Translate

Etiquetas

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O meu filho tem aftas na boca - o que posso fazer?

Apesar de ser extremamente incómodo, as aftas na boca não costumam trazer grandes problemas às crianças, excepto quando impedem que elas se alimentem minimamente.
A grande questão é que são muito desconfortáveis e, infelizmente, nós não temos grandes "armas de combate" contra elas. Assim, torna-se fundamental dar muitos líquidos à criança e aliviar a dor que as aftas provocam, pelo que aqui ficam algumas medidas a adoptar:
- preferir alimentos líquidos ou passados
- dar a comida a uma temperatura tépida/fresca (nem demasiado quente, nem demasiado fria)
- escolher alimentos pouco ácidos
- dar preferência aos alimentos de que a criança gosta mais
Para além destas medidas, há algumas situações que podem necessitar de observação médica e da prescrição de tratamentos específicos, principalmente aquelas em que as aftas se associam a:
- febre de difícil controlo
- hemorragia significativa das gengivas
- mau estado geral
- emagrecimento
- aftas na região do ânus ou nos órgãos genitais
De um modo geral, as aftas nas crianças têm uma origem vírica e, como tal, acabam por passar com o tempo, embora possam durar até 1-2 semanas nalguns casos.

9 comentários:

  1. Boa tarde. Me chamo Vanessa e faço parte da equipe de um site especializado em planos de saúde. Gostaria de propor um guest post em seu blog.


    O conteúdo que proponho é relacionado a área de saúde e irá agregar grande valor para seu site, o texto será fornecido por nossa equipe, com informações relevantes para seu blog e para quem deseja ter uma vida mais saudável.

    Você tem interesse nesse tipo de parceria? Qualquer dúvida estou à disposição, aguardo sua resposta.
    vanessa.tylerlover@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. boa tarde! Gostaria de saber se pode me ajudar? Meu filho tem 1ano e nove meses e faz uns três meses que teve uma estômatite e vem em decorrência cada 10 dias retornam os sintomas!! já procurei dois pediatras e não souberam me ajudar! se é viral como pode a cada dez dias retornar o virus? começa sempre com os mesmos sintomas 1- tosse 2- coriza esverdiada 3- frebril 4- mal halito 5- aftas na lingua e buchecha e as vezes gengiva e céu da boca.
    ao longo destes meses perdeu peso e não está se alimentando como antes. claro que não está abaixo do peso para idade mas ele pesava com 1ano o que está pesando agora, sem contar que está sempre tadinho com esse incomodo enorme e eu como Mãe preocupada de mais!!! ele frequenta creche, então não tenho certeza de tudo que tem na alimentação que ele tem. Em casa pouco se alimenta!!! Por favor me ajude!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se tem essas aftas recorrentes deve fazer umas análises para tentar perceber se tem alguma alteração inflamatória, porque pela sua descrição é mesmo capaz de não ser um quadro vírico.
      Há algumas doenças de tipo inflamatório que podem provocar essas queixas, mas é muito importante fazer uma observação em crise para poder ajudar mais. De qualquer forma, acho que deve ir fazendo um calendário das "crises" para ser mais fácil que o observar poder ter uma ideia das possíveis causas.
      Peço desculpa por não conseguir adiantar mais, mas realmente a distância é um entrave nesta situação.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Oi, o seu filho melhorou? Estou perguntando pois o meu também esta assim, ele teve estomatite e agora fica tendo aftas direto. Algum pediatra te disse mais alguma coisa. Estou preocupada também.

      Eliminar
  3. O meu está com o mesmo problema. Já não sei mais o que fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Há uns sprays na farmácia que revestem as aftas e ajudam na cicatrização. Acho que +e uma boa opção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Ola Dr. Hugo! O que acha da pomada omcilon orobase para crianças menores de 2 anos? Meu bebê está com 2 aftas causadas por machucado e estou querendo usar porém tenho receio por ser de uso adulto, mas foi a ped dele q passou

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode usar, desde que seja em pequena quantidade.
      Cumprimentos

      Eliminar