Translate

Etiquetas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Até que idade se deve dar vitamina D aos bebés?

Há algum tempo atrás eu escrevi um texto neste blogue sobre a eventual necessidade de vitaminas por parte dos bebés (ver post sobre esse assunto).
Nesse texto afirmo que a única vitamina que eles precisam é a vitamina D e isso mantém-se verdade. No entanto, tem havido recentemente alguma discussão sobre durante quanto tempo deve ser administrada e, nessa área, há algumas novidades.
A vitamina D é produzida na nossa pele após exposição ao Sol e é muito frequente a sua falta na nossa população (há inclusivamente alguns estudos portugueses que o demonstram), particularmente durante o período em que ainda há crescimento corporal. Por esse motivo, a Academia Americana de Pediatria recomenda a administração de vitamina D até aos 18 anos de idade e parece que essa deve também ser a recomendação para Portugal.
Claro que o nosso país tem uma exposição solar significativa, portanto aqui faz sentido, provavelmente, atender a algumas particularidades. Assim, apesar de não ser uma recomendação "formal", neste momento a posição mais consensual parece ser a de suplementar com vitamina D:
- todos os bebés até aos 12 meses
- todas as crianças e jovens entre 1 e 18 anos, durante os meses de Outono e Inverno
Esta é também a minha opinião, pois parece-me ser a posição mais sensata e, acima de tudo, mais fundamentada do ponto de vista científico.

43 comentários:

  1. Fora do tópico: o que fazer quando uma criança com 2 anos se recusa a comer carne e peixe?
    Já tentei de tudo: deixá-lo sem comer, cozinhar e apresentá-lo em todas as formas e feitios, etc. Contorno a situação colocando na sopa. Na creche o comportamento é idêntico. Em todas as refeições que faz connosco em casa, faço SEMPRE o prato dele. Come o arroz, a massa, mas NUNCA a carne ou peixe. Nem sequer prova... a maior parte das vezes chora só de ver a carne e o peixe. Andamos nisto, desde que fez 1 ano. Algum conselho? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não é muito fácil, porque é claramente uma situação comportamental. O ideal é evitar os acompanhamentos mais secos (arroz seco, massa sem calda, batata cozida, até ele ir cedendo. Insista mais com o arroz solto ou a massa com calda e misture com o peixe ou a carne (de preferencia frango, para ser menos seco e fibroso. De certeza que já o experimentou várias vezes, mas vale a pena insistir.
      Já agora, ele anda na creche? Provavelmente não, mas quando andar é provável que coma bem na escola e continue a comer mal em casa. Tente negociar com ele, para ver se o convence... :
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Obrigada por responder.
    Contrariamente ao que diz, ele só come massa e arroz se for seco (branco). Com molho, ás vezes come mas é raro... E sim, anda na creche (desde setembro deste ano) e o comportamento é igual. Come igual em casa...
    Negociar??? Cheguei ao "ridículo" de trocar perú esfiado por pintarolas... preferiu não comer as pintarolas... de gancho o meu Lucas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, que não tinha visto que já me tinha dito que ele andava na creche.
      Pois, já vi que o rapaz é duro...
      Nestes casos, a opção mais eficaz é a medida mais drástica: se não come a comida não come mais nada (mesmo nada) e, quando tiver fome, tem que comer o que deixou.
      O grande problema é que isto não é fácil de implementar e há sempre algumas cedências que acabam por boicotar o trabalho todo.
      Boa sorte! :)
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Posso sugerir que adapte algumas receitas tradicionais a receitas vegetarianas sem carne e sem peixe, mas que desta forma lhe garanta os nutrientes necessários para um saudável crescimento. Veja por exemplo o livro: "Alimentação vegetariana para bebés e crianças" de Gabriela Oliveira se diz que o seu filho so come o arroz e a massa precisa tb de proteinas, experimente as leguminosas (feijao, grão, lentilhas), o tofu, soja. Introduza mais frutos secos e sementes.

      Eliminar
  3. ola doutor admiro muito o seu trbalho que Deus continue te abençoando.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Dr.,
    Tenho um bébé de 16 meses que nasceu na Colômbia, onde vivemos. É acompanhado pela pediatra daqui desde que nasceu (nunca foi a nenhum pediatra português) e pelos vistos aqui não existe essa práctica, pois a médica nunca nos falou sobre esse assunto. A única indicação que nos deu foi para que durante o primeiro mês de vida, colocá-lo só de fralda durante 15 minutos à janela para apanhar sol. Eu própria desconhecia que os bebés portugueses tomavam vitamina D.
    O que nos aconselha a fazer, 16 meses depois? Começar agora a tomar a vitamina? Se sim, qual a marca (podemos comprar aí pois vamos estar em Portugal no próximo mês), dosagem e por quanto tempo?

    Desde já agradeço a sua ajuda e disponibilidade.
    Cumprimentos

    ps: não imagina a ajuda que o seu blog é para pais como nós, que temos o nosso primeiro bebé fora do nosso país, onde os costumes/hábitos são tão diferentes dos nossos... OBRIGADA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Uma vez que vivem na Colômbia, a melhor opção será o vigantol, 1 gota por dia durante os meses de inverno, em que não apanha tanto sol.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Oi boa noite Dr, tenho dois filhos um de 10 e um de 7 anos,acabei de dar um polivitaminico calciovital, quando que eu vou poder dar de novo?

    ResponderEliminar
  6. Oi boa noite Dr, tenho dois filhos um de 10 e um de 7 anos,acabei de dar um polivitaminico calciovital, quando que eu vou poder dar de novo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se eles são saudáveis e como já são grandes, provavelmente não faz falta repetir.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Bom dia Dr.! Ouvi dizer que não devemos administrar a vitamina D próxima ao horário do leite pois ela prejudica a absorção do cálcio. É verdade? Meu pediatra receitou vitaminas C, A, D, E e ferro para meu filho de 6 meses. Ele toma leite bem e agora estou introduzindo os outros alimentos. Precisa disso tudo mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum dar a vitamina d perto leite, não se preocupe.
      Quanto às outras vitaminas, em Portugal não se recomendam, pelo que não as consumo aconselhar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa Noite!
    A minha filha tem 9 meses só agora estou a começar de dar a vitamina d. Há problema não ter dado até agora?

    ResponderEliminar
  9. Boa Noite!
    A minha filha tem 9 meses só agora estou a começar de dar a vitamina d. Há problema não ter dado até agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não há problema, deve e dar a partir de agora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa noite doutor. Hoje ao dar a gotinha de vigantol ao meu bebé, não sei o que se passou com o frasco e em vez de cair uma gota caiu 3ou4. Normalmente custuma demorar a cair mas hoje caiu muito rápido e seguido. Estou preocupada pois só passado algum tempo fui ler o folheto e fiquei assustada. Contudo o bebé dormiu bem de noite e acordou normalmente para mamar. Será que tenho que ir ao médico? Estava a pensar em ficar agora uns 4dias sem dar para compensar o que caiu a mais. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, a opção é ficar 4 dias sem dar. Não tem mal nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Oi Dr.boa tarde,tenho 1 filha de 10 anos,ela está com racicínio lento,sente se cansada com facilidade,tem defícit de atenção,e sente diariamente uma leve dorzinha de cabeça.Oque faço? Posso dar a ela uma vitamína?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa é uma situação algo "complexa", que deve sempre ser avaliada em consulta médica. Não acho que vitaminas sejam a solução, mas enquanto aguarda pela consulta pode dar-lhe omega-3 e DHA, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Bom dia doutor gostaria muito de saber se minha bebê pode tomar banho de sol,já vai fazer 1 mês, fui ao centro de saude e só me passaram a vitamina d uma gota por dia, isso está a ficar complicado aqui em Portugal, não existem pediatras mais no centro de saúde só "medico de família" oq eu acho um absurdo, fora a bcg que já não dão me sinto muito frustada em relação a isso, pois o pediatra como especialista tende a explicar melhor as coisas, pergunto pelo banho de sol,pq no brasil é normal os bebês tomarem logo quando já se vão para casa, sempre no sol antes das 10hrs por alguns minutos, fiz isso com meu primeiro filho que nasceu lá, pois o lrite materno produz a vitamina d que é sintetizada pelo organismo e ativada pela exposição solar.

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Bom dia,

      Os bebés pequenos não devem ter exposição solar directa antes dos 12 meses, mas isso não quer dizer que não o coloque um pouco ao sol em casa, de manhazinha, por poucos minutos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Bom dia doutor. Tenho um bebé com 6 semanas e ao dormir ele só dorme bem de barriga para baixo. De lado ou para cima nem 30m dorme. Tenho medo pk li que pode provocar morte súbita e verdade?!
    Obrigado

    ResponderEliminar
  15. Bom dia doutor. Tenho um bebé com 6 semanas e ao dormir ele só dorme bem de barriga para baixo. De lado ou para cima nem 30m dorme. Tenho medo pk li que pode provocar morte súbita e verdade?!
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, dormir de barriga para cima é um factor de risco para morte súbita.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Ola boa noite doutor tenho um menino de 5 anos com autismo e é muito complicado dar lhe de comer so come massas e sopas e quanto tento dar lhe outras comidas e olha pro prato chora grita e não come de maneira nenhuma como posso fazer pra lhe dar outras coisas pra comer se me poder ajudar agradecia.

    ResponderEliminar
  17. Ola boa noite doutor tenho um menino de 5 anos com autismo e é muito complicado dar lhe de comer so come massas e sopas e quanto tento dar lhe outras comidas e olha pro prato chora grita e não come de maneira nenhuma como posso fazer pra lhe dar outras coisas pra comer se me poder ajudar agradecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essas situações são muito difíceis de resolver, porque tem que tentar convencê-lo mesmo a comer. Geralmente ajuda fazer terapia ocupacional, para treinar a habituação a outras cores e texturas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Ola doutor tenho um filho de 2 anos e ta me dando trabalho pra comer sera q devo dar algum polivitaminico qual vc recomendaria obr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não precisa de dar nenhum polivitamínico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa noite,
    O meu filho tem 6 meses de idade cronológica e 4 meses e meio de idade corrigida, até quando deverá tomar o Protovit?

    Desde já que agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode tomar até à diversificação alimentar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde,
    O meu bebé tem agora 6 meses e quando toma o vigantol fica cheio de cólicas e nem dorme bem. Haverá outra forma de lhe suplementar a vitamina D?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Existe outra formulação, chamada vitadê. Pode experimentar para ver se funciona melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Olá Dr! O meu filho estava com um cisto ósseo a dois anos atrás no fêmur esquerdo. A perna quebrou por conta disso mas agora tá recuperado. Só que o médico dele foi observando nas revisões, que o osso dele está fraco e passou a vitamina D3. Depois disso ele melhor muito na recuperação e até no crescimento. O hapeti dele melhorou também e ele continua tomando e quando a vitamina acaba eu dou uma pausa e compro de novo. Quero saber se ele pode continuar tomando.

    ResponderEliminar
  22. Ola Dr. Gosto muito de seus esclacimentos e o venho acompanhando ha algum tempo. Moro na holanda e o sol é bastante precario pois temos quase que somente 3 meses de verao e mesmo assim dificil ter sl sempre..o inverno é longo e completmaente sem sol. A recomendacao aqui é dar vitamina D para as criancas até os 4 anos, mas nao acho suficiente.
    Meu filho tem 2 anos e meio e ainda toma e minha filha de 5 que ja poderia ter parado eu nao senti no coracao de parar e dou até hoje. Qual seria a quantidade perfeita para a continuacao dos 5 até os 18 anos? No momento dou 10 gotinhas ( vitamina D 200% - 10ug.
    Obrigada pela atencao
    Pamela AZevedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As recomendações são para dar cerca de 400-1000UI por dia. Penso que a dose que está a fazer está bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Prezado Dr., Estou dando 6 gotas de Grow Vit como receitou a pediatra. Ela tem 2 anos e 5 meses. Essa vitamina é até q idade. A quantidade de gotas está correta? Obrigado.

    ResponderEliminar
  24. Minha filha se alimenta bem, como muito ovo, feijão, queijo, iogurte, frango.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa vitamina não existe em Portugal, não lhe sei dizer a quantidade.
      No entanto, com essa idade não costumamos recomendar vitaminas as crianças saudáveis.
      Cumprimentos

      Eliminar