Translate

Etiquetas

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Quando os bebés são pequenos pode-se partir os supositórios para a dose ser menor?

Não!
Esta é uma ideia errada que se vai mantendo de forma mais ou menos constante (vá-se lá saber porquê), mas que é fundamental clarificar.
A distribuição do medicamento ao longo do supositório pode não ser uniforme, pelo que nunca sabemos quanto é que estamos a tirar ao certo quando o cortamos. Ao cortar metade, pode até não retirar medicamento quase nenhum ou então retirá-lo todo. Para além disso, a própria medição de cortar um terço ou um quarto do supositório é um pouco "a olhómetro" e com muito pouco rigor.
Assim, a melhor opção é mesmo utilizar um xarope em vez do supositório, particularmente nos bebés pequenos, pois só assim conseguimos calcular ao certo a dose de medicamento que estamos a dar.
Já agora, outro conselho: não utilize como medida uma colher "de café", "chá", "sobremesa" ou "sopa", porque os faqueiros são todos diferentes. O ideal é utilizar uma seringa para medir ao certo a quantidade de xarope e não correr o risco de dar a mais nem a menos. O trabalho que dá é o mesmo, mas acaba por ser muito mais fiável.

7 comentários:

  1. Boa noite Dr
    A minha filha tem 6 anos e em setembro do ano passado foi operada no ULSAM aos ouvidos nariz e garganta. Desde ai que sempre que apanha frio ou se molha fica com bastante tosse. Está a mais de uma semana com tosse, as vezes faz febre. Tenho lhe dado xarope e não resulta. Também noto que quando faz algum esforço como correr fica com bastante tosse.
    O que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se essas queixas são só de agora, acho que devia levá-la ao médico assistente dela para ser observada e auscultada e perceber se é tudo do nariz ou se os pulmões também estão afectados. De qualquer forma, penso que pode ir tentando dar-lhe um anti-histamínico, para ver se ajuda a "secar" o nariz.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Este problema da Mariana acontece desde a cirurgia. É uma constante, umas vezes melhor outras pior. Será que posso marcar uma consulta para si?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Claro que sim, sem problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Qual o telefone para marcar a consulta? O meu mail e susvnc@gmail.com. Se puder mandar para o mail o telefone para poder marcar a consulta agradeço.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Hoje disseram-me que o supositório devia ser colocado com a parte lisa e não com a parte afiada. Isto é verdade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, deve ser colocado com a parte lisa para a frente.
      Cumprimentos

      Eliminar