Até que idade se deve dar vitamina D aos bebés?

Há algum tempo atrás eu escrevi um texto neste blogue sobre a eventual necessidade de vitaminas por parte dos bebés (ver post sobre esse assunto).
Nesse texto afirmo que a única vitamina que eles precisam é a vitamina D e isso mantém-se verdade. No entanto, tem havido recentemente alguma discussão sobre durante quanto tempo deve ser administrada e, nessa área, há algumas novidades.
A vitamina D é produzida na nossa pele após exposição ao Sol e é muito frequente a sua falta na nossa população (há inclusivamente alguns estudos portugueses que o demonstram), particularmente durante o período em que ainda há crescimento corporal. Por esse motivo, a Academia Americana de Pediatria recomenda a administração de vitamina D até aos 18 anos de idade e parece que essa deve também ser a recomendação para Portugal.
Claro que o nosso país tem uma exposição solar significativa, portanto aqui faz sentido, provavelmente, atender a algumas particularidades. Assim, apesar de não ser uma recomendação "formal", neste momento a posição mais consensual parece ser a de suplementar com vitamina D:
- todos os bebés até aos 12 meses
- todas as crianças e jovens entre 1 e 18 anos, durante os meses de Outono e Inverno
Esta é também a minha opinião, pois parece-me ser a posição mais sensata e, acima de tudo, mais fundamentada do ponto de vista científico.

Etiquetas: