Depois das vacinas deve-se massajar o local com gelo?

Em princípio não.
Apesar de esta ser uma prática muito frequente, hoje em dia é bastante discutível e até desaconselhada. A questão é que o propósito das vacinas é criar uma inflamação local, de forma a estimular o organismo a produzir anticorpos e, assim, ficar protegido contra essa doença.
Uma vez que o frio é claramente um anti-inflamatório, se aplicarmos gelo no local de administração de uma vacina estamos a contrariar um pouco a resposta natural e esperada do organismo. Na esmagadora maioria dos casos isso não tem grandes implicações, mas podemos estar a diminuir um pouco a eficácia da vacina, pelo que o ideal é mesmo não massajar com gelo.
O local pode ficar um pouco mais vermelho e quente, mas não se preocupe que vai resolver na mesma.

Comentários

  1. Fora do tópico: ainda é prática corrente dar às crianças (o meu filho tem 2,5 anos) o chamado "remédio das lombrigas", aquele que toda a família /animais domésticos tinham que tomar todos ao mesmo tempo?
    Disseram que um dos sintomas que se deve tomar é quando a criança "range" os dentes enquanto dorme e coça muito o nariz... Mito ou realidade? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Desde 2006 que já não está recomendada por rotina a administração desse tipo de medicamentos, exceto se houver uma suspeita fundamentada de infecção por parasitas.
      Quanto à comichão do nariz e ranger dos dentes, é claramente um mito, pode ficar sossegada.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigada, Dr. Hugo! Parabéns pelo blog e disponibilidade. Bem haja.

      Eliminar

Enviar um comentário