Quando se deve furar as orelhas à crianças?

Apesar de esta não ser uma questão estritamente "médica", é um assunto que muitas vezes os pais perguntam nas consultas.
Como seria de esperar, não existe propriamente uma idade certa a partir da qual se possa furar as orelhas às crianças, mas é importante ter em atenção alguns princípios.
O primeiro (e o mais óbvio de todos) é escolher o local onde se vai fazer. Tem que ser um estabelecimento que garanta a higienização correcta dos aparelhos e utensílios, para não se correr o risco de transmissão de doenças.
Em segundo lugar, temos o comportamento da criança. Aqui acho que as idades mais precoces acabam por ser mais "fáceis", pois dão menos luta e mexem-se menos. Há inclusivamente locais onde furam as orelhas às bebés logo ao nascimento, precisamente porque é mais fácil nessa altura. No entanto, furar as orelhas em bebés pode ter um problema, que se prende com o alinhamento dos furos. Não se consegue prever com exactidão como é que as orelhas vão crescer com o tempo, o que pode vir a desalinhar os brincos. Apesar de geralmente isso não se revelar um grande problema, há alguns casos em que a diferença é notória, o que pode condicionar problemas estéticos. 
Por fim, uma palavra apenas em relação às alergias. Mesmo os brincos de ouro, que têm muito menos probabilidade de fazer reacção, podem provocar algumas alergias, pois quando se fura a orelha vai-se permitir que o seu interior contacte com um metal com o qual não é suposto contactar. Uma coisa é esse contacto acontecer na pele, outra é através de estruturas internas da própria orelha, o que pode aumentar bastante o risco de alergias.
Assim, não há propriamente nenhuma indicação "formal" sobre a idade certa, pelo que acho que esta acaba por ser uma decisão muito pessoal. No entanto, o importante é ter algum conhecimento e pesar os "prós" e os "contras" das diferentes opções e, a partir daí, decidir da forma que lhe parecer mais acertada. Uma coisa é certa: a sua filha vai continuar a ser a bebé mais bonita do mundo, com ou sem brincos!

Comentários

  1. Furei a orelha da minha filha com 2meses e 13 dias furar antes dos 3 meses tem algum problema? Levei ela em uma farmcia e eles furaram com o brinco proprio da farmácia que elês vendem ! Gostaria de saber se prejudica na audição da criança furar antes ??? Obrigada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não tem mal nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário