Novo mito - Deitar-se com a barriga cheia pode "parar" a digestão?

Não!
Este é um mito que se ouve muitas vezes, mas que não tem qualquer fundamento. O que acontece frequentemente e que se nós nos deitarmos depois de termos comido muito podemos ficar mais indispostos, porque a pressão de estar,os deitados sobre o nosso estomago cheio pode ser desagradável. Pode inclusivamente dificultar o adormecer, mas não passa disso. Aliás, se fosse assim, os bebês não podiam deitar-se depois de mamar, o que seria um perfeito disparate, principalmente nos primeiros tempos de vida em que eles comem, dormem e pouco mais...
Assim, queria apenas reforçar a ideia de que não precisa de ficar a "fazer tempo" no sofá depois de jantar, só porque comeu demais. De qualquer forma, também fica aqui um conselho: se vir que vai jantar mais tarde (mais próximo da hora de dormir), tente reduzir um pouco a quantidade do que vai comer, de forma a não ser desconfortável ficar com o estômago cheio na cama. No entanto, pode deitar-se a vontade, que não lhe vai acontecer nada de mal. 

Comentários

  1. Boa noite, e dar banho depois de jantar pára a digestão ou será também mito?
    Eu gostava de dar banho a minha bebe depois mas fico com receio que faça mal.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, e dar banho depois de jantar pára a digestão ou será também mito?
    Eu gostava de dar banho a minha bebe depois mas fico com receio que faça mal.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, também é um mito, exceto se lhe der banho com água gelada, o que não será obviamente o caso, penso eu... :)
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Olá!!
    A minha bebé tem 3 meses e meio. A semana passada mamou, arrotou e adormeceu, deitei-a ao meu lado mas daí a uns minutos acordou e andava a procurar mama. Mamou mais uns 5 minutos deitada de lado e adormeceu assim. entretanto coloquei-a de barriga para cima. Dormiu 2:30 e depois acordei-a, começou a sorrir e espreguiçar-se. Mas logo a seguir, e ainda deitada, tossiu duas vezes e vomitou em jacto, coloquei-a logo de lado e voltou a vomitar. Não voltou a acontecer.
    Será que a digestão parou? O aspecto do leite era liquido. Será que foi de mamar deitada? De não arrotar? Desde que isso aconteceu não arrisco e fico com ela cerca de 30 min ao alto no colo depois de mamar.
    Pode-me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se foi uma situação isolada não se preocupe, que não tem significado.
      Se continuar a vomitar, acho que deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Sim, foi só uma vez e não se repetiu até hoje. Aconteceu dois dias depois de tomar a primeira dose da rotarix e da prevenar, não sei se foi reacção.
      Obrigada pela resposta!

      Eliminar
  4. ola boa tarde o meu bebe tem 5meses ja comecei a introduzir alimemtos solidos,mas tem um problema ele acaba de comer e fica querendo dormir,fica resmungando ai eu faço ele dormi pra la,mas acho que deve fazer mal.vçs tem alguma dica que pode me ajudar,ele comi mas ou menos 4a5colherzinhas rasas de papinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não tem problema dormir depois de comer, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário