Como escolher a roupa de cama do bebé?

Quase todos os pais se preocupam muito com o frio que os bebés podem ter quando dormem, mas esquecem-se que eles também podem ter calor. Por este motivo, é fácil encontrar berços com lençóis, mantas, cobertores e edredões, muitas vezes em quantidades exageradas, o que comporta um risco significativo para o bebé.
Assim, acho que é útil deixar alguns conselhos sobre como "organizar" a cama do seu filho, principalmente agora no inverno, em que as temperaturas são mais baixas:
  1. O ideal é que a cama esteja livre, sem almofadas, brinquedos, fraldas ou outros objectos (os bonecos para dormir e fraldas não fazem falta nenhuma nos primeiros meses)
  2. Esqueça os "rolinhos" com as toalhas ou mantas para o bebé não se virar
  3. Use pouca roupa de cama, de preferência apenas 1 lençol e 1 edredão ou, melhor ainda, 1 saco-cama de bebé (muitas vezes também chamado "ninho")
  4. Se o quarto estiver mais frio, vista um pijama mais quente ao seu filho e mantenha pouca roupa na cama - o ideal é que o calor venha mais da roupa que está junta ao corpo do que da que está "solta"
  5. Evite colchões moles ou então colocar uma manta em cima do colchão para ficar mais "fofinho", porque é um factor de risco para morte súbita
  6. Prenda bem os lençóis e edredão de lado na cama, de forma a diminuir o risco de eles se deslocarem para cima da cara do bebé
  7. Tenha muita atenção aos protectores de berço, pois têm que estar sempre muito bem presos às grades (é importante que verifique este aspecto regularmente)
Posto isto, desejo apenas uns bons sonhos aos bebés, porque se assim for os pais certamente também os terão!

Etiquetas: