Translate

Etiquetas

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Mito - Os bebés que bebem pouco leite devem comer papas de fazer com leite

Esta é uma ideia muito enraizada na maior parte dos pais e avós, que acham que para os bebés que bebem pouco leite, as papas de fazer com leite são mais importantes do que as de fazer com água.
Na verdade, os dois tipos são praticamente iguais, uma vez que as papas de fazer com água já possuem o pó do leite misturado com o pá da papa. É por esse motivo que se chamam farinhas lácteas, porque já contêm o próprio leite na sua composição. Ao contrário do que muita gente acredita, não são mais "fracas" do que as outras, são semelhantes. 
Posto isto, é fácil perceber que preparar estas papas com leite é profundamente errado, porque estamos a aumentar muito a quantidade de proteínas e açúcares que a criança come.
Assim, se o seu filho bebe pouco leite, pode e deve "compensar" com outros produtos lácteos, dependendo da idade (papa a partir dos 4 -6 meses; iogurte a partir dos 9 meses; queijo a partir dos 12 meses), mas não se esqueça deste princípio geral: as papas de fazer com água já contêm o leite que os bebés precisam na sua composição (e são tão adequadas como as outras), enquanto as de fazer com leite precisam que ele seja adicionado ao pó da papa.

89 comentários:

  1. Boa tarde Doutor:
    A minha filha tem 10 meses e estou a dar LA... recentemente comecei a juntar uma colher de sobremesa de farinha não lactea no bibierão, uma vez que me parecia que ela enjoou o lei, pois sempre que pegava no biberão chorava desalmadamente e não queria mais, desde que junto um pouco de farinha, ela bebe tudo.
    Tendo em conta o seu post sobre papas, pergunto-lhe se posso continuar a dar a farinha não láctea ou devo passar para uma papa mais indicada á idade dela?
    Grata pela sua ajuda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Parece-me que a melhor cão é mesmo essa, uma papa não lactea.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Ola dr hugo uma pergunta o meu bebe tem 4 meses comecei ontem a dar sopinha a hora de almoco uma vez ao dia .... so ke tenho ke deixar passar pelo menos uma hora com esforco para lhe dar o leite pk ele nao fica so com a sopa.... e no proprio frasco diz ke passado pouco tempo se pode dar o leite.... sera ke estou a fazer bem ao fazer assim.....

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      O ideal é dar o leite só na refeição seguinte, cerca de 3h depois da sopa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Entao devo dar papa nao lactea? A farinha é desanconselhada? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Dar papa/farinha láctea (preparada com água) ou papa não láctea (preparada com leite) é o mesmo, acaba por ser semelhantes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite Dr Hugo,
    a minha bebe tem 5 meses, ate aos 4 meses bebeu leite materno e suplemento no biberao. Agora iniciou a sopa e a papa lactea, Acontece que ela mama cerca de 140ml de leite materno por volta das 6h30 da manha, e ate comer a sopa, as 12h, recusa;se a mamar mais leite. As 15h30 come a papa lactea, e so volta a mamar o leite as 22h30, recusando;se novamente a mamar o leite depois da papa. Saliento que a sopa e a papa come muito bem.
    Ela esta com 6200g de peso e encontra-se no percentil 50, mas com este comportamento, a 1 semana, estou preocupada que perca peso.
    será que posso substituir estas refeições de leite por outros alimentos

    Espero uma resposta sua,

    Atentamente
    Elsa Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Realmente são muitas horas sem comer, pelo que o ideal é mesmo manter o leite nesses intervalos.
      Experimente, se necessário, colocar um pouco de papa no leite para ver se ela bebe melhor ou então um pouco de cevada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá dr. O meu bebé tem 4meses e apesar de ter um bom peso ele mama pouquinho, cerca de 110 ml e com muita sorte 130 ml, é normal??
    Eu vou agora iniciar a introdução da sopa, como devo fazer? Substituir pela mamada da hora do almoço? E se ele não comer muita sopa, devo completar a refeição dado o meu leite?

    ResponderEliminar
  5. Olá dr. O meu bebé tem 4meses e apesar de ter um bom peso ele mama pouquinho, cerca de 110 ml e com muita sorte 130 ml, é normal??
    Eu vou agora iniciar a introdução da sopa, como devo fazer? Substituir pela mamada da hora do almoço? E se ele não comer muita sopa, devo completar a refeição dado o meu leite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A quantidade não é muita, mas se o peso estiver bem, acho que não precisa de se preocupar.
      Quanto à sopa, deve ser em substituição de uma mamada e não deve ser complementada com o seu leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Boas tardes,

    Antes de mais nada, obrigada pelos diversos conselhos dados neste blog. Tem sido bastante útil para mães de 1ª viagem (como eu) para aprender mais sobre os bebés e ajudar a desmistificar várias ideias.

    A minha questão não se prende exactamente com este texto, mas sobre papas sem açúcar. Sei que em alguns países (como a Noruega) as papas para bebés com menos de 1 ano são sem açúcar adicionado (penso que é mesmo proibido vender-se com açúcar). Eu, pessoalmente, concordo com esta prática e penso que em Portugal temos más politicas a nível da regulação da qualidade de produtos alimentares, no que toca à quantidade de sal e açúcares.
    Eu gostaria - sem querer optar por radicalismos - que a minha filha (tem quase 4 meses) se habituasse a ingerir açúcar o mais tarde possível ou, pelo menos, que não se habituasse a ele diariamente. O problema é que tenho verificado os rótulos e todas as papas que tenho encontrado têm açúcar.
    Haveria alguma marca de papa que pudesse recomendar - sem açúcar nem sal, mas que fosse tão completa como as restantes a nível dos nutrientes necessários?

    Desde já os meus agradecimentos,

    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho essa questão bastante importante, mas realmente as opções em Portugal não são muitas.
      Não tenho certeza, mas acho que as papas da holle não tem açúcares adicionados e falaram-me também duma marca (penso que é babybio) que penso que também não tem.
      De qualquer forma, confirme no rótulo para ver se é mesmo assim, porque não tenho certeza absoluta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Caro Dr. Hugo,

    Antes de mais, obrigada pelo seu blog.
    Venho questionar-lhe o seguinte: a minha filha fez 7 meses dia 22 e está a mamar ao PA, a beber um biberão de LM a meio da manhã (quando não estou), come sopa com carne ao almoço, papa ou um iogulino natural com fruta ao lanche, papa ao jantar e mama novamente ao deitar.
    Acontece que, além de notar que ela anda a mamar pouco, porque não me esvazia sequer a mama, no biberão, dos 170/180ml que tiro, ela só mama uns 130/140, o que acho muito pouco.
    O que é que me aconselha? Aos 6,5meses, ela estava com 68cm e 6730kg. Neste momento, apenas engordou 70g, está com 6800kg.

    Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com sete meses penso que já deve fazer sopa e fruta ao jantar (pode passar a papa para a tarde e o iogurte para meio da manhã, por exemplo).
      Quanto ao leite e derivados, o que ela precisa é de cerca de 400-500ml por dia, o que me parece que ela faz sem dificuldade.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Vou seguir o seu conselho, Dr. Hugo.
      Obrigada!

      Eliminar
    3. Vou seguir o seu conselho, Dr. Hugo.
      Obrigada!

      Eliminar
    4. Vou seguir o seu conselho, Dr. Hugo.
      Obrigada!

      Eliminar
  9. Boa tarde Dr. Hugo,
    Como o meu leite demorou muito a aparecer tivemos de começar a dar suplemento desde o início. Na consulta do primeiro mês o pediatra disse para acrescentar ao leite mais 10ml de água para ajudar a que as fezes não fossem tão secas e aliviar as cólicas. Funcionou muito bem mas aos poucos começou a bolçar muito e, quando lhe dava um o meu leite no biberão acontecia o mesmo. Como ganhava peso e todos me diziam que era normal fui aguentando até que ele passou a beber metade do leite e a bolçar tudo. As vezes, quando se deixava dormir a seguir a beber o meu leite, acordava e vomitava tudo (cheiro a leite estragado). A ida ao pediatra coincidiu com os 2 meses e ele recomendou, durante uma semana, fazer o teste de juntar uma colher de cereais sem gluten ao leite para engrossar, senão tentava-se a fórmula hidrolizada da Nutriben pois ele podia ser alérgico ou intolerante à lactose. Como melhorou e nesse semana ganhou cerca de 400g, o pediatra disse para continuar com a papa e que não fazia mal nenhum bolçar porque isso era muito peso numa semana. Entretanto, de semana para semana voltou a bolçar muito e a comer cada vez menos. Na semana passada tentei a fórmula hidrolizada com a colher de papa (pois ele não gostava do sabor e não o bebia sem a papa), que achava que era um lei AR e, nos primeiros 2 dias melhorou mas, a cor e consistência do cocó mudou imediatamente ficado casa vez mais líquido ate ser diarreia. Voltou a bolçar tudo assim que a tetina lhe saia da boca e a não querer comer ou a beber só um bocadinho e mesmo assim bolçava . O pediatra disse que era coincidência, que este leite não fazia diarreia e, para continuar mas, eu por conta própria depois de ver que perdeu 120g em 2 dias decidi dar-lhe um leite AR ( Almiron AR ) e, a diarreia parou logo ele não bolça há 3 dias, está cheio de apetite. Passou de beber 70ml para beber 150ml e as vezes ainda pede mais. Poderá isto querer dizer que não é alérgico ou intolerante à lactose ou proteina da vaca?
    O único senão é que agora tem feito o cocó muito duro, tipo bolinhas. Será por não lhe juntar os cereais? Será que devo voltar a meter a colher de cereais? Será que dar-lhe água ajuda?
    Obrigada pelos comentários que possa fazer acerca desta situação.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pela sua descrição parece mesmo um refluxo, pelo que a solução do leite AR parece-me a mais adequada, uma vez que o peso não estava a evoluir bem.
      Quanto às fezes, se juntar os cereais é provável que piorem um pouco. Tentaria eventualmente trocar o leite para algum AR que tenha farinha de alfarroba, porque com esse tipo de espessante as fezes não ficam tão duras.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,

    Tenho uma duvida relativamente ao queijo. Só deve ser dado a partir dos 12 meses, mas é algum queijo especial com leite adaptado? ou pode ser dado um flamengo normal? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pode ser um queijo normal, sem problema, só deve evitar os queijos que sejam mais salgados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa noite doutor
    Minha bebé tem 2 meses e 3 semanas e bebé pouquinho.
    Ela está com nan comfort mas tem dias que só mama os 60ml será que posso lhe colocar uma colher de papas para ver se ela mama melhor.

    ResponderEliminar
  13. Boa noite doutor
    Minha bebé tem 2 meses e 3 semanas e bebé pouquinho.
    Ela está com nan comfort mas tem dias que só mama os 60ml será que posso lhe colocar uma colher de papas para ver se ela mama melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade não me parece que seja boa opção colocar papa. Acho que seria preferível experimentar um leite de uma marca diferente, para ver se gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa noite. A minha filha tem 10 meses. Quando acorda cedo, mama cerca de 100ml e tento dar suplemento mas ela recusa. Duas horas depois bebe 140ml de LA. Ao almoço come muito bem 220ml de sopa e fruta (adora sopa). Ao lanche come papa ou iogurte. Por volta das 19h janta muito bem sopa e fruta. Quando vai dormir entre as 21h e as 22h,nunca quer mamar. Eu pelo que já li, acho que ela ingere pouco leite por dia....cerca de 350ml... Acha pouco? O que posso fazer para ela ingerir mais? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A papa ou o iogurte contam como substitutos do leite, pelo que me parece que a quantidade está adequada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  15. Olá, boa noite Dr. Hugo!
    Tenho um bebé de 8 meses e meio e até agora sempre fiz a papa com leite materno. Gostaria de saber se me aconselha a continuar a tirar leite para fazer a papa ou se seria melhor introduzir as papas lácteas para o bebé se adaptar ao leite de transição? Disseram-me que era importante para o bebé não se tornar intolerante à lactose. Poderá ser verdade? Obrigada pela atenção.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se puder manter o leite materno parece-me a melhor opção, não acho que seja um problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. ola dr.estou um pouco inquieta em relaçao ao meu bebe,ele vai fazer 5 meses daqui a 2 dias e continua a beber 120ml de leite....só as vezes na mamda da note é que bebe 150ml,mas de vez em quando....mas o que me preocupa é que ele durante o dia mesmo os 120ml nao bebe todo,as vezes deixa 20/30ml mas quando assim é nao aguenta sem comer muito tempo,mama passado 2h/2hemeia....acha que é normal?
    A pedriata diz que é normal e como ele mama pouco mas nao fica muito tempo sem comer que nao faz mal,mas tenho medo que se torne um habito e que comece a rejeitar comer....
    pois ja comecei pouco a pouco a dar-lhe a fruta e a sopa mas so come 5/6 colheres e começa a chorar e bebe o leite.por vezes com medo que nao esteja a ser bem alimentado misturo um pouco de papa no leite para ele beber(a pedriata diz que acha que nao é necessario)....
    Outra duvida acha que deveria de procurar outra pedriata para acompanhar o meu filho mais de perto?porque encontro-me na Belgica e temos consulta de rotina mensais,nao quero ser engrata porque saem praticamente de graça mas acho que as vezes é um pouco á despacha,tenho que falar rapido enquanto ela pesa e mede para tirar as minhas duvidas e está feita a consulta,diz sempre que é tudo normal e dar-lhe algo para comer nao porque aqui dizem que as crianças vao ser obesas...enfim eu estou com a ideia de procurar uma pedriata por minha conta para complementar estas consultas mas assim ficar mais segura....o que acha?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em relação a alimentação, se o peso estiver a aumentar como deve quer dizer que está a comer o que precisa, portanto pode ficar tranquila.
      Quanto as consultas, isso e uma questao pessoal vossa, tem que ser decidido por vocês.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Bom dia, Doutor.
    Faz-me uma confusão essa introdução das papas na alimentação. Pois tenho filho de 18 anos,trabalhei 11 anos na Educação Infantil, nunca foi dado essas papas aos bebés no Brasil, tudo foi sempre orientado por pediatras, enfermeiras e nutricionistas. Agora, tenho uma bebé de 5 meses e meio, alimentada com leite materno exclusivo. Minha dúvida: Posso adicionar água em vez de leite, numa papa não láctea?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se a papa é não láctea deve ser feita com leite. Apenas as papas lácteas é que devem ser feitas com água.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  20. Boa noite Dr. Tenho um bebé de 4 meses que ate agora se manteve e mantém mo percentil 50. Desde os 2 meses que bebe leite artificial. A minha questão é que iniciei a papa á 5 dias e desde esse dia ele recusa.me o biberão inumeras vezes durante o dia chegando a passar 6 horas sem comer. Ja experimeotei juntar para no leite mas nao serve de nada. O que devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Experimente trocar para uma tetina que tenha maior fluxo de leite, para ver se ajuda.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Boa tarde Doutor Hugo! O meu filho tem 13 meses e sempre bebeu LM. Desde os 12 meses, tem necessidade de dar um pouco de papa ou iogurte logo a seguir à mamada de manhã e à noite para complementar a refeição. Agora como o LM começa a ser insuficiente, queria introduzir o leite em pó mas ele não bebe de maneira nenhuma, nem em biberão nem em copo. O que devo fazer? Dar só papa substitui o leite? Não beber leite nenhum, só papas lácteas e iogurtes será o suficiente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A papa e o iogurte podem ser suficientes, mas pode experimentar colocar um pouco de papa ou cevada no leite para ver se ele gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa tarde, tenho um bebé com 7 meses que está com 7200gr de peso e 71cm de altura sempre saudavel e bem desenvolvido. Desde os 4 meses que começou a beber pouco leite iniciando a alimentação diversificada. Por norma aguenta sempre 3h30 a 4h entre refeições e noto que tem menos apetite de manhã. Actualmente ás 7h bebe LA cerca de 30/90ml ás 11h sopa com carne (180/200ml) e fruta (100/120ml), ás 15h papa 150ml ás 19h sopa de legumes (180/200ml) e fruta (100/120ml) e por volta das 21h30 oferecemos novamente LA e bebe cerca de 90/120ml, e aguenta toda a noite. Com excepção do leite até nem come mal, não sendo esquisito e come de tudo.Como bebe pouco leite tentei iniciar iogurte com leite de transição mas ele não gosta pois só gosta da comida quentinha... Será que lhe posso dar papa as 7h e papa as 15h, ou outra opção qualquer com leite para lhe dar ao pequeno almoço ou à ceia, quais as quantidades que deve ingerir?Já experimentamos mudar de leite colocar 1 colher de papa no leite e um pouco de cevada mas nada resulta mama sempre muito pouco, prefere mesmo a comida pela colher... Gostaria imenso que nos ajudasse porque aos 8 meses vai para a creche e queria que fosse com o pequeno almoço tomado em condições. Muito Obrigada. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade deve fazer 400-500ml de leite ou derivados por dia.
      Pode dar outra papa, mas não sei se será a melhor opção.
      Experimente dar iogurtes que não precisam de frio, para ver se gosta mais, porque não são tão frios.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa noite,
    A minha bebé vai fazer 9 meses dia 24 e sempre bebeu LM. Como já come sopa, fruta, papa e iogurte, só mama durante a madrugada e de manhã esta mamada já não a deixa totalmente satisfeita e dou-lhe um iogurte antes do almoço (10h/11h). Almoça sopa e fruta (12:30/13h) e por volta das 16h/17h come papa não lactea, janta as 20h/21h e às 22h já dorme. Gostava de saber se a quantidade de leite que ela bebe é o suficiente?? Atualmente não sei qual o peso dela pois não é pesada desde os 6 meses.
    Obrigada, com os melhores cumprimentos,
    Andreia Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade deve comer cerca de 400-500ml de leite ou derivados. Como faz LM de madrugada não lhe consigo dizer se mama o suficiente ou não, mas é provável que sim...
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa noite doutor.. A minha filha tem 4 meses e tenho tido sempre problema com o leite, ela bebe durante 2 semanas e depoos começa a vomitar. Ja mudei várias vezes de marca de leite e nada. Aconselha substituir o leite por uma farinha? Dessa maneira ela pode não vomitar tanto visto que se torna mais grosso. E quanto aos boiões de fruta, aconselha a substituir um biberão por um boião? Posso dar a farinha e os boiões no mesmo dia? Desculpe mas é a minha primeira filha e estou longe da minha família e tenho imensas dúvidas. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode eventualmente começar com a sopa e a papa, uma vez que já tem 4 meses (embora o ideal seria fazê-lo mais perto dos 6 meses). A frita deve ser dada como sobremesa da sopa e não como refeição.
      Cumprimentos

      Eliminar
  25. Boa tarde, a minha bebé tem 4meses e 2semanas e há uns dias começou a mamar pouco leite. Normalmente bebia 180ml e agora bebe apenas cerca de 90 ml, e as vezes nem 30 bebe. Na maior parte das vezes só de ver o biberão já estava aos vómitos. Já come sopa ao almoço, mas tenho medo que a quantidade de leite que consome não seja suficiente. Já tentei dar uma papa lactea ao lanche mas ela também a rejeitou e começou logo aos vómitos. É normal um bebé ter falta de apetite? Não tem febre e está bem disposta, simplesmente deixou de beber leite (já experimentei várias marcas de leite). O que posso fazer nesta situação? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Como é algo que começou só agora, há poucos dias, vamos ver se recupera o apetite por ela, porque não é muito habitual reduzir assim tanto sem motivo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá Doutor,
    O meu filho faz amanhã 7 meses e pesa 8,100 kg. Até aos 6 meses fez LM em exclusivo, a partir dos 6 meses substituí uma mamada por sopa (180ml)+fruta. Tenho lido que a introdução do gluten deve ser feita antes dos 7 meses.
    A minha questão é: tendo em conta o peso dele, e o facto de mamar muito bem, devo introduzir papa na sua alimentação? A partir de que idade e que quantidade? Existe outra forma de introduzir o gluten sem ser através da papa? Muito obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Recentemente sairam novas recomendações em relação ao glúten, pelo que pode introduzir até aos 12 meses. De qualquer forma, acho que deve fazê-lo agora e pode ser através da papa ou com massa na sopa, por exemplo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. Muito boa tarde,
    O meu bebe faz 5 meses daqui a uma semana. Aos 4 meses começou com a sopa e fruta ao almoço e aos 4 e meio com a papa ao lanche. Desde está altura que o leite da manhãe o da noite é complicado bebe-lo. De madrugada bebê duas vezes cerca de 150 ml. De manhã optei por fazer apenas 90ml mas colocar uma colher de cha de papa é resulta. À noite recusa o leite. O que devo fazer?juntar papa ao da noite ou começar com as sopas ao jantar? Sopa e papa come muito bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As duas sopas devem ser só a partir dos 7 meses. No leite pode juntar uma colher de papa também À noite ou então um pouco de cevada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Muito boa tarde,
    O meu bebe faz 5 meses daqui a uma semana. Aos 4 meses começou com a sopa e fruta ao almoço e aos 4 e meio com a papa ao lanche. Desde está altura que o leite da manhãe o da noite é complicado bebe-lo. De madrugada bebê duas vezes cerca de 150 ml. De manhã optei por fazer apenas 90ml mas colocar uma colher de cha de papa é resulta. À noite recusa o leite. O que devo fazer?juntar papa ao da noite ou começar com as sopas ao jantar? Sopa e papa come muito bem.

    ResponderEliminar
  29. Boa noite,
    Qual o motivo para escolher uma papa láctea ou uma não láctea, no caso da primeira papa? O meu bebé tem 5 meses e pouco, esteve com leito materno exclusivo, até ter começado com a sopa há 5 dias. É para começar nos próximos dias com a papa sem glúten. Mas estou sem saber se escolha para fazer com água ou leite.
    Obrigada
    Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se tiver leite materno pode dar uma papa não láctea e fazer com o leite materno.
      Se não tiver, pode ser uma ou outra, como preferir (embora a papa não láctea feita com leite adaptado tenha um pouco menos de proteínas e seja, portanto, melhor do ponto de vista nutricional).
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa noite Dr. Hugo
    A minha bebé tem 5 meses e está cada vez a beber menos leitinho. Ela tem refluxo desde os 3 meses e estou-lhe a dar o Novalac AR digest, que ela inicialmente aceitou muito bem e deixou imediatamente de vomitar. No entanto, tem bebido cada vez menos quantidade, chega a beber só 30ml ou 50ml em cada mamada. Como o peso está a aumentar pouquíssimo, 500gr num mês, na última consulta a pediatra mandou juntar uma colher de papa em cada biberão, mas não melhorou nada. Entretanto comecei a aperceber-me que ela a dormir bebe o biberão todo de uma só vez e até lhe faço mais quantidade para tentar compensar o que ela não bebe acordada. Já fez um exame a uma possível infeção urinária e à intolerância à lactose e deram ambos negativos. Também já tentei introduzir a papa, mas ela ao fim de 3 colheres chora imenso e depois já nem o leitinho quer. A que se poderá dever este comportamento? Há algum exame que se possa fazer para tentar perceber se ela tem algum problema? O que realmente me intriga é o facto de ela beber bem a dormir e acordada rejeita quase sempre o biberão.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  31. Boa noite Dr. Hugo
    A minha bebé tem 5 meses e está cada vez a beber menos leitinho. Ela tem refluxo desde os 3 meses e estou-lhe a dar o Novalac AR digest, que ela inicialmente aceitou muito bem e deixou imediatamente de vomitar. No entanto, tem bebido cada vez menos quantidade, chega a beber só 30ml ou 50ml em cada mamada. Como o peso está a aumentar pouquíssimo, 500gr num mês, na última consulta a pediatra mandou juntar uma colher de papa em cada biberão, mas não melhorou nada. Entretanto comecei a aperceber-me que ela a dormir bebe o biberão todo de uma só vez e até lhe faço mais quantidade para tentar compensar o que ela não bebe acordada. Já fez um exame a uma possível infeção urinária e à intolerância à lactose e deram ambos negativos. Também já tentei introduzir a papa, mas ela ao fim de 3 colheres chora imenso e depois já nem o leitinho quer. A que se poderá dever este comportamento? Há algum exame que se possa fazer para tentar perceber se ela tem algum problema? O que realmente me intriga é o facto de ela beber bem a dormir e acordada rejeita quase sempre o biberão.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O facto de só beber a dormir indica que em princípio trata-se de um problema mais "comportamental" do que fisico.
      De qualquer forma, se ela se queixa ao engolir e tem refluxo, não me parece que seja descabido pensar que possa ter uma esofagite, mas isso só se consegue saber mesmo através de uma endoscopia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Olá boa tarde, o meu bebé tem 4meses, nasceu prematuro com 34s+6d. Nunca chegou a ser amamentado, pois ñ tive leite, mesmo tomando promil para estimular e o ter colocado à mama quando pofe sair da incubadora. Quando teve alta, aos 5dias mamava 30ml de LA, muito sonolento, demorava cerca de meia hora a alimenta-lo. Desde os 2meses mamava 100-120 ml, mas desde há 2 semanas tem vindo a recusar o leite. Bebe água, mas o leite recusa, bebendo muitas vezes apenas 70ml e a insistir. Sem qq sintoma de doença, muito bem disposto.
    Até aos 3meses sofreu bastante com cólicas e é bastante obstipado, apenas evacua com estimulação, faço-o todas as noites.
    Ele tomava o Nan 1, já experimentei o Confort, mas sem resultados.
    Devido à recusa alimentar mudei para o Aptamil, mas mantém-se igual. Bebe inicialmentr e depois recusa, chora e afasta o biberão.
    Aumentou 500g de peso dos 3 para os 4 meses, pesa agora 6200g. Nasceu com 2200g.
    Comecei há 2dias a papa ao almoço, chora muito, hoje a chorar comeu 2/3.
    Coloquei também no biberão 1c de chá de farinha nutriben para biberão a ver se mudava o sabor do leite, mas tanto tem efeito como não.
    Ah, fui aconselhada a mudar o leite para o Nidina expert confort para ajudar a eliminação intestinal, comecei segunda feira à noite, hoje teve uma pequena dejecao sem ter estimulado.
    Continuo a insistir com o leite, tanto bebe 40, como 80ml, miito raramente os 100ml, o q é muito pouco para um bebé de 4meses, mesmo tendo noção q é prematuro.
    Vou controlando o peso, pois como aumentou vou vigiando.
    Qual a quantidade máxima que posso por dessa papa da nutriben no biberão?
    Ah, é suplementado com 6gts de ferro/dia.
    Obrigadapela atenção, Joana Correia

    ResponderEliminar
  33. Olá boa tarde, o meu bebé tem 4meses, nasceu prematuro com 34s+6d. Nunca chegou a ser amamentado, pois ñ tive leite, mesmo tomando promil para estimular e o ter colocado à mama quando pofe sair da incubadora. Quando teve alta, aos 5dias mamava 30ml de LA, muito sonolento, demorava cerca de meia hora a alimenta-lo. Desde os 2meses mamava 100-120 ml, mas desde há 2 semanas tem vindo a recusar o leite. Bebe água, mas o leite recusa, bebendo muitas vezes apenas 70ml e a insistir. Sem qq sintoma de doença, muito bem disposto.
    Até aos 3meses sofreu bastante com cólicas e é bastante obstipado, apenas evacua com estimulação, faço-o todas as noites.
    Ele tomava o Nan 1, já experimentei o Confort, mas sem resultados.
    Devido à recusa alimentar mudei para o Aptamil, mas mantém-se igual. Bebe inicialmentr e depois recusa, chora e afasta o biberão.
    Aumentou 500g de peso dos 3 para os 4 meses, pesa agora 6200g. Nasceu com 2200g.
    Comecei há 2dias a papa ao almoço, chora muito, hoje a chorar comeu 2/3.
    Coloquei também no biberão 1c de chá de farinha nutriben para biberão a ver se mudava o sabor do leite, mas tanto tem efeito como não.
    Ah, fui aconselhada a mudar o leite para o Nidina expert confort para ajudar a eliminação intestinal, comecei segunda feira à noite, hoje teve uma pequena dejecao sem ter estimulado.
    Continuo a insistir com o leite, tanto bebe 40, como 80ml, miito raramente os 100ml, o q é muito pouco para um bebé de 4meses, mesmo tendo noção q é prematuro.
    Vou controlando o peso, pois como aumentou vou vigiando.
    Qual a quantidade máxima que posso por dessa papa da nutriben no biberão?
    Ah, é suplementado com 6gts de ferro/dia.
    Obrigadapela atenção, Joana Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é por só uma colherzinha, para não espessar demasiado o leite, porque senão ela não vai conseguir mamar.
      Quanto às dificuldades na alimentação, tem que ir insistindo e, acima de tudo, vigiar a evolução de peso (se estiver bem quer dizer que está a comer o que precisa).
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa tarde Dr Hugo!a minha filha nasceu as 36semanas e 5dias com 3,250kg. Ainda na maternidade o sei peso veio para 2,990kg. Actualmente o sei peso é 5,210kg com 3 meses e 15 dias. É alimentada com LA NAN1. A minha duvida é que ela tem alguma que bebe os 180 ml e outras que bebe apenas 90ml,isso é normal? Eu insistindo com ela mas ela nao quer mais. Em 14 dias engordou apenas 180gr, no centro de saude dizer que ela está bem, mas tenho duvida. Pode dar me a sua opiniao? Sera que ela ter nascido antes do tempo influencia? A minha mãe dizer que eu tambem era assim, nao engordava muito. Obrigado.
    Aguardo resposta.
    Inês

    ResponderEliminar
  35. Trocar a marca de leite será uma hipótese?

    Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade ela deve engordar mais ou menos 20g por dia, pelo que devia ter sido um pouco mais do que ela engordou. Se nota que o leite é muito irregular pode efectivamente experimentar outra marca, para ver se ela gosta mais.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Muito obrigado pela resposta Dr. Hugo

      Eliminar
    3. Muito obrigado pela resposta Dr. Hugo

      Eliminar
  36. Bom dia Dr.
    O meu filho de 15 meses de um dia para o outro começou a recusar a beber leite. Ele adorava beber leite,bebia um biberão de manhã e outro a noite (leite de vaca). agora nem pode ver o biberão que desata logo a chorar e a mandar o biberão para o chão. . Já experimentamos por o leite num copo próprio para ele mas nem assim.. até agora a única forma que consigo que ele ingira o leite e através de batidos,ponho um biberon de leite banana e bolacha e ele lá acaba po comer.. O pai e eu já não sabemos o que fazer pois ele precisa de beber o leite...
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O batido é uma boa opção para ele beber. Pode também experimentar colocar um pouco de cevada para ver se também gosta.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa noite,Dr.A minha filha de 6 meses iniciou alimentação.come sopa + fruta,papa ao lanche e restantes refeições são de leite materno.As papas que lhe dou sao da Holle não lácteas pois são as únicas que não tem açúcar adicionado.preparo com água e fruta ou faço papas caseiras(com cereais,agua e fruta).a minha questão é será que estas papas tem as vítaminas e minerais necessários para a bebê em comparação com as papas comerciais? obrigado.cpts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não lhe sei dizer de cabeça qual a suplementação vitamínica que essas papas têm, só mesmo vendo nos rótulos e comparando.
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde Dr., o meu filho tem três meses e uma semana,e bebe LM exclusivo,mas nesta última semana tenho notado que mama pouco e com períodos de 2 em2 horas,penso que estarei a ficar sem leite,tentei o LA mas recusa o biberão, posso introduzir uma papa numa refeição, para ver se ela fica mais saciado?Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Antes dos quatro meses é desaconselhado introduzir outros alimentos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  40. Boa tarde. Tenho uma dúvida: nas papas que se têm que fazer com leite, qual o leite que devo colocar na papa?? O de lata que ele bebe de 3 em 3h ou um leite normal de pacote? O meu filho tem 5 meses. Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve ser o leite de lata que o bebé costuma beber.
      Cumprimengos

      Eliminar
  41. ola doutor.
    O meu bebe tem 9 meses e só bebe leite materno não quer mais nada, pega pouco em tudo o resto, pouca fruta, pouco iogurte pouco comer só quer mama.
    Preciso de ajuda????
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Tem que estabelecer regras e não pode estar sempre a dar o peito. Tem que o ensinar que há refeições diferentes do leite materno, mas só o vai conseguir com alguma persistência.
      Cumprimentos

      Eliminar
  42. Olá doutor tenho um bebe com 3 meses e três semanas , comecei a dar-lhe papa e sopa mas só come duas a três colheres de sopa depois chora . E não aguenta as 3h sem comer depois é normal???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sim, é normal, porque é muito pequeno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  43. Bom dia Dr. Hugo, estou muito preocupada com a minha filha, ela tem 12 meses, desde que nasceu já tomava suplementos(o meu leite não era suficiente), aos 4 meses rejeitou o leite materno, aos 5/6 meses introduzi a sopa, mas logo depois rejeitou também, depois descobri que ela não queria sopa passada, dava lhe legumes cozidos, mas não come quase nada e há dias que não come mesmo, depois introduzi iogurte,frutas, e papa, e também prefere a comida dos adultos(come muito pouco no máximo 4 a 5 colheres), mas o problema agora é que ela rejeitou o biberão não quer saber de leite para, nem com a adição da papa, nem no copo, eu já não sei o que fazer, e ela tem tendência de acordar duas vezes a noite para tomar leite, e quando dou lhe não toma, e passamos a noite toda em claro ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Pelo que percebi esta a rejeitar todo o tipo de comida, pelo que era importante observar a bebé para tentar perceber se existe alguma causa para isso e se o peso está a evoluir bem.
      Cumprimentos

      Eliminar
  44. Bom dia Dr. meu filho de 21 meses só toma leite materno... em exclusivo até aos seis meses e agora de manhã cedo e à noite antes de dormir. há alguns meses atrás deixava ainda leite para ele tomar no biberão, mas ele começou a recusar o biberão, experimentei copo, colher e nada.. agora deixo o leite para lhe dar com papá ao meio da manhã. Ja experimentei introduzir outro tipo de leite infantil ou leite de vaca mas ele recusa e começa a chorar... ou seja so dou o peito de manhã e a noite e toma leite com papá a meio da manhã... mas tou com receio de perder o leite e ele não pegar em nenhum... o que me sugere?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Para já acho que deve manter como está e, aos bocadinhos, ir testando outro leite para ver se ele se habitua.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Boa tarde Dr.
    O meu filho tem tres meses e meio, até ao 1º mes com apenas leite materno tudo corria bem, comia e fazia bem coco e não tinha colicas. A partir do 2º mes foi necessario introduzir leite artificial porque se encontrava no percentil 3, visto que o leite materno não era suficiente, e tem sido um inferno. Tem muitas colicas, enquanto não lhe tiro os gases e o coco recusa-se a comer. Desde há 8 dias para cá a situação piorou. Mesmo tirando o coco e gases não quer comer. Acorda cheio de fome, bebe 40 ou 50 e não quer mais. Depois está 4 e 5 horas sem comer, e volta a comer 40 ou 50 e está bom. Não sei o que fazer. Dou-lhe agua de ameixa seca, dou-lhe laxante da Phillips, dou-lhe agua hepar francesa cheia de magnésio, e isto não resulta, e agora come mesmo pouco. até tenho receio de lhe fazer mal, pois tiro os gases com o termometro, porque com o bebe gel não sai nada. Ele bebe leite AR, porque supostamente no inicio detetou-se que tinha refluxo oculto. Já mudei para imensas marcas, e o resultado é sempre o mesmo. Normalmente o coco até é mole, mas sem ajuda não sai. O meu 1º filho também tive de lhe tirar o coco até 1 ano de idade senão ele também se recusava a comer, mas este tenho que estar sempre a tirar o cóco a toda a hora. é um inferno para comer. Não sei o que faça, mas estou á beira de uma depressão. Não aguento mais. Qual é a sua opinião?

    ResponderEliminar