É preferível usar soro fisiológico ou água do mar para limpar o nariz dos bebés?

O primeiro aspecto a reforçar é que a lavagem nasal dos bebés é algo muito importante de se fazer com alguma regularidade. 
Geralmente é um momento de alguma "guerra" entre pais e filhos, porque não é, de todo, o acto mais agradável de ser feito, mas no fim as melhorias são evidentes. É fundamental esclarecer que os bebés pequenos só sabem respirar pelo nariz, pelo que a sua obstrução pode condicionar uma dificuldades respiratória grande. Uma vez que os orifícios são muito pequenos, qualquer acumulação de secreções pode ter um efeito significativo e deve ser alvo de uma "limpeza" activa. 
Quando se fala sobre este assunto, as principais questões que se colocam são as seguintes:

  1. É melhor o soro fisiológico ou a água do mar?
    • Em termos de composição eles são semelhantes, mas a água do mar tem a vantagem de ser aplicada sob pressão, ou seja, utilizando um spray. Isto vai aumentar a sua eficácia, permitindo "lavar" melhor as secreções, arrastando-as com a água.
  2. É preferível a água do mar isotónica ou hipertónica?
    • Em termos teóricos, para as secreções mais líquidas é indiferente usar uma ou outra. No entanto, a água do mar hipertónica é mais concentrada e acaba por funcionar um pouco melhor. Na minha opinião, é a 1ª escolha.
  3. Deve-se usar sempre aspirador?
    • Nem sempre. Quando os bebés são muito pequenos (primeiros 2 meses, mais ou menos), só o facto do soro ou da água do mar escorrerem já é suficiente para limpar bem o nariz, pelo que o aspirador geralmente não se justifica (excepto se o bebé estiver constipado). Conforme as crianças vão crescendo, e até aprenderem a assoar-se, torna-se útil o recurso a um aspirador nasal, para aumentar a eficácia da lavagem.
  4. Quando deve ser feito?
    • Pode ser feito em qualquer altura, essencialmente quando o bebé tem mais necessidade de respirar pelo nariz, ou seja, quando come/mama e quando dorme. No entanto, é um acto que pode ser repetido inúmeras vezes ao longo do dia, sem ter propriamente limite máximo do número de vezes.

Eu sei que não é um procedimento muito agradável, mas depois de o fazer algumas vezes, vai ver que é muito eficaz...

Comentários

  1. Boa tarde e muitos parabens pela sua iniciativa e este magnifico serviço publico que tao generosamente presta. A proposito deste seu esclarecimento gostaria de saber se vê algum inconveniente em retirar as secreccoes visiveis com um cotonete de bebe (naturalmente sem magoar e com cuidado). Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não acho que tenha nenhum problema, pode fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde Dr.

    O meu bebe de 15 meses desde q entrou para a creche faz uma infecção respiratória por mês. Recentemente no espaço de um mês fez duas vezes antibiotico.

    Dado isto e ele andar muitas vezes com ranhoca ainda q transparente coloco várias vezes ao dia soro.

    Costumo colocar com ele sentado ao meu colo e a cabeça ligeiramente para trás é incorreto? Com as otites tenho receio de estar a fazer mal...

    Para além do soro q me aconselha colocaram para combater a ranhoca?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Devo referir q o antibiotico foi só recentemente devido as otites antes nunca tínhamos precisado...

    Ele faz diariamente singular e flixotaide.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A posição está bem, acho que pode manter.
      Uma alternativa ao soro e a água do mar, parece-me que valia a pena testar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa Noite,
    tenho uma filha de 12 meses que se encontra constipada. Tenho-lhe limpado o nariz com unidoses de soro em cada narina. É muito soro?
    É que quando divido uma dose para as 2 narinas reparo que não sai tanta ranhoca. Hoje experimentei em colocar uma em cada narina e saiu bastante ranhoca, aspirei de seguida e a recarga do aspirador não tinha nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em principio não precisa de usar uma unindo-se em cada narina, basta metade.
      Se vir que não é suficiente, experimente colocar um spray de água do mar.
      Cumrimentos

      Eliminar
  5. Boa noite.
    Desde que a minha filha nasceu, agora com 14 meses, tentei aspirar o nariz de vez enquando, mas o aspirador não foi o ideal e desisiti. Agora comprei um a pilhas e suga muito rápido, porque ela anda na creche, já constipou e quando mama sinto que ela tem ranhocas. O aspirador é suave e rápido tal como disse. O problema é segurar nela, pois já se mexe muito e como a única pessoa que tenho em casa é o meu marido, esta a ser uma ajuda péssima. Pela 2 vez desiste e põe se aos murros a porta, pois por muito rápido que seja ele não aguenta ver a aflição da nossa filha, tal como também não fica na sala quando leva vacina. Queria explicar a ele os benefícios de aspirar o nariz, mesmo que seja 2 ou 3 vezes por semana apenas e o que pode causar se a ranhosa lá ficar a acumular. Acabo sempre por nunca lhe aspirar o nariz em condições devido a desistência dele.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pois, acho que isso é algo que deve conversar com ele, porque é muito importante fazer uma higiene nasal aos bebés para poderem respirar melhor e prevenir outras infecções (otites, por exemplo).
      Cumprimentos e boa sorte

      Eliminar
  6. Boa tarde,o meu bebé tem 9 meses e nunca se constipou mas ja ficou com muita ranhoca antes do rebentar dos dentes.Usei soro e resultou bem. Agora deve estar para vir outro dente pois ficou novamente com uma obstrucao muito repentina mas por - lhe o soro é uma guerra. Dantes punha com ele deitado de frente e a cabeça inclinada para trás mas disseram-me que assim podia fazer otites e passei a fazer com ele deitado de lado mas assim é muito mais dificil ele esperneia muito e vir a à cara poe as maos enfim...posso usar a maquina de aerosois?E a posição para pôr o soro,qual é a melhor?
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode colocar o soro com ele deitado, não há problema.
      Quanto às nebulizações, também pode fazer para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Dr o meu filho de 6meses ficou constipado a 1 mês e até agora ainda não passou. Fez febre por pouco tempo mas o que sw mantem é o nariz entupido e com muita ranhoca. Já fui ao médico 3x a ultima na quarta pois passou a ter tosse com expectoração e fiquei mais assustada. Mas é só a nível de nariz por agora. Mas é normal demorar a passar? Tem sido uma luta as noites, fica muito pior. Estou a dar lhe fenistil gotas e lisomucin mas hoje é i último dia e vejo que hoje já está mais entupido. Também já lge dei neo sinefrina porque ouve uma altura que entupiu tanto que a água do mar nem para dentro do nariz entrava. Se vir que o nariz entope muito posso voltar a dar a sinefrina? O fenistil e o lisomucin é o último dia hoje. Não veji a hora de passar. E cada vez é mais difícil aspirar porque ele começa a perceber o que lhe vamos fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O mais importante é mesmo lavar o nariz com água do mar e aspirar.
      Quanto à neo-sinefrina, pode ser útil quando estiver com o nariz mais obstruído com secreções espessas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa noite! A Minha filha 3meses tem atresia das coanas bilateral e foi operada 2x. Hoje é a primeira noite em casa depois do internamento e estou muito aflita porque ela está a respirar dificuldade,tenho colocado soro fisiológico várias vezes mas neste momento está com uma narina totalmente entupida.Já não sei o que fazer. Os médicos dizem que é normal...mas eu não aguento...e imaginar que só irão iervenciar daqui a uns anos....

    ResponderEliminar
  9. Boa noite! A Minha filha 3meses tem atresia das coanas bilateral e foi operada 2x. Hoje é a primeira noite em casa depois do internamento e estou muito aflita porque ela está a respirar dificuldade,tenho colocado soro fisiológico várias vezes mas neste momento está com uma narina totalmente entupida.Já não sei o que fazer. Os médicos dizem que é normal...mas eu não aguento...e imaginar que só irão iervenciar daqui a uns anos....

    ResponderEliminar
  10. Boa noite! A Minha filha 3meses tem atresia das coanas bilateral e foi operada 2x. Hoje é a primeira noite em casa depois do internamento e estou muito aflita porque ela está a respirar dificuldade,tenho colocado soro fisiológico várias vezes mas neste momento está com uma narina totalmente entupida.Já não sei o que fazer. Os médicos dizem que é normal...mas eu não aguento...e imaginar que só irão iervenciar daqui a uns anos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Nessas situações a solução é mesmo lavar bem o narizinho, para ajudar a "vencer" a obstrução.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa tarde!
    Gostaria de saber se devemos usar a mesma maquina de aerosois de outras criancas.
    Atentamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desde que se troquem as máscaras e os tubos pode usar, exceto se a máquina for de uma criança com alguma doença crónica que aumente a probabilidade de ter infecções por bactérias resistentes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. O meu filho tem nove meses e desde que nasceu que é uma constante estar constipado. Lavo-lhe o nariz com água do mar várias vezes ao dia e aspiro sempre que necessário. Está com muita ranhoca e bastante expectoracao, includivamente faz parece que chia ao respirar. Aerossois com soro e lavagem ao nariz serão suficientes. Há um mês teve uma pequena bronquiolite e fez ventilan e fenistil. Haverá inconveniente em repetir o tratamento? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode experimentar o fenistil, mas o ventilan só tem indicação se a auscultação pulmonar estiver alterada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Olá boa noite, o meu filho de 7 meses está muito congestionado do nariz, tenho feito rhinomer e muito soro fisiológico, aerossóis não tenho feito muito porque tenho receio que a humidade prejudique mais, fico sempre com dúvida de quando fazer ou não aerossol? O pior é que agora tem imensa tosse e coitadinho não consegue dormir. Já levantei tb a cabeceira da cama e ficou igual. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é mesmo manter o que está a fazer e aspirar bem o narizinho dele, para conseguir respirar melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Boa tarde,
    Já percebi que a limpeza/lavagem nasal deve ser realizada várias vezes ao dia, com aspiração nasal, se necessário. A minha questão é: em caso de constipação, em que é necessário aspirar com mais frequência, qual o limite de repetições deste procedimento por dia, para evitar a inflamação das mucosas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode fazer 3-4x por dia, em princípio será suficiente.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia. Tenho um bebê com 6 meses que está com uma bronquiolite. Está fazer aerossol com soro e ventilan. Já está a fazer a 3 dias mas está sempre com pieira e muita tosse. Recusa a sopa e bebe metade do leite que bebia antes.Tenho limpo o nariz com soro e aspirado mas ele parece sempre muito aflito. O que piso fazer mais para ajudá-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode experimentar dar um descongestionante nasal, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Bom dia Dr Hugo, agradeço d és desde já a sua preciosa ajuda.
    Tenho meu menino com 10 meses e foi diagnosticado no dia 25 de Janeiro laringite e início de bronquiolite,fez ventilan na câmara exoansora, melhorou ao fim de poucos dias, mas teve um curto espaço de 4/5 dias e volta a constipar. Foi observado e é a nível de nariz. Tosse bastante e estou com receio de uma nova bronquiolite. Faço a higiene nasal, fiz aerossol com soro. O que posso fazer mais para terminar com esta tosse e espirros?
    Agradeço desde já

    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode experimentar dar um anti-histamínicos, para ver se melhora.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Olá boa tarde dr.
    Tenho um bebê com 19 dias e estas constipado a 7 dias, fomos as urgências duas vezes o que tem estado a fazer e lavagem com soro nas e aspiração nasal e melhoras não vejo , a dois dias apareceu com pus no olhinho fomos as urgências foi diagnosticado uma congentivite foi medicado com antibióticos , a nível da constipação manter a soro agora a minha pergunta é posso usar a aerossol usando o soro fisiológico? Isto porque fiz uma vez verifiquei que durante a tarde não foi necessário fazer aspiração nasal , o que fazendo lavagem com o soro e feito a cada duas horas ...
    Desde já agradeço sua atenção

    Att
    Sônia Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim,.pode experimentar fazer a nebulizacao, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Bom dia dr.
    O meu filho faz domingo três meses. Apanhou agora uma constipação está com nariz entupido e expetoracao que por vezes até se engasga a tossir. Não tem febre será que devo ir ao hospital ou posso fazer vapores com soro. Ele está assim à 4 dias. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se está bem disposto e mama bem acho que pode aguardar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Bom dia.
    A minha filha tem 3 meses e esteve internada uma semana com bronquiolite. Fez nebulizações com soro e ventilan, tomou prednisolona e fez fisioterapia respiratória com aspiração do nariz.
    Teve alta hoje e foi indicado uso de rhinnomer de 6 em 6 horas. Acha que devo aspirar o nariz depois de usar o spray? Nebulizacao devo continuar a fazer em casa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outra questão é a redução do apetite. Apesar de ela estar a respirar melhor continua a comer menos que antes. Antes tomava 150ml de leite e agora toma no máximo 110ml. É normal ainda ter pouco apetite? Ela já perdeu algumas gramas...

      Eliminar
    2. Bom dia,

      Sim, deve aspirar depois de aplicar o spray. Se não tem dificuldade respiratória acho que não precisa de fazer as nebulizações.
      Quanto ao apetite, geralmente demora cerca de 1 semana a recuperar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa noite.

    Minha filha tem 3 meses e meio e está com o nariz congestionado e as vezes até tossindo por causa da secreção. Estamos lavando com solução fisiológica em spray. Gostaria de saber se tem limite o uso da solução. Uma vez que ela ingere praticamente toda a solução que jogamos. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário