Quando os bebés são pequenos pode-se partir os supositórios para a dose ser menor?

Não!
Esta é uma ideia errada que se vai mantendo de forma mais ou menos constante (vá-se lá saber porquê), mas que é fundamental clarificar.
A distribuição do medicamento ao longo do supositório pode não ser uniforme, pelo que nunca sabemos quanto é que estamos a tirar ao certo quando o cortamos. Ao cortar metade, pode até não retirar medicamento quase nenhum ou então retirá-lo todo. Para além disso, a própria medição de cortar um terço ou um quarto do supositório é um pouco "a olhómetro" e com muito pouco rigor.
Assim, a melhor opção é mesmo utilizar um xarope em vez do supositório, particularmente nos bebés pequenos, pois só assim conseguimos calcular ao certo a dose de medicamento que estamos a dar.
Já agora, outro conselho: não utilize como medida uma colher "de café", "chá", "sobremesa" ou "sopa", porque os faqueiros são todos diferentes. O ideal é utilizar uma seringa para medir ao certo a quantidade de xarope e não correr o risco de dar a mais nem a menos. O trabalho que dá é o mesmo, mas acaba por ser muito mais fiável.

Etiquetas: