É verdade que os gorros causam otites aos bebés pequenos?

Não!
Este é mais um dos mitos que se vai ouvindo de forma repetida, mas que não tem nenhum fundamento.
A maior parte das otites tem origem nos microorganismos que existem no nariz e que chegam ao ouvido através de um "tubinho" que existe naturalmente, a Trompa de Eustáquio. 
Sempre que há uma inflamação a nível do nariz (constipação, por exemplo), esse "tubinho" pode fechar-se, o que aumenta a probabilidade de surgir uma otite. Assm, é fácil compreender que a utilização de gorros em bebés ou crianças nada interfere com este processo, pelo que podem ser utilizados sem nenhum tipo de problema.
Esqueça as preocupações com o calor que o gorro provoca nos ouvidos ou outras questões do mesmo género, porque não será por isso, seguramente, que o seu filho vai desenvolver uma otite. Pode ficar descansado/a...

Comentários

  1. E entrar água nos ouvidos durante o banho de banheira ou mesmo de chuveiro? Faz mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio não vai causar nenhum problema, mas se conseguir evitar é melhor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia Dr Hugo, dá consultas em Lisboa? Urgente Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, só dou mesmo consultas em Viana.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Tenho uma bebe de 7 meses que ha cerca de um mês tem tosse com expectoração. Iniciou este quadro e posteriormente teve otite mas mesmo cumprindo 7 dias de antibioterapia continua... Tento dar lhe agua e faço aerossóis mas durante a noite tosse frequentemente. Sempre q foi auscultada não tem alterações mas 1 mes com tosse n é preocupante? Que aconselha? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se durante este mês notou que a tosse teve alturas em que esteve melhor é se a sua filha já foi observada por um médico neste intervalo, não me parece que seja uma situação muito preocupante.
      O ideal é lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar e aspirar a seguir e, eventualmente, dar-lhe um anti-histamínicos para "secar" um pouco as secreções.
      Cumprimentos e as melhoras

      Eliminar
  4. Dr.
    Posso dar pulmicort nasal Aqua 32 ao meu bebê de 16 meses para prevenir ranhocas?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      O pulmicort é mais indicado para quando há uma suspeita de rinite alérgica ou de algum estado inflamatório mais "crónico" e não para prevenção dessas situações mais vulgares.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Boa tarde Doutor, a minha filha tem 15 meses neste ultimo mês e meio teve 3 vezes otites na qual fez das 3 vezes antibiótico, sempre tentei manter o nariz limpo com spray água de mar, aspirando mas mesmo assim voltaram a repetir, da ultima vez que fui ao pediatra aconselharam me a usar fenistil gotas por causa da constipação mas nao fiquei totalmente esclarecida, quando devo dar? quanto tempo? se fizer antobiotico posso dar em simultaneo? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A dose do fenistil é uma gota por kg de manhã e a noite e pode dar durante cerca e 5-7 dias. Se estiver a fazer antibiótico pode fazer na mesma.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa noite Dr Hugo, usar o desentupidor nasal pode causar otites? E se o bebe estiver muito obstruído quantas vezes de deve usar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não, pode e deve usar. O ideal é lavar bem o nariz e aspirar 3-4x/dia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Olá, minha esposa ganhou uma bebê a 4 dias, e já ouvi uma senhora dizendo que a bebê não pode ficar sem nada na cabeça, que a cabeça e os pés tem quem ficar cobertos, o problema é que eu moro na nordeste e aqui é super quente e minha esposa acreditou, preciso saber se é verdade ou minha filha corre risco de ficar doente por causa de agasalho desnecessário num calor desse
    .

    ResponderEliminar
  8. Olá, minha esposa ganhou uma bebê a 4 dias, e já ouvi uma senhora dizendo que a bebê não pode ficar sem nada na cabeça, que a cabeça e os pés tem quem ficar cobertos, o problema é que eu moro na nordeste e aqui é super quente e minha esposa acreditou, preciso saber se é verdade ou minha filha corre risco de ficar doente por causa de agasalho desnecessário num calor desse
    .

    ResponderEliminar
  9. Olá, minha esposa ganhou uma bebê a 4 dias,e uma senhora viu a bebê sem touca (com a cabeça descoberta) e disse que não pode porque a bebê pode ficar doente, e que ela tem que ficar com a cabeça e os pés e as mãos cobertas, e minha esposa acreditou, agora minha filha está de meias, luvas e com gorro, e nós moramos no nordeste que é super quente, por favor me diga se isso é verdade ou minha filha corre o risco de ficar doente por causa de agasalho desnecessário num calor desse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Esse tipo de protecção só se justifica quando a temperatura exterior está mais fria.
      Se estiver calor é desnecessária.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário