Como escolher a roupa de cama do bebé?

Quase todos os pais se preocupam muito com o frio que os bebés podem ter quando dormem, mas esquecem-se que eles também podem ter calor. Por este motivo, é fácil encontrar berços com lençóis, mantas, cobertores e edredões, muitas vezes em quantidades exageradas, o que comporta um risco significativo para o bebé.
Assim, acho que é útil deixar alguns conselhos sobre como "organizar" a cama do seu filho, principalmente agora no inverno, em que as temperaturas são mais baixas:
  1. O ideal é que a cama esteja livre, sem almofadas, brinquedos, fraldas ou outros objectos (os bonecos para dormir e fraldas não fazem falta nenhuma nos primeiros meses)
  2. Esqueça os "rolinhos" com as toalhas ou mantas para o bebé não se virar
  3. Use pouca roupa de cama, de preferência apenas 1 lençol e 1 edredão ou, melhor ainda, 1 saco-cama de bebé (muitas vezes também chamado "ninho")
  4. Se o quarto estiver mais frio, vista um pijama mais quente ao seu filho e mantenha pouca roupa na cama - o ideal é que o calor venha mais da roupa que está junta ao corpo do que da que está "solta"
  5. Evite colchões moles ou então colocar uma manta em cima do colchão para ficar mais "fofinho", porque é um factor de risco para morte súbita
  6. Prenda bem os lençóis e edredão de lado na cama, de forma a diminuir o risco de eles se deslocarem para cima da cara do bebé
  7. Tenha muita atenção aos protectores de berço, pois têm que estar sempre muito bem presos às grades (é importante que verifique este aspecto regularmente)
Posto isto, desejo apenas uns bons sonhos aos bebés, porque se assim for os pais certamente também os terão!

Comentários

  1. Costumo embrulhar o meu filho de 11 dias numa manta e depois coloca-lo no berço onde o cubro com o lençol e edredão. É errado? Aumenta o risco de morte súbita?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O facto de estar embrulhado diminui a probabilidade de vir alguma parte para a frente da cara, portanto pode ser uma boa ideia.
      Cumprimentos e bom natal

      Eliminar
  2. Boa noite,
    O meu bebé tem 6 meses e sempre foi um problema na hora de dormir. Resolvemos tentar dar-lhe um objecto de conforto e arranjámos um doodoo (boneco com uma espécie de fralda com nós nas pontas agarrada). Acontece que por vezes no sono coloca o doodoo em cima da cara e lá continua a dormir. Começo a ficar com medo que possa ficar sem respirar... Será que com esta idade ainda é perigoso? :(
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Apesar de não me parecer a melhor prática, o risco com essa idade é baixo, porque já se defende. De qualquer forma, confesso que é uma prática que me deixa pouco confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ele não aceita chupeta nenhuma... Na altura falaram-me de uma fraldinha, mas achei que seria ainda pior porque é maior... Sei que o ideal era adormecer sem qualquer "muleta", mas quando adormece assim já é uma virória... :/

      Eliminar
  3. Boa noite, a partir de que idade se deve começar a usar almofada e que tipo de almofada se deve usar? a partir dos 2 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Penso que antes dos 3 anos não se justifica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    Por conselho de enfermeiras desde o nascimento que uso a técnica do ninho (enrolei duas toalhas em forma de U uma contra a outra em forma de um ninho oval) e o bebe dormia lindamente. Acontece que agora tem 4 meses e já se vira de lado, pelo que me ocorreu a dúvida se este ninho será perigoso caso durante a noite o bebé se virar de lado ou de bruços (risco de sufocamento nas laterais do ninho).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como já é grande acho que pode deixar de usar essa técnica, até porque é capaz de dormir melhor se se conseguir mexer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde,
    O meu filho tem dois meses e meio e mexe-se muito na cama. Tinha pouco mais de um mês e virou os pés para a cabeça, nunca mais dormi descansada.
    Como fazer para que ele não se mexa tanto, até de ladp já se consegue pôr. Obrigada
    Cumps

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia,

    tenho uma amiga que me falou e recomendou uns lençóis com um sistema de segurança cujo design, evita esse tipo de situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Que lençóis são esses, não conheço. Pode dizer-me onde comprar? Obrigada

      Eliminar

Enviar um comentário