A partir de que idade é que se pode começar a colocar os bebés sentados?

A partir da idade que quiser...
No entanto, é importante perceber que os bebés só têm capacidade para se aguentar sentados sozinhos a partir dos 6 meses, pelo que antes disso é sempre fundamental colocar alguns apoios (almofadas) por trás e de lado.
Há muitas vezes a ideia (errada) de que quando se começa a sentar os bebés pequenos a coluna pode "entortar" porque é "muito frágil". Isso não é verdade nem tem nenhum tipo de fundamento, pois tal como para tudo o resto, se ele estiver desconfortável vai chorar e aí os pais pegam nele ao colo. 
De qualquer forma, volto a frisar que se calhar antes dos 4-5 meses ele não vai achar grande piada, pois não tem equilíbrio nem força muscular suficiente para se aguentar de forma mais ou menos estável.
A partir dessa idade pode e deve ir sentando, para ajudar a conquistar o equilíbrio necessário e, a partir do momento em que se começa a aguentar sozinho (em regra, por volta dos 7 meses, embora os livros digam 6 meses), ele próprio não vai queres ficar deitado, pelo que já vai ser ele a "mandar".
Por fim irá aprender a gatinhar ou andar e, a partir dessa altura, só vai querer estar no chão. Como vê, é tudo muito rápido, portanto tente aproveitar ao máximo todas as etapas e não perca muito tempo com preocupações sem fundamento!

Etiquetas: