acho que devia ser observado, para confirmar que está tudo bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  89. Dr minha bebe tem 8 meses e nao srnta sozinha e nao gosta q coloque ela sentada. Ja levei em ortopedista e neuro e falam q ela é saudavel.agora ela faz fisio. Estou aflita con essa demora. Mas ela ja searrasta na casa toda e faz forca p ficar em pé. E ela nao coloca a planta do pe no chao fica apenas na ponta do pe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se já foi vista por um neuropediatra é um ortopedista e eles viram que está tudo bem, provavelmente é mesmo uma questão de tempo, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Olá Dr.boa noite.tudo bem? começo por parabeniza-lo pelo blog.
    Queria saber, minha filha começou assistir TV apartir de 1 mes e 15 dias (desenhos animados) isto constituí algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade não é o estímulo mais adequado. Penso que é melhor que ela esteja convosco, a ouvir a vossa voz e com o vosso contacto físico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  91. Ola meu bebe de 1 mês esta com sapinho é perigoso?
    E tbm apareceu umas manchas na parte intima.

    ResponderEliminar
  92. Ola meu bebe de 1 mês esta com sapinho é perigoso?
    E tbm apareceu umas manchas na parte intima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é perigoso, é uma situação muito comum. Tem que lhe dar um antifúngico e colocar também um antifúngico na zona da fralda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  93. Boa tarde Dr. Eu tenho uma filha de 3 meses e 1 semana gostaria de saber se posso da um suquinho de laranja lima porque disseram que e bom , outra duvida tbm e se posso colocar ela meio sentada no carrinho....obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bomd ia,

      Pode começar a colocá-la meio sentada, mas o suco não me parece muito boa ideia, porque ela ainda é pequena.
      Cumprimentos

      Eliminar
  94. Olá doutor gostaria de tirar uma dúvida?? Existe leite do peito fraco? Minha bebé tem 1 mês e 20 dias desdo dos 5 dias uso Aptamil1 para complementar com o peito... Meu peito não fica empedrado e o dia que eu não dou o Aptamil ela passa hrs e hrs no peito,,, será que eu não tenho leite o suficiente,ou o meu leite não sustenta? Se eu tento tirar com a bombinha manual da Lolly so sai 10 ml do peito esquerdo e 40 do peito direito, queria dar so leite materno mas as vezes preciso sair e deixar ela com minha mãe e não consigo tirar mais que isso só meu peito,,, o que devo tomar para aumentar a produção de leite ? E sustentar mais ela me ajuda por favor obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O leite materno é sempre bom, mas por vezes os bebés não tiram a quantidade suficiente. Deve tentar que ela mame mais vezes para estimular a produção e pode também tomar algum suplemento com silimarina, para aumentar um pouco a produção de leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  95. Olá doutor, meu filho tem 3 meses e 6 dias e ele só quer que eu fique com ele em pé. Eu sento e ponho ele sentadinho no meu colo e ele chora, quando eu levanto ele para de chorar. O que eu faço? Me ajude!!! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ele quer estar a pé deixe-o ficar assim, não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  96. Oi Dr Hugo estou preocupada meu bebê tem 4 meses ele tem umas landras na cabeça uns caroço eu perguntei a médica dele ela perguntou se ele tinha febre eu falei que não ele é muito saudável graças a Deus mas isso mim deixou preocupada será que é normal todo bebê tem isso devo mim preocupa mim Ajude
    Deste já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se forem menores do que 1cm não se preocupe, é normal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  97. Boa noite Dr. minha bebê tem 2 meses, e ela é prematura de 35 semanas nasceu de 2,50 kg faz refluxos, está mamando exclusivamente leite materno, mais a licença de maternidade está terminando, e quero começar a dar o nutriben fui a farmácia e encontrei o nutriben Natal anti- regugitação ou refluxos, fiquei surpresa mais feliz, será que ela vai mesmo parar de fazer refluxos?

    ResponderEliminar
  98. Olá Queria saber se tem problema sentar o bebê minha filha tem 2 meses e desde 1 e meio meu marido segura ela no colo de forma a ficar sentada com pescoço meio caído pra frente eu canso de falar pra não fazer isso pq ela é molinha e prejudica a coluna. Será que ela vai ter algum problema na coluna por causa disso??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  99. Boa noite Doutor, minha filha nasceu prematura de 35 semanas, 2,50 kg, tem agora 2 meses de vida, e 1 mês de idade corrigida, gostaria saber o seguinte: quando devo furar as orelha dela para usar brincos? E qual o procedimento a seguir? Com essa idade já pode usar turbante? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A decisão de furar as orelhas é pessoal, deve ser tomada apenas por vocês, desde que seja num estabelecimento que garanta a esterilização dos materiais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  100. Boa tarde,
    Tenho uma bebe que faz 5 meses na próxima semana e faz coco poucas vezes, embora nao note que ela sofra com isso. Ao fim de 4dias sem evacuar, costumo por bebegel q tem sido muito eficaz. Apesar disso, gostaria de saber se supositorios de glicerina sao igualmente eficazes e se algum dos dois torna o intestino "preguiçoso".
    Outra questao: recentemente apanhou o habito de xuxar no labio inferior (nao usa chupeta). Isto é prejudicial ao desenvolvimento do labio/boca? Devo contrariar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Só precisa de colocar o bebegel ou o supositório de glicerina (são semelhantes) se a sua filha estiver desconfortável.
      Quanto a chuchar no lábio, é algo perfeitamente normal e não precisa de contrariar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  101. Coloco meu BB de 24 dias sentado no carrinho ele fica quietinho, tem algum problema nisso?

    ResponderEliminar
  102. Boa tarde Dr.Hugo,parabéns pelo blog. Bem tenho um garoto de 2meses que sofre muito com gases e fica muitos dias sem fazer cocô. Dou erva doce,Lima pra auxiliar mais ainda fica 4dias sem fazer cocô é normal? Posso fazer algo pra ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Experimente dar-lhe umas gotas de simeticone, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  103. Boa tarde. Gostaria de saber a partir de q mês pode tomar banho de piscina e ir a praia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é ir à praia só a partir dos 12 meses, mas a piscina pode ser antes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  104. Olá Dr., como vai?

    É normal q a minha bebé com cinco mesitos já ter dentes? Ela já senta, e agora so gosta de querer ficar de pé, ela nasceu com 5.100g e agora dia 15 deste mês (Março), fez cinco meses e está com 10.900g, mas graças à Deus esta muito muito bem e só agora à 1 semana é que comecei a dar-lhe comidas solidas, visto q para ela o biberão e o peito só, não chegava mais.
    O que eu mais queria saber do Dr, é ; quantas vezes ao dia poderei lhe dar de comer na realidade, visto que eu estou a dar 5 vezes.

    ResponderEliminar
  105. Olá doutor
    Minha filha tem dois meses e meio já poço coloca lá sentada ela as vezes de bruços sustenta o pescoço . O que devo fazer.

    ResponderEliminar