A fruta é um bom lanche?

Isoladamente não!
A fruta é fundamental na alimentação das crianças, mas tem algumas particularidades que é importante conhecer. Uma dessas características é o facto do açúcar que existe na fruta ser de absorção rápida, o que faz com atinja um pico também rápido no sangue quando se come. Quando isso acontece, a resposta do organismo é produzir insulina para baixar o nível de açúcar, o que faz com que possa haver uma baixa de açúcar significativa depois de comer uma peça de fruta e, consequentemente, um aumento da fome com essa resposta.
Posto isto, é fácil perceber o porquê de não ser aconselhável comer fruta isoladamente. Não é, realmente, a melhor opção, mas isso pode se ultrapassado juntando outro tipo de alimento ao lanche. As duas principais opções são as seguintes:
  • Pão ou outra fonte de cereais - contêm hidratos de carbono (açúcares) de absorção lenta, o que contraria o pico descrito anteriormente
  • Leite ou iogurte - os produtos lácteos atrasam o esvaziamento do estômago, o que também contraria o pico rápido de açúcar quando se come fruta; de um modo geral, é está a melhor opção para as crianças, principalmente aquelas que consomem poucos laticínios 
Sendo assim, volto a reforçar a ideia de que a fruta é um óptimo alimento, cujo consumo deve ser incentivado em todas as crianças, mas que tem mais benefícios quando utilizado para complementar outra refeição, seja o pequeno-almoço, almoço, lanche ou jantar.

Comentários

  1. Bom dia Dr. Hugo.

    A questão de oferecer fruta ao lanche sempre me provovou algumas dúvidas que aproveito agora para ver esclarecidas.
    Já sabia da importância de não consumir a fruta isoladamente devido ao tipo de açucares de absorção rapida de que são constituidas.

    Tenho um filho de quase 7 meses que iniciou a alimentação complementar aos 5,5 meses. Desde essa idade que come ao almoço a sopinha e fruta crua como sobremesa (maçã, pêra e banana) que por sorte minha e dele, ADORA!!

    - Quando poderei introduzir novas variedades de fruta? e quais as frutas que lhe poderei oferecer?

    No que respeita ao lanche, por vezes tenho feito uma papinha de 1/2 maçã, 1/2 pêra ou banana, 2 bolachas Maria (ou próprias para bebé) e 60 ml de leite adaptado. Parece-lhe uma boa opção em termos nutricionais? será demasiada fruta para um dia contando com a fruta do almoço?

    Obrigada desde já pelos conselhos e dicas que disponibiliza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A partir dos 7 meses é aceitável introduzir outras frutas, nomeadamente as tropicais (manga, papaia). Sou sincero, costumo introduzi-las mais tarde, mas não é errado fazê-lo a partir dos 7 meses.
      Quanto ao lanche, parece-me bem, desde que ele bebe mais ou menos 500ml de leite ou derivados por dia.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  2. Quanto á alimentação Dr. Hugo.
    Foi-me dito a mim, mãe que ainda amamenta, que o Grão faz bem ao leite!? tem alguma lógica?? eu penso que como o feijão e outros possa dar gases ao bebé... Tem alguma informação sobre isto ou será puro mito?

    Cumprimentos
    Vera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Por acaso isso nunca ouvi, não me parece que tenha muito fundamento. Se gostar pode comer, mas acho que é apenas isso. :)
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
  3. Obrigado. ;)
    Continue a ser como é, frontal directo, profissional.

    Cumprimentos
    Vera

    ResponderEliminar
  4. Boa noite Dr. Hugo,

    Antes de mais, gostaria de o felicitar pelo seu blog e livro, ambos os quais me têm ajudado nesta nova aventura de ser mãe.
    Tenho uma bebé com 6 meses que iniciou os sólidos aos 5 meses, Neste momento come ao almoço papa de legumes,sendo que até agora já introduzimos batata, cenoura, batata-doce, abóbora menina e pastinaca (xerovia).
    Tenho várias dúvidas sobre o tema da alimentação e como estou a viver na Alemanha, por vezes sinto-me um pouco perdida em relação a este tema. Para além da barrerira linguistica, há também diferenças culturais. Seria possível recomendar algum livro pelo qual me possa orientar?
    Até aos 5 meses foi amamentada em exclusivo e pretendo continuar a amamentar, faz sentido iniciar já as papas de cereais e qual será a melhor opção? Devo começar a dar também fruta ao almoço?

    Muito obrigada.

    Cumprimentos
    Raquel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Relativamente à alimentação, acho que podemos simplificar bastante as coisas. Assim, os principais pontos são os seguintes:
      - a partir dos 6 meses os bebés podem comer os legumes todos, exceto leguminosas, nabo, espinafre, agriões, beterraba e aipo
      - as sopas não devem ter mais de 6 legumes para não tornar os sabores todos iguais
      - deve fazer também fruta depois do almoço, para já mação, pera ou banana
      - a partir de agora deve começar a dar-lhe a papa de cereais com glúten, sendo que a marca é um pouco indiferente (escolha as que têm menor quantidade de açúcar e proteínas), em substituição de uma refeição de leite
      - deve também começar a colocar carne na sopa, cerca de 15-20g por sopa, de preferência carnes magras
      - a partir dos 7 meses deve fazer almoço e jantar de sopa + fruta
      Para já acho que é o fundamental. Neste blogue tenho alguns posts que resumem os princípios gerais que costumo utilizar na minha consulta. Se procurar por "novos alimentos" no motor de busca do blogue, penso que os encontra facilmente.
      Acho que o mais importante é mesmo isso, os princípios gerais, porque de resto as decisões devem vossas, sem grandes receios.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos,

      Hugo Rodrigues

      Eliminar
    2. Muit obrigada! Ajudou imenso e vou rever os post sobre a alimentação e também o livro, que certamente terá também informação valiosa.

      Eliminar
  5. Boa tarde: O meu bebé tem 6 meses e 3 semanas. Já come a sopa ao almoço, alternando carne e peixe, e papa ao jantar. Entre as refeições ainda amamento. Já tentei iniciar a fruta mas ele não aceita. No início dei-lhe maça, pera (cruas ou cozidas) e banana. assim que sentia o sabor vomitava a sopa que já tinha ingerido. Experimentei ao lanche, com fome, sem fome, etc, não aceita o sabor. Na última semana experimentei a uva, muito migada e com água para não ser tão espesso, vomitou tudo. Já comprei os frascos de fruta ao natural, frio, e morno. Nada, não quer e dá-lhe sempre vómitos. Não sei o que fazer pois sei que lhe faz falta ingerir outros nutrientes.
    Cumprimentos
    Andrea Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Provavelmente ele é muito sensível ao ácido. A solução passa mesmo pela insistência, se calhar numa primeira fase fora das refeições, para não vomitar o que comer.
      Vai ver que aos bocadinhos ele se vai habituar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite. O meu filho tem 7meses e meio e está a fazer 5 refeições por dia, sendo que, 3 são de mama, ao almoço sopa+fruta e ao lanche papa. Já tenho indicação para fazer sopa ao jantar mas tenho adiado porque me parece pouco reduzir as mamadas a 2 por dia (meio da noite e manhã). Qual a sua opinião. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como já tem 7 meses acho que faz sentido passar a fazer a sopa ao almoço e ao jantar, porque depois ficam 3 refeições lácteas (2 de mama e 1 de papa).
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite dtr.o meu bebé tem 9meses e agora não quer comer a sopa e maneira nenhuma,já tentei dar lhe os legumes e o peixe/carne só esmagados com o garfo e um fiusinho de azeite mas nem assim, faz uma choradeira e acaba por vomitar,só come bem a papa e a mama,o que posso fazer?

    ResponderEliminar
  8. Boa noite dtr.o meu bebé tem 9meses e agora não quer comer a sopa e maneira nenhuma,já tentei dar lhe os legumes e o peixe/carne só esmagados com o garfo e um fiusinho de azeite mas nem assim, faz uma choradeira e acaba por vomitar,só come bem a papa e a mama,o que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Tem que ir insistindo com ele, para ver se volta a habituar-se. Tente colocar batata doce na sopa, para adocicar um pouco o sabor e ver se ele gosta mais e, acima de tudo, ir insistindo para ele comer (sem guerras).
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde Dr.. A minha filha tem 7 meses e meio e faz 4 refeições por dia: 07h00 - 180ml leite artificial, 11h00 - 300ml sopa de legumes e carne + fruta, 15h00 - fruta com bolacha e 19h00 - 300ml sopa de legumes e carne + fruta. A minha grande dúvida é se estas 4 refeições por dia são suficientes. Referiu anteriormente numa das respostas, pelo que percebi, que o bebé deveria tomar 500ml de leite por dia..como devo proceder visto que a minha bebé dorme desde as 19h00 até às 07h00? Devo acrescentar um biberão e diminuir o espaço entre refeições? ou substituo uma delas pelo leite?Qual? Muito Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se o peso está a evoluir bem a única coisa que eu faria era substituir o lanche de fruta por leite, para aumentar o aporte de lacticínios.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Boa Tarde Dr. O meu filho tem 9 meses, a nível de variedade de frutas apenas lhe tenho dado a pêra, maçã, bana, laranja. Posso introduzir outras frutas como a manga, papaia...?Que frutas são adequadas nesta idade?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode dar todas exceto o ananás, kiwi, frutos silvestres e maracujá.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Boa noite,
    A minha bebé tem 10 meses, pode comer iogurte de fruta para bebé dia sim, dia não??
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Boa tarde Dr.
    O meu bebe tem 7 meses e 13 dias. Esta a leite materno.
    Mama durante a noite, levo um biberao de leite materno para beber entre as 09h00-10h00, almoça sopa perto das 12h, fruta entre as 14h-15h00, depois é só leite materno. Reparei que a fruta isolada não é muito benéfico, mas o que dou juntamente com a fruta da tarde?
    Acha que juntamente com a sopa também deve comer fruta? A Sopa por si só não é suficiente para a refeição dele ao almoço? É um bebe com 9kg, 71cm (na consulta dos 7 meses). A pediatra não achou necessário introduzir papa e não me mandou iniciar sopa ao jantar, visto que dou mama em livre demanda. Tem algum conselho para mim? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A fruta deve ser dada depois da sopa, como sobremesa e deve ser assim 2x/dia (almoço e jantar).
      Nas outras refeições manteria apenas so leite materno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Olá boa tarde
    A minha bebe tem 6 meses e 1 semana, e fez leite materno em exclusivo até a uma semana atrás, neste momento faz apenas sopa e fruta ao almoço, o resto do dia continua com leite materno. Para a próxima semana, tenho de iniciar sopa e fruta ao jantar? E no lanche, tenho mesmo de fazer papa com leite materno? Queria continuar a dar leite mais vezes ao dia do que apenas de manhã e à noite, mas não quero prejudicar o desenvolvimento dela.
    Obrigada desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente as duas sopas por dia fazem-se a partir dos 7 meses. Ao lanche pode manter só o leite, sem problema, mas deve introduzir o glúten (massa na sopa, por exemplo).
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Muito obrigada pelo seu esclarecimento :)

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde, Doutor.
    Mesmo lendo os comentários anteriores, que são de grande utilidade. Sempre fica a dúvida se estou a fazer uma alimentação adequada e correta.Minha bebé tem 8 meses e 3 semanas, ainda faz leite materno, come sopa+fruta almoço e jantar, papa láctea ou iogurte+fruta+bolacha maria.
    A respeito do figo, que é fruta da época, temos um terreno com 4 figueiras, posso dar-lhe? Há alguma restrição, pois em algumas pessoas tem efeito laxante. Qual quantidade diária?
    Em relação a banana, numa dada altura que vivia no Brasil, tive contacto com uma Médica Neonatologista, ela disse-me que não devemos dar a parte de dentro, onde temos as sementes, apenas a polpa externa, até os 12 meses. Não tenho lembrança do porquê.Qual sua opinião? Desde já. agradeço sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode dar figos, até 3 por dia não há problema se não ficar indisposta.
      Quanto à banana, pode dar inteira.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa noite. Tenho uma bebé de 6 meses e 3 semanas. Esta a fazer a seguintes refeições 7h 150ml leite adaptado .11h duas conchas de sopa e fruta. 15h 180ml de papa lactea e depois mais duas de leite cerca de 100ml .será suficiente? Posso já dat iogurte natural com fruta?ou fruta com bolacha Maria?obg

    ResponderEliminar
  17. Boa noite. Tenho uma bebé de 6 meses e 3 semanas. Esta a fazer a seguintes refeições 7h 150ml leite adaptado .11h duas conchas de sopa e fruta. 15h 180ml de papa lactea e depois mais duas de leite cerca de 100ml .será suficiente? Posso já dat iogurte natural com fruta?ou fruta com bolacha Maria?obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se o peso estiver a evoluir bem, o plano parece-me que está bem. Não acho que precise de introduzir mais nada para já.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Boa tarde Dr Hugo. Tenho uma bebe com 14 meses. Quantas peças de fruta pode comer por dia? Ela bebe LM mas de manhã não é suficiente. Preciso introduzir o pequeno almoço, mas não come pão. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende da peça de fruta, mas pode comer 3-4 peças.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. Boa tarde Dr. Hugo
    Queria a sua opinião sobre o seguinte: o meu filho que está prestes a fazer 6 anos, não come fruta nem legumes desde os 3 anos, altura em que foi submetido a uma operação onde removeu as Amígdalas e as Adenóides (pelo facto de estarem muito grandes e tocavam quase uma na outra, o que lhe provocava vómitos quando comia alimentos sólidos). Até uns 6 meses antes da operação ele comia bananas e morangos e brócolos (por exemplo). A partir desta data comecei a dar legumes somente passados na sopa e a fruta ou é cozida (como comia na escola) ou em boiões ou liquida (Compal Essencial). Desde essa altura ele ganhou aversão à fruta crua, chegando ao ponto de não lhe tocar sequer e de não podermos comer fruta perto dele (devido ao cheiro). Ele não suporta nem sopa nem fruta passada com “grumos” (pedacinhos maiores), puxa logo um vómito.
    Sucede que agora, a 1 ano de entrara na Escola Primária, estamos numa nova tentativa de introduzir a fruta “normal” mas não sei qual a forma mais correcta de o fazer devido à aversão dele. Ele prefere passar fome ou não ter acesso a brinquedos ou à Televisão, a ter que provar um pouco de fruta.
    Queria saber, segundo a sua experiência o que acha que posso fazer.
    Muito obrigada pela sua atenção e peço desculpa pelo longo texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Essa é uma situação que não tem uma solução muito fácil, pois vai depender da vossa persistência.
      Tem que ir insistindo com ele (fora das refeições, para ter mais fome) e premiar sempre que ele fizer um esforço comer, bem mais do que castigar quando não o faz. Se conseguir reforçar pela positiva geralmente é mais eficaz.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Boa tarde Doutor
    O meu filho (17 meses) anda meio doente, tosse e alguns picos de febre, tem alguma dificuldade em começar a comer a refeição, mas após algum esforço lá consigo lhe dar de comer. Ao almoço normalmente come sopa, segundo (tudo passado porque tem dificuldade em engolir) e fruta. Mas desde que anda doentinho após as primeiras colheres do lanche vomita sempre uma parte ainda do almoço (intervalo de 4 horas), mas depois acaba por comer o lanche todo sem problema. O que acha que possa ser?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Provavelmente é mesmo porque está mais doentinho.
      Não insista muito para ele comer, para ver se não vomita.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Bom dia,
    Gostaria na ter a sua opinião sobre o plano alimentar da minha filha.
    Aos 4 meses iniciou a fruta a meio da manhã e a sopa de legumes ao almoço. As restantes refeições eram de leite (LM + 90ml LA).
    Agora que tem 5 meses e vou regressar ao trabalho, o plano sugerido é o seguinte:

    ao acordar: leite
    10h: fruta
    12h: sopa c/carne
    lanche da tarde (16h): fruta + leite
    jantar (19h30-20h00): sopa legumes
    antes de dormir (22h): leite

    Nas refeições de leite, vou continuar a dar leite materno e complementar com LA, se necessário.

    Gostava de poder dar de mamar à tarde assim que regressar do trabalho. Há algum inconveniente em fazer um intervalo entre a fruta e o leite? ou seja, oferecer a fruta por volta das 16h e assim que for buscá-la, às 16h30-17h, dar de mamar?

    Relativamente à introdução da sopa à noite, é para tentar que passe a dormir mais horas seguidas, uma vez que a milha filha continua a acordar às 3h da manhã para mamar.
    São demasiadas refeições de sólidos para esta fase?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode separar a fruta do leite de tarde, porque o intervalo não é grande.
      Quanto às duas sopas, o ideal é fazê-las só a partir dos 7 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário