Os iogurtes são uma boa sobremesa?

Não!
A sobremesa mais correcta é mesmo a fruta, pois de um modo geral contém uma série de enzimas que favorecem a digestão e ajudam no processamento dos alimentos. A opção de dar um iogurte depois da refeição é muito frequente, mas não é, de todo, a melhor escolha. 
O iogurte vai interferir com a absorção de alguns nutrientes, nomeadamente o ferro, retirando algumas das qualidades dos alimentos. Por outro lado, também os próprios alimentos interferem com a absorção de alguns nutrientes dos iogurtes, nomeadamente o cálcio, pelo que vamos acabar por perder vantagens de cada um deles.
Não há dúvida de que o iogurte é um bom alimento, mas tudo o que seja lácteo (derivado do leite) deve ser dado fora do almoço e jantar, para se poder usufruir melhor de todas as suas características.

Comentários

  1. Poderia fornecer a fonte dessa informação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Há alguns livros de nutrição infantil que depois lhe posso recomendar, mas se quiser ler as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria, elas são claras: o iogurte deve ser dado em substituição do leite ou da papa. Pode consultar o documento no seguinte link:
      http://www.spp.pt/Userfiles/File/App/Artigos/34/20121029190143_SuplII_Acta%20Pediat_Vol43_N5.pdf
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar

Enviar um comentário