Os bebés devem dormir na cama dos pais?

Não!
Apesar de haver algumas teorias mais "fundamentalistas" do aleitamento materno que defendem que os bebés devem dormir ao lado da mãe, na mesma cama, para se irem "servindo" quando tiverem fome, essa não é a prática mais recomendada.
Hoje em dia há bastantes estudos que demonstram que essa opção é um factor de risco para o Síndrome da Morte Súbita do lactente (ver post sobre esse assunto), o que é, só por si, suficientemente forte para desaconselhar esta prática. Não se sabe muito bem o porquê desta associação, mas é algo que se vai observando com frequência e de forma bastante consistente.
Claro que há bebés mais difíceis para dormir e o facto de estarem na cama dos pais acaba por funcionar bastante bem porque eles adormecem melhor, mas geralmente para os pais isso não facilita muito a vida, pois acabam por dormir mal com medo de se virarem para cima do bebé.
Por outro lado, também concordo que é muito agradável sentirmos os nossos filhos ao nosso lado, mas isso pode-se fazer de manhã, durante um bocadinho e não é preciso que se faça durante a noite, enquanto dormem.
Cada um tem o seu espaço e acho que isso deve ser respeitado logo desde o nascimento, até para não abrir precedentes que mais tarde são muito difíceis de ultrapassar!

Etiquetas: