Translate

Etiquetas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

BCG – uma vacina diferente…

A BCG é uma das 2 vacinas que se dão logo após o nascimento em Portugal, juntamente com a 1ª dose da vacina para a hepatite B. Previne contra as formas mais graves de tuberculose mas, apesar disso, é uma vacina algo controversa, pois pode dificultar um pouco o diagnóstico desta doença em pessoas que a tomaram.
É completamente diferente das outras, pois induz uma reacção tardia no organismo (e não imediata), o que se vai reflectir na resposta que provoca. Geralmente só surge reacção no local da picada cerca de 1 mês após a administração e depois prolonga-se por mais 2-3 meses. Essa reacção caracteriza-se por uma espécie de “borbulha” vermelha que vai crescendo e que acaba por acumular uma substância amarela semelhante ao pús (muitas vezes “rebenta” e liberta essa substância para o exterior). Apesar de não ter muito bom aspecto, é indolor e não provoca nenhum tipo de desconforto ao bebé. O importante é frisar que não é preciso fazer nada, nomeadamente desinfectar, espremer ou alguma coisa do género. Pode ir apenas lavando com soro fisiológico e esperar que vá passando.

10 comentários:

  1. é suposto fazer sempre reacção? no meu bebé, agora qs qs com um ano, não apareceu nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Por vezes há bebés que não fazem reacção, pelo que não ficam com a cicatriz. Não se preocupe, não tem nenhum problema.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Boa Tarde, a minha filha nasceu em Dezembro de 2015 e ainda nao foi administrada a vacina BCG, hoje falei com a emfermeira e disse-me que não lhe vão dar a vacina porque agora a direcção regional de saude so dá a vacina a bebes de risco, e a minha não foi incluida acha que é importante ela levar essa vacina???

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde, a minha filha nasceu em Dezembro de 2015 e ainda nao foi administrada a vacina BCG, hoje falei com a emfermeira e disse-me que não lhe vão dar a vacina porque agora a direcção regional de saude so dá a vacina a bebes de risco, e a minha não foi incluida acha que é importante ela levar essa vacina???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Neste momento a BCG está apenas indicada para bebés de risco, pelo que não tem indicação para a maior parte dos bebés. Não precisa de a fazer se não for de risco...
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. tenho bebe 10 meses e quando nasceu nao tomou bcg (esgotada). no hospital disseram que tomaria no centro saude quando houvesse. nao tomou, foi feito um inquerito. Acho mal, porque apesar da sua residencia nao ser numa das freguesias de risco, passa muito tempo numa delas visto que a familia é toda de lá. E agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Essa gestão é feita exclusivamente pelo centro de saúde e pelos serviços de saúde pública, pelo que acho que deveria falar no seu centro de saude e expor a situação, para ver o que lhe dizem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Olá meu bebê está com 5 semanas e está com caroços durinhos em volta da vacina e não inflamou ainda pode ser alguma reação negativa ?

    ResponderEliminar