Translate

Etiquetas

terça-feira, 8 de julho de 2014

Vacina contra o meningococo B - NOVIDADE

Saiu este mês para o mercado português uma nova vacina (nome comercial - Bexsero), que previne contra as meningites provocadas por uma bactéria chamada meningococo B.
É uma doença muito agressiva, que muitas vezes tem um mau prognóstico, pelo que me parece extremamente positivo conseguir preveni-la através de uma vacina.
O único "inconveniente" é o preço, que actualmente é de cerca de 98€ por cada dose mas, no meu entender, trata-se de um bom investimento na saúde das nossas crianças, sempre que for possível realizá-lo.
O esquema de administração varia consoante a idade de criança, conforme está descrito na tabela que apresento a seguir.


Em caso de dúvida, converse com o médico assistente do seu filho sobre esta importante vacina, pois acho que será a pessoa mais adequada para o poder aconselhar.

276 comentários:

  1. Recomenda a vacina aos seus doentes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, recomendo.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Bom dia,
      Face às recentes notícias que relacionam a toma da vacina Bexsero com a morte de uma criança e outros dois casos de risco de vida, continua a ser recomendável dar esta vacina? Nós íamos dá-la à nossa filha, que tem agora três meses, mas, perante estas notícias, recuámos. Agora não sabemos o que fazer: dar, aguardar pelos 7 meses para começar a dar na expectativa de que até lá alguém se pronuncie sobre estes casos, ou não dar de todo...
      Obrigada, doutor.

      Eliminar
    3. Boa tarde
      na questão da vacina. Eu dei a 1ª dose aos meus filhos. Um com 5 anos e outro com 7 anos. ia dar a 2ª dose na terça mas adiei devido às noticias. Estou confusa. Se já não quiser dar a 2ª dose da vacina poderei faze-lo? Obrigada

      Eliminar
    4. Boa tarde
      na questão da vacina. Eu dei a 1ª dose aos meus filhos. Um com 5 anos e outro com 7 anos. ia dar a 2ª dose na terça mas adiei devido às noticias. Estou confusa. Se já não quiser dar a 2ª dose da vacina poderei faze-lo? Obrigada

      Eliminar
    5. Boa tarde Nikita,

      Penso que pode e deve dar a vacina, pois o infarmed já se pronunciou que não há associação da vacina com o caso.
      Cumprimentos

      Eliminar
    6. Bom dia Doces e Doçuras,

      Pode decidir não dar a segunda dose, mas não me parece a melhor opção, até porque o infarmed já esclareceu que não há associação entre a vacina e o caso que foi noticiado.
      Cumprimentos

      Eliminar
    7. Ola, Boa Tarde Doutor. ´
      Em 1º lugar quero dar-lhe os parabéns por este blog e agradecer a sua disponibilidade.
      Tenho um bébé com 20 meses e desde ontem esta a fazer pouco xixi. De manha normalmente a fralda esta carregada e hoje de manha não tinha quase nada e hoje durante o dia fez mesmo mto pouco. Ele não tem mais nenhum sintoma, não tem febre. Gostaria de saber a sua opinião. Muito obrigada.

      Eliminar
    8. Bom dia,

      Se não tem mais queixas é provável que não tenha significado, mas se a situação se mantiver acho que deveria fazer uma análise de urina.
      Cumprimentos

      Eliminar
    9. Boa noite Dr.,
      a Madalena tem 3 meses e 3 semanas e hoje levou a vacina Bexsero ás 15h30 (tinha colocado um Ben-u-ron 125 às 14h30, como indicado pela pediatra).Não tem febre - temperatura rectal de 36,5ºC.
      Está muito sonolenta, mesmo muito. É normal?

      Obrigado pelo seu tempo e disponibilidade.

      Marta

      Eliminar
    10. Boa tarde,

      Sim, é relativamente comum isso acontecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde, ouvi dizer que esta nova vacina só tem efeito durante 4 anos, é verdade? E há efeitos secundários, e qual a eficácia da vacina? O meu bebé é seguido no CS e como não têm muita informação tenho estas duvidas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não há nenhuma indicação em relação à duração da imunidade (inclusivamente pensa-se que possa ser tão longa que dispense o reforço quando dada depois dos 2 anos).
      Quanto aos efeitos secundários, são semelhantes aos das outras vacinas: reacções locais e, por vezes, febre e alguma "irritabilidade".
      Relativamente à eficácia, nos estudos exigidos pelo infarmed, ela demonstrou ser capaz de estimular a produção de anticorpos contra o meningococo B em quantidade protectora, portanto isso acaba por garantir a eficácia.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. E aqui estamos nós em mais um grande negócio destas máfias que adoram disfarçar-se de bonzinhos e defensores de Crianças e Mulheres quando o que lhes querem fazer é roubar, adoecer e matar enquanto são vistos pelos ignorantes como bons profissionais de saúde e exemplos sociais, quando não passam de bestas e subversores!!!

      “A eficácia da vacina – próxima dos 80% na Europa (em Portugal não há dados) – é considerada boa, mas o preço (98 euros por dose) será certamente a próxima dor de cabeça de muitas famílias.”

      “A Comissão de Vacinas, órgão da Sociedade de Infecciologia Pediátrica (SIP) e da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), admite a sua administração a lactentes, crianças e adolescentes.“

      Esta vacina chama-se Bexsero, foi desenvolvida pela Novartis, e a sua eficácia é no mínimo suspeita, pois ao contrário do que andam a publicitar, a vacina não protege as crianças vacinadas contra todas as estirpes meningocócitas do grupo B, e continuam mais uma vez a enganar as pessoas com dados estatísticos manipulados!

      “Não se prevê que Bexsero proporcione proteção contra todas as estirpes meningocócicas do grupo B circulantes (ver secção 5.1).”

      “Não existem dados acerca da utilização de Bexsero em indivíduos com resposta imunológica
      diminuída. Nos indivíduos imunocomprometidos, a vacinação poderá não resultar numa resposta de anticorpos protetores.“

      “O risco potencial de apneia e a necessidade de monitorização respiratória durante 48 a 72 horas deverão ser considerados quando a imunização primária for administrada a lactentes muito prematuros(nascidos antes das 28 semanas de gestação) e particularmente nos casos de histórico prévio de imaturidade respiratória. Uma vez que as vantagens da vacinação são altas neste grupo de lactentes, a vacinação não deve ser suspensa nem adiada”

      Em relação a este risco potencial de apneia e a necessidade de monitorização respiratória, faz-me lembrar o último caso do bebé que morreu no infantário após ter sido vacinado, lembram-se desse caso? Onde é que está a monitorização? Eles querem lá saber se a criança adoece ou morre após ter sido vacinada, acabam por ficar sempre impunes, são sempre os inocentes neste cenário e os Pais e as Crianças é que são os culpados por acreditarem cegamente nos seus médicos!

      Como é possível admitirem que as vantagens da vacinação são altas neste grupo de lactentes, com imunidade delicada pois nasceram antes das 28 semanas de gestação, quando logo em cima admitem que não existem dados acerca da utilização de Bexsero em indivíduos com resposta imunológica diminuída e por isso nos indivíduos imunocomprometidos, a vacinação poderá não resultar numa resposta de anticorpos protetores.

      Mas o cenário não se fica por aqui, é pior, continuemos:

      “É utilizada canamicina no processo inicial de fabrico, sendo removida nas fases finais do fabrico. Caso presente, o nível de canamicina na vacina final é inferior a 0,01 microgramas por dose.”

      Sabem o que é a canamicina/Kanamicina? Canamicina é um antibiótico da família dos aminoglicosídeos, isolada de Streptomyces kanamyceticus. Sua utilização caiu em desuso devido ser muito tóxica dentre os fármacos de seu grupo e seu espectro de ação limitada. Não é mais produzida no Brasil. A kanamicina e a neomicina são atualmente as piores drogas ototóxicas,


      canamicina3
      apneia

      Agora já sabem de onde vem o risco potencial de apneia que o póprio folheto informativo da vacina admite! E se existe esse risco potencial de apneia, como podem ver, é por causa da existência da canamicina nas vacinas, por isso quando afirmam que a canamicina é removida na fase final de fabrico estão-vos literalmente e descaradamente a mentir, pois de outra forma não existiria o risco potencial de apneia!


      canamicina
      canamicina é altamente tóxica

      canamicina2
      canamicina não tem nenhuma vantagem terapêutica!

      A pergunta mais importante que se coloca é: Se a canamicina já não é usada na produção de fármacos por ser altamente tóxica e por não apresentar nenhuma vantagem terapêutica, porque razão usaram-na para o fabrico desta vacina?

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Em primeiro lugar deixe-me esclarecer-lhe que acho que toda a gente tem direito a sua opinião e até sou muito democrático.
      Nesse sentido, sempre achei que fundamentalismos são claramente um erro e que tentarmos "impingir" opiniões pessoais, baseadas apenas na presunção de que somos muito mais inteligentes do que a maioria das outras pessoas e que só nós é que percebemos verdadeiramente o que se passa é um perfeito disparate. Se alguem e o único (ou quase) a ter uma opinião diferente sobre determinado assunto, e mais provável que seja essa pessoa a estar errada do que a maioria das outras...
      Posto isto, vou tentar responder às suas questões, salvaguardando que nunca tive nem quero ter nenhuma ligação a qualquer laboratório farmaceutico, de forma a poder manter a isenção das minhas opiniões. Estou perfeitamente convencido que só assim faz sentido exercer a minha profissão, que tem que colocar a ciência à frente de qualquer interesse financeiro que, obviamente, existe de forma muito marcada nesta área. Contudo, se só acreditarmos na teoria da conspiração, o conhecimento não evolui, porque em última análise tudo pode ser questionado. Temos que acreditar na idoneidade das pessoas e das instituições que fazem investigação, sob pena de ficarmos estagnados e nao acompanharmos a evolução dos tempos.
      Aqui ficam alguns esclarecimentos:
      - a vacina não previne contra todas as estirpes circulantes de meningococo B, mas prevê-se que essa cobertura na Europa seja de cerca de 78%, o que é um valor claramente positivo
      - só quem nunca viu uma doença destas e alguém a morrer em poucas horas e que pode lidar "de ânimo leve" com este assunto; concordo que isso também condiciona a nossa opinião (médicos), mas é impossível de apagar da memória algumas situações pelas quais passamos
      - a canamicina e ototoxica quando ultrapassa determinada concentração no sangue, pelo que a sua presença virtual ou residual não comporta riscos; mesmo que o fizesse, é um fármacos ototoxico (como bem referiu), o que quer dizer que pode afectar a audição e não provocar apneias (não percebi a relação que estabeleceu)
      - o risco de apneia é muito baixo e apenas para grandes prematuros, dai a recomendação de vigilância clínica mais apertada, o que faz todo o sentido
      Logicamente, por vezes acontecem alguns imponderáveis e ninguém consegue garantir que todos os outros riscos sejam zero, pois como a palavra indica, são situacoes que podem acontecer sem se poderem prever. De qualquer forma, todos os estudos exigidos pela agência europeia do medicamento e pelo infarmed atestam uma alta segurança, pois se não fosse assim, a vacina não teria sido aprovada.
      Não acho que esta vacina seja obrigatória ou absolutamente imprescindível de momento, mas volto a reforçar a minha ideia de que, se possível do ponto de vista econômico, deve ser claramente ponderada, pois previne uma doença que pode ser muito grave.
      Por fim, uma palavra apenas para o facto de no seu comentário ter apelidado alguns profissionais de saúde como "bestas". Não sei se isso terá por trás alguma experiência pessoal da sua parte e, mas também reconheco que em todas as áreas há bons e maus profissionais, mas essa sua afirmação é apenas um exemplo de má educação e um preconceito. Como decerto sabe, os preconceitos são ideias preconcebidas sem nenhum tipo de juízo critico, o que me parece muito pouco coerente com o seu discurso... Não vou voltar a alimentar nenhum tipo de polêmica ou discussão pessoal, pelo que qualquer comentário deste teor ofensivo que o o Sr publique neste blogue será imediatamente apagado. A discussão é sempre positiva, mas quando se ultrapassam os limites da convivência saudavel, passa a ser dispensável. É a minha opinião...
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Viva,
    Com que idade aconselha que seja administrada esta vacina?
    Tenho uma criança com 7 meses: faço-o quanto antes, ou posso esperar um pouco?

    O Dr. dá consultas em Lisboa? Se sim, onde?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A vacina pode ser dada em qualquer idade. Na minha opinião, mal seja possível dá-la deve fazê-lo, porque adiar a vacina implica também adiar a protecção.
      Em relação às consultas, só trabalho mesmo em Viana do Castelo, lamento.
      Cumprimentos e felicidades,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  4. Boa tarde Dr Hugo,
    questiono relativamente ao número de doses a administrar da Bexsero.
    A pediatra das minhas amigas aconselhou 3 doses, a minha pediatra falou em 4 doses. O Tomás tem 8 meses e já tomou a Bexsero aos 5 e aos 7 meses.
    Ajuda-me a compreender a discrepância ? Muito Obrigada
    Tânia Pinheiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O que está recomendado é um esquema de 3 doses + 1 reforço quando a vacinação se inicia antes dos 6 meses, como é o caso do seu filho. Só seria 2+1 se iniciasse depois dos 6.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Bom dia Dr Hugo
    Em primeiro lugar agradeço este blog que me ajudou quando estava quase "desesperada" quando o meu filho era mesmo pequeno.
    Ele tem agora 2 meses e 2 semanas e só nesta semana descobri em conversa com amigas que aos 2 meses ele já poderia ter sido vacinado com algumas vacinas fora do plano de vacinação. A questão é que ninguém me informou de tal e por isso recorri a um pediatra.
    Ele recomendou Prevnar e Besxero e eu, porque o bebé está em contacto permanente com outras crianças falei da Rotateq, tendo ele dito que se eu pudesse suportar valor poderia dar.
    A questão é que tenho as 3 vacinas para os 3 meses, e gostaria de saber se podem ser dadas todas no mesmo dia??
    Muito obrigada,
    Rute Araújo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A prevenar e a bexsero podem ser dadas em conjunto, mas para a rotateq não existem dados escritos sobre essa associação, pelo que acho que deveria dá-la noutra altura (1-2 semanas antes, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde

    Ontem o meu filho toou a Bexsero e reagiu muito mal. Ficou muito irritado e muito sonolento ao mesmo tempo. Fez febre e perdeu apetite. É normal?
    Por quanto tempo estes sintomas se podem manter?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, essa reacçao pode acontecer é geralmente dura 1-2 dias, excepto a sonolência que pode durar um pouco mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa tarde,
    Sabe se está previsto algum tipo de apoio a bexsero? (se irá ser comparticipada)
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Que eu saiba não está nada previsto, nem me parece que vá estar num futuro próximo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde DR,
    O meu bebé tem agora três meses e amanhã vou dar esta vacina. Estou com algum receio quanto ao efeitos secundários, mas de certa forma ao ler os seus comentários deixou me mais tranquila. Quanto à rotatec o pediatra disse que se nao fosse para o infantário que nao valia a pena dar. Partilha da mesma opinião? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Quem vai para a Creche tem mais probabilidade de apanhar esse tipo de gastroenterite, mas na minha opinião não acho que isso deva ser o único factor a ter em causa, até porque a protecção mantém-se por mais de 3 anos após a vacina. Se houver disponibilidade financeira dos pais, eu acho que é uma vacina que deve ser ponderada...
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite Dr,
      Obrigada pela atenção.
      Continue com o seu magnifico trabalho e dedicação, que nós continuaremos acompanha lo!
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Boa noite Dr,
      Obrigada pela atenção.
      Continue com o seu magnifico trabalho e dedicação, que nós continuaremos acompanha lo!
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Bom dia
    Meu filho tem 3 meses vai levar 3ªf a bexsero e rotarix,marcaram para o mesmo dia,não ha problema doutor?outra duvida,ele levou a prevenar apenas a 3 semanas não e a necessário aguardar 4 semanas entre vacinas?
    muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há necessidade de esperar as 4 semanas em relação a prevenar, pode ser um intervalo qualquer, sem problema.
      Quanto à administração conjunta da Bexsero e da rotarix, não existem de momento dados que garantam a segurança, pelo que acho que não deve fazê-lo. O mais provável e que não haja problema nenhum, mas sem dados científicos que o comprovem, penso que seria mais prudente separar as duas administrações uma semana.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite
      Muito obrigado pela atençao e esclarecimento.assim o farei,pois dar a bexsero,ja vou dar mas com um certo receio devido a ser recente e ter medo dos efeitos secundarios,entao as 2juntas nao vou mesmo dar.qual acha que sera melhor dar em primeiro lugar?
      Muito obrigado
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Boa noite
      Muito obrigado pela atençao e esclarecimento.assim o farei,pois dar a bexsero,ja vou dar mas com um certo receio devido a ser recente e ter medo dos efeitos secundarios,entao as 2juntas nao vou mesmo dar.qual acha que sera melhor dar em primeiro lugar?
      Muito obrigado
      Cumprimentos

      Eliminar
    4. Boa noite,

      A rotarix tem que ser dada até às 16 semanas, pelo que tem que cumprir esse limite.
      Se conseguir dar a bexsero antes e manter essa data para a rotarix, penso que é a melhor opção. Se isso não for possível, comece pela rotarix.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Sr Doutor estou em pânico são 3 da manhã. O meu Dinis ontem por volta das 17h tomou a bexsero, porém as 18h e as 19h vomitou. Liguei pro centro de saúde onde lhe a administratam e a Sra enfermeira diz não ser normal e caso voltasse a acontecer ir com ele ao hospital. Porém jantou bem e só agora as 2h da manhã é que voltou a vomitar. Estou aqui basicamente de olho arrregalado a vê-lo dormir. Deverei levá-lo logo de manha à urgência? Obrigada Sr Doutor

    ResponderEliminar
  11. Sr Doutor estou em pânico são 3 da manhã. O meu Dinis ontem por volta das 17h tomou a bexsero, porém as 18h e as 19h vomitou. Liguei pro centro de saúde onde lhe a administratam e a Sra enfermeira diz não ser normal e caso voltasse a acontecer ir com ele ao hospital. Porém jantou bem e só agora as 2h da manhã é que voltou a vomitar. Estou aqui basicamente de olho arrregalado a vê-lo dormir. Deverei levá-lo logo de manha à urgência? Obrigada Sr Doutor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se mantiver os vómitos persistentes acho que deve ser visto, mas não me parece que haja motivo para estar em pânico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa tarde!
    Tenho lido os efeitos secundários da Bexsero na internet e falam de edema local mas não especificam o número de dias que dura esse inchaço. O meu filho tem 7 meses, tomou a vacina na quinta-feira e não teve inchaço nesse dia, teve no dia seguinte e hoje mantém apesar de eu ter posto gelo com toalha. Quantos dias é normal esse inchaço?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por vezes esse inchaço mantém-se até 2 semanas, é relativamente frequente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Bom dia Dr.

    A minha filha de 7 meses, levou a bexsero dia 17 de Fevereiro, ficou com um nódulo na perna, que ainda se mantém, embora tenho vindo a diminuir.
    Esta situação é normal? alarmante? em Maio terá de levar a próxima, haverá problema?

    Obrigada!

    Cumprimentos,

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa situação é bastante frequente e pode durar 2-3 semanas, não se preocupe.
      Quanto a nova dose, deve fazê-la, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa tarde dr.
    Meu filho de 3anos levou sexta a segunda dose da bexsero. A primeira dose não teve reacção nenhuma, no entanto, nesta desde sexta que anda com febre 38° 38,5°, e queixa-se com dores no braço que está vermelho e inchado na zona onde foi aplicada a vacina. É normal a febre demorar tanto a desaparecer? Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde dr.
    Meu filho de 3anos levou sexta a segunda dose da bexsero. A primeira dose não teve reacção nenhuma, no entanto, nesta desde sexta que anda com febre 38° 38,5°, e queixa-se com dores no braço que está vermelho e inchado na zona onde foi aplicada a vacina. É normal a febre demorar tanto a desaparecer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente a febre da vacina mantém-se no máximo dois dias, pelo que se ainda se mantém ele deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa tarde hoje já não teve febre só se queixa com dores na barriga

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde hoje já não teve febre só se queixa com dores na barriga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se já não tem febre provavelmente estará já na fase de recuperação..
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa noite dr. pediatra do meu filho falou nesta vacina, vou dar a ele aos 2anos, mas falou-me duas doses e uma reforço, mas fiz pequisa e aos 2 anos só falam em duas doses, qual é sua opiniao? Já agora qual é sua opinão a cerca vacinas varicela e hepatite A, vale pena dar estas tambem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A partir dos 2 anos o que está recomendado são apenas as 2 doses, para já sem necessidade de reforço.
      Quanto à vacina da varicela, está indicada para o adolescentes que nunca tiveram a doença e a da hepatite A para quando se viaja para zonas de risco ou se surgir algum surto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa tarde doutor. a minha bebe faz 3 meses no próximo sábado e na próxima 2ª feira irá levar as duas vacinas da meningite pela 1ª vez ( Bexsero e prevenar). ha problema de serem ministradas as duas em simultâneo? outra questão que pode ser absurda mas nao poderei deixar de a fazer: comprei estas duas vacinas na passada 3ª feira e mantenho-as no frigorífico a 6graus. há problema de as manter no frio durante 1 semana? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dá-las juntas, porque são seguras.
      Quanto à manutenção, se estão no frigorífico não tem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Bom dia . O meu filho faz 15 meses amanhã. Levou as 2 primeiras doses de Prevenar 13. Mas ainda não levou a última. Até quando lha posso dar ? Há riscos para a sua saúde se não lha der? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O reforço deve ser dado mais ou menos até aos 15 meses e se não der não completa a vacinação, o que quer dizer que ele não fica completamente protegido.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa noite.

    Dei a primeira dose da bexsero aos 3 meses mas ele reagiu mal tem algum problema se não dar as próximas dose

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O problema é que ele não fica protegido se der só a 1ª dose.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Olá boa tarde,
    Tenho dois filhos, 10 e 8 anos e tenho dúvidas se se deve administrar a vacina Bexsero....
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Apesar de não ser consensual nessas idade, a minha opinião é que vale sempre a pena vacinar, dado o risco potencial da doença.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia,
      Grata pela sua opinião. Sou a favor da vacinação. O único senão, é de facto o preço.... e a multiplicar por dois! É um esforço financeiro extra. Contudo, acredito que com a toma da vacina, proporcionar-lhes maior segurança e protecção.
      Tendo em conta a idade dos meus filhos, deverei sempre optar pelas duas tomas?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Sim, são duas Tomás para cada um, separadas por dois meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa tarde. Dei a primeira dose da vacina bexsero aos 15meses da minha filha. Quando devo dar a ou as outras doses? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A segunda deve ser aos 17 e a terceira aos dois anos e meio.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa noite. Estou a programar a ida ao centro de saúde para as minhas filhas (4 e 6 anos) levarem a Bexsero. Elas estão um pouco constipadas (nariz um pouco entupido e tosse), por isso gostaria de saber se há algum problema em levarem a vacina assim ou se é melhor aguardar até estarem bem? Já agora, sei que o intervalo entre as duas doses é de dois meses, mas qual é o tempo máximo que pode passar entre a primeira e a segunda dose? Muito obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se não tem febre, acho que podem fazer a vacina.
      Quanto ao intervalo máximo, pode ir até aos seis meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa noite a minha filha tem 3 meses e levou na segunda-feira à tarde a 1 dose da vacina. Durante a noite teve febre (38) mas que ficou controlada com ben u ron. Acontece que desde terça-feira que está muito birrenta e chorona coisa que não era normal. Será efeito da vacina? Se sim quantos dias é normal estarem assim? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, pode ser normal e durar cerca de 3-4 dias, dês que não tenha febre durante esse tempo todo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Boa tarde, Dr., a minha filha de 6 anos vai receber a segunda dose da bexsero amanhã. Na quinta-feira inicia-se a colônia de férias na praia, pelo jardim de infância. Ela pode ir à praia sem problema, ou aconselha que espere mais algum tempo após a vacina?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode ir à praia sem problema, desde que não esteja com febre ou algo do género.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa tarde, Dr. Muito obrigada pela sua resposta. Entretanto, hoje de manhã acordou com a zona da vacina inflamada e agora ao final da tarde, quando a fui buscar à escola, a inflamação alastrou (uma rodela muito vermelha com um diametro mais ou menos de 5 ou 6 cm), com um aspecto por acaso muito semelhante à alergia que ela costuma fazer às picadas de insectos. Trata-se de uma reação normal à vacina? Devo fazer alguma coisa para diminuir a inflamação? Se entretanto amanhã ainda estiver assim, pode na mesma ir à praia? Peço desculpa por tantas questões, mas sinceramente, não me lembro de ter feito esta reação a outras vacinas e acabo por não saber bem se é normal e se faço alguma coisa ou se é preferível deixar o corpo reagir por si só. Mais uma vez obrigada pela sua disponibilidade.

      Eliminar
    3. Dr., a mancha vermelha parece-me agora maior do que estava hoje de manhã, devo levar-me a minha filha para ser observada ou trata-se de uma situação normal? Obrigada.

      Eliminar
    4. Boa tarde,

      Pela sua descrição parece-me uma situação normal, particularmente se não tiver devem mais nenhuma queixa.
      Por vezes esse inchaço mantém-se durante 1-2 meses e vai melhorando apenas ligeiramente de forma progressiva.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. A minha filha vai hoje tomar a 2ª dose! Estou, irracionalmente, cheia de medo e nem sei se serei capaz de entrar com ela, o que nunca aconteceu em qualquer uma das outras vacinas. Na 1ª dose, ela fez um pico de febre, de repente e altíssimo (no entanto, rápido de controlar com o benuron) e eu fiquei muito assustada, pois, felizmente, a minha filha nunca esteve doente. Agradeço estes comentários e os esclarecimentos do dr., pois sou uma "medricas" e, por vezes, algumas palavras ajudam-nos! Obrigada por manter um blogue e dar respostas às pessoas, o que, seguramente, não deve ser fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Pode dar a vacina, não se preocupe. :)
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa Tarde
    Nesta vacina falam num minimo de 2 meses de intervalo, no caso de criança com 2 anos. Mas existe um máximo de intervalo?
    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O que está estudado é um intervalo máximo de 6 meses entre as tomas iniciais (sem contar a de reforço), porque a partir daí não há estudos que garantam eficácia nem segurança.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Bom dia,
    Gostaria de saber até quanto tempo após a toma da bexsero pode aparecer febre e quanto tempo pode durar. O meu filho fez a vacina a cerca de 2 semanas e agora começou com febre, será que se pode dever a vacina uma vez que não tem nenhuns sintomas de doença?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A febre da bexsero comeca no próprio dia ou no dia seguinte, pelo que o quadro que me descreve não me parece que esteja relacionado com a vacina.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. O Dr. Vacinou os seus filhos com a bexsero?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Sim, dei no ano passado mal a vacina saiu para o mercado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Bom dia Dr.
    Queria aproveitar para o cumprimentar. O meu filho já foi atendido por si algumas vezes, duas das quais um pouco mais sérias, e acho que é um médico espectacular. Preocupa-se com o bem estar dos seus pacientes o que trás às mães um sensação de "segurança".

    O meu filho tomou à cerca de dois meses a Bexsero e a reacção que teve deixou-me apreensiva para a seguinte dose. Teve vómitos, apatia, sonolencia e queixa de dores musculares ao ponto de ter de ir à urgência do Hospital, para além da reacção no braço que é até significativa.

    Não sou uma mãe stressada, até porque infelizmente doença, médico e urgência não são estranhos para nós. Mas pela primeira estou mais ansiosa que o meu pequeno para a segunda dose (entre hoje e amanhã), com medo que os sintomas se repitam.

    Mas se os queremos proteger, temos que enfrentar estes pequenos obstáculos.

    Cumprimentos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  32. Bom dia,

    Passo para dizer que a segunda dose foi administrada, e 24H depois, não mostra sinal de nenhum sintoma, acho que por esta altura já deve ser seguro pensar que "estamos fora de perigo", até a vermelhidão no braço é normal.

    Menciono que, das duas vezes a enfermeira disse para não colocar gelo, ao contrário do que é dito a maioria das vezes. Procurei saber e está relacionado com a eficácia da vacina. Sendo assim, será seguro deduzir que se aplica a todas as vacinas (apesar de só nesta terem feito essa recomendação).

    Cumprimentos,
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas só vi agora as mensagens.
      A reacção geralmente surge nas primeiras 24h, pelo que a probabilidade de surgir depois é bastante mais reduzida.
      Quanto ao gelo, não colocar deve ser a regra para todas as vacinas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Bom dia,

    O meu filho vai tomar a Bexsero na sexta-feira, como em todas as vacinas estou receosa, apesar de o meu filho nunca ter feito reação às vacinas tomadas nos seus 3 anos de vida, mas mais medo tenho da meningite, pelo que seguirei a indicação médica.
    Ao ler o último comentário fiquei com uma dúvida sobre o gelo, sempre me mandaram aplicar gelo caso houvesse inchaço, e no caso da Bexsero também, pode por favor explicar o porquê da não aplicação de gelo?
    Muito obrigada e parabéns pelo blog.

    Cumprimentos
    Gisela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O gelo é um anti-inflamatório e nas vacinas nós precisamos que haja alguma inflamação para se produzirem anticorpos. Só se a reacção for muito exagerada é que deve colocar gelo, senão não se justifica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa Tarde!

    O meu filho vai ser vacinado com a Bexsero aos 3 meses e 2 semanas, as doses seguintes podem ser administradas aos 4 meses e meio e 5 meses e meio?

    A Rotateq foi administrada aos 3 meses e aos 4 meses será vacinado com as vacinas do PNV. Existe alguma contra-indicação para estes intervalos entre as vacinas? No Centro de Saúde não fui informada sobre as vacinas extra-PNV, por isso não foi possível administrá-las mais cedo.

    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O intervalo entre duas tomas da bexsero deve ser de, pelo menos, 1 mês, pelo que pode fazer como indicou.
      O intervalo entre a rotateq e as outras vacinas também me parece bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Ola , meu filho tem 8 anos e sopro no coracao ja tomou , outras vacinas a bexcero sera a primeira dose , ha alguma contra indicacao.?. Obrigado desde ja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não há nenhuma contraindicação por esse motivo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  36. Olá Dr. Hugo!

    Meu filho tem 3 anos e meio, a partir da administração da primeira dose já está protegido? Ou somente com a aplicação da segunda? Quanto tempo após começa a fazer efeito? Gostaria de saber a durabilidade desta vacina? Desde já agradeço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Grande parte da protecção adquire-se com a primeira toma, embora isso não dispense de tomar a segunda e o tempo de resposta geralmente são cerca de 4 semanas para a maioria das vacinas.
      Em relação à durabilidade, ainda é uma vacina recente, mas o que está recomendado é que se a vacinação começa depois dos 2 anos em princípio não fará falta reforço, porque a imunidade se mantem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Olá doutor eu tenho um menino com 6anos e a pediatra já me receitou a vacina da meningite B, mas estou mt insegura pois o meu menino faz reações a todas as vacinas, motivo esse pelo qual ando a adiar a sua toma. Fui informada que esta vacina e muito forte e que só pode ser tomada no verso será possível? Ou posso dar a qualquer altura assim que me sinta segura? Obrigada e desculpe o incómodo

    ResponderEliminar
  38. Olá doutor eu tenho um menino com 6anos e a pediatra já me receitou a vacina da meningite B, mas estou mt insegura pois o meu menino faz reações a todas as vacinas, motivo esse pelo qual ando a adiar a sua toma. Fui informada que esta vacina e muito forte e que só pode ser tomada no verso será possível? Ou posso dar a qualquer altura assim que me sinta segura? Obrigada e desculpe o incómodo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar a vacina quando pretender, é indiferente à altura do ano.
      Cumprimentos

      Eliminar
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  40. Boa noite!!!
    Tenho um filho de 1 ano e 7 meses e fiz a primeira dose da Meningo B na rede privada, preciso fazer o reforço dentro de dois meses, obrigatoriamente senão perco o efeito? Só estarei prevenindo contra a doença se der as duas doses?
    Obrigada antecipadamente!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A protecção com essa idade implica duas doses separadas por dois meses e um reforço 1-2 anos depois da segunda dose.
      O intervalo máximo entre as duas primeiras doses são os seis meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  41. Boa noite dr. A minha filha tomou 2 dose vacina bexero agora aos 7 meses por volta das 15h, as 22h começou um pranto de choro e vomitou lanche e leite nas 2x que vomitou. Pensei que era a vacina a fazer efeito e medi temperatura, mas não aumentou de 37,9. Dei na mesma benuron 125, ainda tentei insistir com leite mas nada. É normal este tipo de reacção ?

    ResponderEliminar
  42. Boa noite dr. A minha filha tomou 2 dose vacina bexero agora aos 7 meses por volta das 15h, as 22h começou um pranto de choro e vomitou lanche e leite nas 2x que vomitou. Pensei que era a vacina a fazer efeito e medi temperatura, mas não aumentou de 37,9. Dei na mesma benuron 125, ainda tentei insistir com leite mas nada. É normal este tipo de reacção ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é a reacção mais frequente, mas pode acontecer.
      Em princípio hoje já estará melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Boa noite Sr. Dr. O meu filho levou a Prevenar 13 + Rotarix aos 3 meses e deveria levar novamente Prevenar 13 aos 5 meses. Agora tem 4 meses e foi levar as vacinas, acontece que a enfermeira do Centro de Saude nao deu conta da data que levou a 1 dose de Prevenar e deu a 2 dose. O intervalo devia ser 2 meses. Pode trazer problemas futuros? Estou preocupada. Muito obrigada. Com os melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  44. Bom dia. Dois dias depois de ter levado a vacina prevenar, o meu filho depois do almoco em cada mamada vomitou varias vezes, ficava irritado, agitado e tinha tosse. Nao dormia descansado pois estava sempre a vir-lhe leite a boca ou para arrotar. Antes da vacina ele ja tinha um quadro de refluxo gastroesofagico, mas nao tanto assim como se passou. O que acha em relacao a esta situacao?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O intervalo mínimo entre duas doses de prevenar é um mês, portanto não precisa de se preocupar.
      Provavelmente os vomitos podem ter sido uma coincidência, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa tarde Doutor!!
    Estive na consulta com a minha filha de 8 meses, na qual me foi aconselhada a vacina Bexsero.. Vai ser administrada agora, a outra dose aos 10 meses.. A minha dúvida é o reforço, deve ser administrado quando?! Não é no segundo ano de vida?! É que a pediatra disse que seria aos 15 meses, não é muito cedo?!
    Atenciosamente,
    Marisa Caio..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O reforço deve ser dado entre os 12 e os 15 meses, está bem recomendado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Olá Boa noite Dr, a minha filha tem 12 anos e fez a vacina prevenar e a meningite c, agora mudei me para outro pais Canada e na escola estao a perguntar se dou autorizaçao para ela levar a a vacina para a hepatite B e para a meningococcal ACYW, na primeira falam em RECOMBIVAX HB E NA SEGUNDA FALAM NA MENACTRA o que me aconselha estou perdida não sei o que fazer, agradecia a sua resposta. entretanto ela tambem ja levou uma dose da gardasil para o colo do utero deveria levar a segunda dose a partir de setembro , obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio ela já está vacina para a hepatite b, eles que vejam.
      Quanto a embaçara, ela está vacinada contra a meningite c, mas penso que essa vacina previne também contra outros tipos, pelo que se for assim deve fazê-la.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Boa tarde, Dr!
    O meu filho, de 4 anos e meio, vai tomar na próxima 2ª feira a Bexsero. Posso dar-lhe, cerca de uma hora antes, o Ben-u-ron para "amortecer" potencial desconforto (dor, febre,...)?
    Grato pela atenção.
    F. Augusto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio não há necessidade, acho que é preferível guardar a medicação para se fizer falta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  48. Bom dia Sr.Dr.

    Acabei de ver nas "más" notícias sobre a vacina da meningite B.

    A minha filha tem 11anos e já tomou a 1ª DOSE DA vacina, mas após as notícias fiquei um pouco receosa sobre a toma da 2ª dose, que já marcada para novembro.. Não sei o que fazer. apesar dela não ter tido reações na toma da 1ª dose.

    Agradecia a sua opinião.

    Muito obrigada..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Estive fora do país e só cheguei agora é confesso que só tive conhecimento da notícia pelo seu comentário.
      Não tenho grande informação sobre o que se passou, mas amanhã vou contactar o laboratório para saber mais pormenores.
      De qualquer forma, salvo alguma informação em contrário, continuo apensar que a vacina é segura e deve ser administrada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. Boa tarde Doutor,

    A minha filha tem 4 anos, recebeu a 1ª dose da vacina Bexsero em Julho, estando programada a 2ª dose para os próximos dias... Perante as últimas notícias que associam esta vacina à morte de uma criança, que a Autoridade Nacional do Medicamento registou 70 casos suspeitos de reações adversas, 36 delas classificadas como graves, e tendo em conta que a minha filha teve febre durante 3 dias após a toma da 1ª dose, tenho as seguintes questões a colocar-lhe:

    - A vacina Bexsero é realmente segura? Que benefícios esta vacina pode proporcionar, que ultrapassem os riscos de surgirem efeitos secundários graves, quando os mesmos podem estar associados à morte?
    - Qual a eficácia da vacina se for administrada de apenas 1 dose, em crianças nas diversas fases etárias?


    Agradeço a sua disponibilidade,

    André Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Relativamente à segurança, penso que com os dados que se conhecem actualmente não há razões para duvidar da vacina. O caso da morte que foi noticiado já foi explicado pelo infarmed como não havendo nenhuma relação com a vacina, pelo que me parece que a segurança está garantida, até porque nenhuma das outras reacções notificavas se aproxima sequer da gravidade da infecção pelo meningococo b.
      Quanto a eficácia da vacina quando é administrada apenas uma dose, não lha sei quantificar ao certo, mas é seguramente inferior à do esquema completo. De qualquer forma, se pretender saber mesmo um valor exacto penso que o mais fácil será contactar directamente omlanoratorio, porque certamente eles terão esses dados e poderão responder-lhe de forma mais objectiva a sua questão.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Boa noite Dr,
    Os meus filhos tomaram a 1º dose da vacina para a meningite B em Julho e o medico só marcou a 2º dose para dezembro. Queria perguntar se não é muito tempo de intervalo eles têm 10 e 13 anos

    Obrigada
    Cumprimentos
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é que o intervalo seja de cerca de 2 meses, pelo que se puder fazer antes era preferível.
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Boa noite dr. Estou com uma duvida o meu filho tem agora 12 meses e o pediatra dele apenas lhe recomendou 3 doses da bexsero uma aos 3 meses outra aos 5 e outra agora quando fizer os 13 meses. A minha dúvida é será que o meu filho está vacinado? Porque o que tenho lindo o que está na bula e o que me disseram no centro de saúde é que ele teria de ter levado mais uma dose aos 7 meses. O pediatra o que me disse foi que tinha crianças a fazer 3 doses e outras a fazer as 4 mas que ele acha que as 3 doses são suficientes. O que devo fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente essa indicação teve por base o que se passa no reino unido, onde estão a vacinar apenas com 2+1 doses. No entanto, a recomendação é de fazer 3+1, que é o esquema estudado e que garante a protecção total. Penso que o ideal era colocar essa questão ao seu médico, pois ele pode ter lido algum estudo que comprova a eficácia do esquema que ele recomendou, mas realmente o que está aconselhado são 3+1.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Bom dia Dr. O meu filho de 4 anos tomou a primeira dose da Bexsero em finais de julho e estava prevista a segunda toma para esta altura. Entretanto está com otite serosa e o médico receitou bronco vaxom tendo tomado hoje de manhã pela primeira vez. Quando poderá tomar a segunda e última dose da Bexsero sendo que o tratamento será de 30 dias consecutivos. Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode fazer no fim do broncho-vaxom, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. bom dia dr. o meu filho de 13 anos tomou há uma semana a 2º dose da bexsero. agora queixa-se com dores de cabeça e tem vomitos e diarreia. será normal ter estes sistomas passado uma semana? aquando da 1ª toma teve os mesmos sintomas passado uma semana chegando a fazer um gastrointerite aguda. será normal ou tenho motivos para preocupaçoes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não me parece que tenha a ver com a vacina, uma vez que já passou uma semana.
      De qualquer forma, se ao fim de 3-4 dias não apresentar nenhuma melhoria acho que deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Boa tarde Dr.,
    Tenho duas filhas de 14 e 11 anos.
    Relativo à vacina Bexsero, encontro-me indecisa acerca de dar as tomas às minhas filhas, não pelo custo envolvido, mas pela dúvida desta vacina lhes ser importante considerando a idade que têm.
    Agradeço a Vossa opinião médica.

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O risco de apanhar a doença com essa idade é bastante baixo, mas dado a gravidade potencial da mesma, penso que será benéfico administrar a vacina.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Boa tarde Dr.
    A alergologista do meu filho prescreveu-lhe a Bronco -Vaxom durante 10 dias(periodo 3 meses).Acontece que a 1º.toma coincide com a marcação para a 2ª.dose da vacina da Menigite B. Será k pode levar a Vacina estando a tomar a Bronco vaxom ao mesmo tempo?O meu filho tem 7 anos.
    Agradeço o seu esclarecimento.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não tenho certeza, mas penso que não há incompatibilidade. No entanto, se calhar não é pior dar a bexsero só no fim do tratamento com broncho-vaxom.
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Boa Noite minha filha tem 4anos e 11 meses e tomou a vacina minigite b e ficou com dores na perna forte e com febre de 37'6 já posso dar paracetamol e qto tempo demora esses sintomas de febre e dores??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar paracetamol. Em principio os sintomas duram 1-2 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Boa Noite minha filha tem 4anos e 11 meses e tomou a vacina minigite b e ficou com dores na perna forte e com febre de 37'6 já posso dar paracetamol e qto tempo demora esses sintomas de febre e dores??

    ResponderEliminar
  58. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  59. Bom dia, Dr. Hugo
    A minha filha, tem 22 meses e tomou a segunda dose da vacina bexero na Sexta-feira de manha e verifiquei que durante a noite de sexta e o dia de sabado teve alteracoes de temperatura, alturas em que estava com cerca de 37 graus e depois ja estava fria. Tendo comecado ontem com espeturacao. E hoje demanha acordou constipada, os seja, a espirrar e espeturacao. Gostaria de saber se posso considerar que seja um efeito secundario da vacina? Obrigada

    ResponderEliminar
  60. Bom dia, Dr. Hugo
    A minha filha, tem 22 meses e tomou a segunda dose da vacina bexero na Sexta-feira de manha e verifiquei que durante a noite de sexta e o dia de sabado teve alteracoes de temperatura, alturas em que estava com cerca de 37 graus e depois ja estava fria. Tendo comecado ontem com espeturacao. E hoje demanha acordou constipada, os seja, a espirrar e espeturacao. Gostaria de saber se posso considerar que seja um efeito secundario da vacina? Obrigada

    ResponderEliminar
  61. Bom dia, Dr. Hugo
    A minha filha, tem 22 meses e tomou a segunda dose da vacina bexero na Sexta-feira de manha e verifiquei que durante a noite de sexta e o dia de sabado teve alteracoes de temperatura, alturas em que estava com cerca de 37 graus e depois ja estava fria. Tendo comecado ontem com espeturacao. E hoje demanha acordou constipada, os seja, a espirrar e espeturacao. Gostaria de saber se posso considerar que seja um efeito secundario da vacina? Obrigada

    ResponderEliminar
  62. Bom dia, Dr. Hugo
    A minha filha, tem 22 meses e tomou a segunda dose da vacina bexero na Sexta-feira de manha e verifiquei que durante a noite de sexta e o dia de sabado teve alteracoes de temperatura, alturas em que estava com cerca de 37 graus e depois ja estava fria. Tendo comecado ontem com espeturacao. E hoje demanha acordou constipada, os seja, a espirrar e espeturacao. Gostaria de saber se posso considerar que seja um efeito secundario da vacina? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em principio não me parece propriamente um efeito secundario.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Bom noite, Dr. Hugo
    tenho uma menina de 7 meses levou hoje a primeira dose da BEXSERO mas na proxima dose que será aos 9 meses vai levar a da PREVAR e da BEXSERO no mesmo dia existe alguma contra-indicação em levar as 2 vacinas?
    obrigado carlos curado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não existe contraindicacao, mas como aumenta um pouco a probabilidade de surgirem efeitos laterais, penso que se calhar era melhor dar em separado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  64. Bom dia Dr. Hugo
    A minha filha de 6 anos fez a primeira dose de Bexsero a 1/7/2015. Como depois de 2 meses ela esteve um pouco constipada e na bula diz q o intervalo é de, pelo menos 2 meses, adiei a segunda dose e estava a pensar fazer esta semana. Como já passaram maos de 3 meses há alguma perda de eficácia da vacina. Muito obrigada. Patricia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há problema, ode dar agora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Muito obrigada Dr. Cumprimentos, Patricia

    ResponderEliminar
  66. Boa noite,
    Administrei a primeira dose da vacina ao meu filho de 7 anos no fim de agosto, fazendo agora dois meses. Sei que o período mínimo de intervalo entre a primeira dose e a segunda dose nunca deve ser inferior a dois meses. Há algum inconveniente se a segunda dose só for administrada passados 3 meses, neste caso no fim de novembro, ou deve ser mesmo administrada no espaço de dois meses? Muito obrigada. Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode fazer com três meses de intervalo, não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  67. Boa noite,
    Existe alguma contra-indicação em administrar num bebe a vacina rotavirus após uma semana de ter administrado a vacina bexsero? Obrigada, Rute.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não existem propriamente dados, mas o mais provável é que não haja nenhum problema.
      De qualquer forma, se puder dar duas semanas de intervalo e mais sensato.
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Bom dia Doutor,

    O pediatra da minha filha indicou-me esta vacina aos 15 e 17 meses. Dei então a primeira dose aos 15 meses e na altura de dar a 2a ela ficou doente cerca de mes e meio.... com isso e entre outras coisas esqueci-me completamente de dar a 2a dose. Ela tem agora 2 anos vou com ela a consulta e vou questionar o pediatra sobre como atuar mas se fosse possivel queria uma segunda opinião. obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se já tem dois anos acho que deveria fazer duas doses com dois meses de intervalo, porque já não faz falta fazer reforço.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Ola dr Hugo. O meu filho tem 3 meses e amanhã vai levar a vacina bexsero. Se entretanto optar também pela vacina rotateq ainda vai a tempo de ser administrada? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A 1ª dose da rotateq deve ser administrada até às 12 semanas de vida, pelo que já passou esse intervalo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Olá. Boa Noite. A minha filha tem 15 meses e fez agora a primeira toma da bexero.. teve febre logo após 6horas da administração e pela manhã (após 24horas a toma) acordou com um eritema generalizado mais acentuado nas mãos e pés que acabou por desaparecer passado só uma semana ... A questão é.. acho que este sintoma não está associado a nenhum dos efeitos secundarios descritos.. e tenho muito medo da segunda dose da toma que será daqui a dois meses... poderia ter feito alergia á vacina ? e se sim, não tem tendencia a piorar com a segunda dose ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Realmente é uma situação pouco habitual e que tem relação temporal com a vacina, pelo que a aconselhava a falar com o seu médico para ele entrar em contacto com o laboratório para ver qual a melhor atitude a tomar. Parece-me o mais sensato e prudente. Já agora, pedia-lhe que depois me desse esse feedback, por favor, para eu também ficar a saber a opinião do fabricante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Dr. O meu filho fez a vacina aos 8 meses, ontem com 10 meses tomou a 2ª dose, estive a ver as semanas e fez a vacina apenas com 7 semanas de diferença, não chegou a 2 meses de diferença foi 2 meses menos 1 semana, poderá haver problemas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há problema, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. oi doutor meu bebe tomou uma facina de sete meses a 25 dias e depois da facina ele começou dar febre vomito dores nas costas e pernas a febre e o vomito ja passou mas as dores continuam ja levei no medico nao descobriram nada ja fiz exame de sangue e urina e nao deu dm nada nao sei mas o q fazer me ajudem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se a vacina já foi há quase um mês e ainda está queixoso acho que deve ser visto em consulta, porque só mesmo observando e que se consegue tentar perceber o que se passa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. Boa noite Dr. A minha filha tomou a 1* DOSE da bexsero com 18 meses e era suposto dar lhe a 2* dose aos 21 meses mas não o fiz. De momento tem 25 meses será que ainda está dentro do prazo entre as doses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O prazo máximo estipulado pelo laboratório são os seis meses de intervalo, que é o intervalo que está estudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. Boa tarde Dr.,

    o meu filho tem 3 meses, levou ontem a vacina Bexsero (primeira vez) e 2ª dose de rotateq. a enfermeira não colocou em questão de ser no mesmo dia e eu não fui alertada para nada. Acha que poderá ser errado?? Hoje o menino está mais irritado, chora sem motivo aparente e tem 36,8 de temperatura, de resto parece normal. Até quando devo estar vigilante e quais os sinais que devo ou não observar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  75. Bom dia doutor
    O meu filho tomou hoje a vacina da bexsero!
    Se fizer reacção no local devo aplicar gelo ou não fazer nada? Esqueci me de perguntar a enfermeira.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.

      Em principio não é preciso fazer nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  77. Boa noite
    O meu bebe tem 11 meses e levou ontem a vacina bexsero 2 dose... Não fez febre mas ele não mexe a perna desde ontem e nem lhe consigo tocar ele começa logo a chorar... Coloquei gelo, Ben-u-ron, brufen e não resultou... Existe alguma coisa que possa fazer?
    Aguardo resposta
    Obrigado

    ResponderEliminar
  78. Boa noite
    O meu bebe tem 11 meses e levou ontem a vacina bexsero 2 dose... Não fez febre mas ele não mexe a perna desde ontem e nem lhe consigo tocar ele começa logo a chorar... Coloquei gelo, Ben-u-ron, brufen e não resultou... Existe alguma coisa que possa fazer?
    Aguardo resposta
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio será mesmo o tempo a resolver a situação. Mantenha o benuron e vá vigiando apenas.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite

      Realmente era uma questão de tempo... O meu bebe já está bem e já mexe bem a perninha
      Obrigado pela ajuda sr doutor é sempre bom saber que há alguém que nos possa aconselhar para não irmos "entupir" a pediatria com coisas simples
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Boa noite

      Realmente era uma questão de tempo... O meu bebe já está bem e já mexe bem a perninha
      Obrigado pela ajuda sr doutor é sempre bom saber que há alguém que nos possa aconselhar para não irmos "entupir" a pediatria com coisas simples
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Boa noite, o meu bebe tem 3 meses e tomou a orimeira dose da bexsero na segunda feira. Hoje apareceram manchas no tronco com uma maior e "mais feia" junto ao pescoço. E normal? Que se deve fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não será da vacina. Se vir que as manchas aumentam acho que deve ser observado, mas para já colocaria apenas um hidratante para ver a resposta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  81. Boa tarde, Dr.
    Vivo em Angola e acompanho o seu blog. Muitos parabéns! O meu bebé apanhou aos 9 meses a menactra, porque creio que faz parte do plano de vacinação de cá.
    Uma vez que vamos muitas vezes a Portugal, gostaria de saber se, tendo apanhado esta vacina, valerá a pena apanhar também a Bexsero.
    Obrigada e cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, vale a pena fazer a bexsero, porque protege de uma bactéria diferente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  82. Boa noite, o meu bebe tem 3 meses e tomou a orimeira dose da bexsero na segunda feira. Hoje apareceram manchas no tronco com uma maior e "mais feia" junto ao pescoço. E normal? Que se deve fazer?

    ResponderEliminar
  83. Boa noite.A minha bebé tem 3 meses e está a tomar o antibiotico augmentin desde quinta feira e hoje tem estado muito sonolenta e muito sossegada (bebe muito activa) será do antibiotico???
    Outra duvida que tenho em relação a vacina bexsero. Pode levar a vacina ja ou é melhor acabar o antibiotico primeiro???
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio o antibiótico não causa sonolencia, não me parece que seja daí.
      Quanto à bexsero, convém aguardar 1-2 semanas depois de terminar o antibiótico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. boa tarde doutor a minha filha levou ontem a vacina para a meningite b e hoje esta sempre a dormir e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, por vezes as crianças ficam um pouco mais paradas depois da vacina.
      Cumprimentos

      Eliminar
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  86. Boa Tarde Dr,
    O meu filho tomou a 1ª dose da vacina Bexsero aos 9 meses e a 2ª dose aos 14 meses. Entretanto, esqueci-me da dose de reforço e ele já está com 27 meses. Devo dar-lhe o reforço? A eficácia da vacina estará em risco?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, acho que lhe deve dar o reforço agora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. Boa noite Dr,
    Meu filho tomou a primeira dose da vacina com 17 meses, Já é madrugada de sábado estou aqui em claro com ele, ele tomou na quinta feira as 13:00 hs e depois de seis horas começou a febre, e é uma febre constante que não cessa c antitérmico, fica entre 37,5 e 37,8 quando está baixa e chegou a 38,9•!
    Isso é normal??
    Desde já agradeço a atenção!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente a febre dura 1-2 dias, pelo que se durar mais do que esse tempo deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada pela atenção, essa novela durou vários dias Dr, levei pro hospital duas x c febre alta e na segunda vez o médico resolveu fazer exames e constatou uma infecção mas n descobriram onde entrando c antibiotico 3 dias após a vacina!!!
      Agora fica a dúvida, será que foi a vacina? Será que o antibiotico n cortou o efeito do remédio? Devo dar a segunda dose?
      A perna dele está c um caroço no local da aplicação até hj 13 dias após a aplicação!!!
      Agora estou com medo, não sei o que fazer!!!
      Obrigada

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Pela sua descrição fico com as mesmas dúvidas que colocou em relação à causa da febre, mas não se preocupe que o antibiótico não vai interferir.
      Também me parece que deve dar na mesma a segunda dose, não é um motivo suficiente para deixar a vacinação a meio.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Bom dia meu bebé de 5 meses levou a vacina bexero ontem ficou irritado mt chorão e com febre dei-lhe o benuron mas li num blog da net que se lhes dermos benuron retira alguma eficácia da vacina é verdade? Ele estava constipado mt tapado do nariz e nao tinha mais nenhum sintoma será que devia ter esperado até ele ter ficado melhor? perguntei as enfermeiras e elas disseram que não havia problema mas mesmo assim gostava de uma segunda opiniao! Obrigado e cumprimentos Andreia Sousa

    ResponderEliminar
  89. Bom dia meu bebé de 5 meses levou a vacina bexero ontem ficou irritado mt chorão e com febre dei-lhe o benuron mas li num blog da net que se lhes dermos benuron retira alguma eficácia da vacina é verdade? Ele estava constipado mt tapado do nariz e nao tinha mais nenhum sintoma será que devia ter esperado até ele ter ficado melhor? perguntei as enfermeiras e elas disseram que não havia problema mas mesmo assim gostava de uma segunda opiniao! Obrigado e cumprimentos Andreia Sousa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O benuron deve ser dado sempre que há febre ou desconforto, pelo que acho que fez bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigado!! Ele desde que tomou a vacina está com falta de apetite é normal também?

      Eliminar
    3. Bom dia,

      Sim, pode acontecer durante 2-3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  91. Bom dia, Comprei a vacina à mais de 1 mês da Meningococo B, no entanto como a minha filha ficou doente não pode ser vacinada. Mantive-a no frigorifico e vai levar esta semana a vacina. Existe problema. Obrigada CarlaM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se esteve sempre no frigorífico não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  92. Bom dia de. Gostaria de lhe colocar a seguinte questão: qual o intervalo máximo possível ente as doses de uma mesma vacina, sem que haja perda do seu efeito.

    No caso da vacina pentavelente, serão mesmo necessárias todas as doses para ficar imune? Terão de ser cumpridos os intervalos entre as doses? Recordo que as doses da menin c diminuíram quando introduzida no pvn. Muita obrigada, Ana Cerqueira Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Relativamente à bexsero o intervalo máximo são 6 meses.
      Quanto à penta, neste momento as indicações são mesmo para fazer essas doses, pelo que me parece o mais sensato.
      Cumprimentos

      Eliminar
  93. Dr. O meu bebé tem quase 5meses foi vacinado com a bexsero aos 3 e seria agora aos 5 novamente. Acontece que agora nas vacinas dos 4meses a precenar está esgotada e disseram que deveria vir na semana passada, então ficou acordado eu esperar e dar as vacinas dos 4meses todas juntas para não deixar nenhuma para o 5mes que era para não dar junto com a bexsero. Acontece q a prevenar não veii e a enf aconselhou a dar a que se dá junto coma oprevenar agora e depois dava a prevenar junto com a bexsero. Mas tenho receio penso ser 2 vacinas muito fortes para ser dadas juntas.. não posso adiar a bexsero do 5 mes para s sete meses e a dis sete depois dou aos nove? Que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que pode dar a prevenar e a bexsero juntas, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  94. Já agoora DR. a vacina que se dá aos 4 meses junto com a prevenar é a pentavalente não é? Qual o intervalo mínimo de tomas entre a pentavalente e a bexsero? é que estava a pensar em dar a pentavalente hoje visto a prevenar estar esgotada. posso dar a bexsero daqui a 3 semanas por exemplo? ou é um tempo curto? e a prevenar quando vier que tempo devo dar de entervalo entre a prevenar dos 6 meses? é que estou um pouco confusa pois o facto da prevenar estar esgotada e de o meu filho não apanhar aos 4 meses tenho medo de dar as vacinas todas muito próximas umas das outras... não sei se existirá alguma vacina que tenha que ser com intervalo de 2 meses... daí eu estar a pensar adiar a bexsero dos cinco meses para os sete mas também não sei se estarei a fazer bem...a enf falou em se que quiser dar a pentavalente junto com a bexsero mas também tenho medo de ser muito forte a junção das duas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A bexsero é segura em conjunto com todas as vacinas (exceto a do rotavírus), pelo que não me parece que se justifique adiar nenhuma vacina.
      Cumprimentos

      Eliminar
  95. Boa tarde Dr Hugo,a vacina Prevenar esteve esgotada e o meu filho não a tomou aos 2 meses,foi somente agr chamado para a tomar quando terá a 3 dias dos 3 meses,a questão ê que aos 3 ele ia tomar a Bexsero mas visto q vai agr tomar a Prevenar aconselharam a dar espaço de um mês devido às reações que possa ter. Resumindo..há algum inconveniente da Bexsero ser administrada aos 4,6,8 e 14meses ao invés dos 3,5,7 e 14 cm deveria ser?!obrigada desde já pela atenção.
    Cumps.

    ResponderEliminar