Translate

Etiquetas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Novo mito - Deitar-se com a barriga cheia pode "parar" a digestão?

Não!
Este é um mito que se ouve muitas vezes, mas que não tem qualquer fundamento. O que acontece frequentemente e que se nós nos deitarmos depois de termos comido muito podemos ficar mais indispostos, porque a pressão de estar,os deitados sobre o nosso estomago cheio pode ser desagradável. Pode inclusivamente dificultar o adormecer, mas não passa disso. Aliás, se fosse assim, os bebês não podiam deitar-se depois de mamar, o que seria um perfeito disparate, principalmente nos primeiros tempos de vida em que eles comem, dormem e pouco mais...
Assim, queria apenas reforçar a ideia de que não precisa de ficar a "fazer tempo" no sofá depois de jantar, só porque comeu demais. De qualquer forma, também fica aqui um conselho: se vir que vai jantar mais tarde (mais próximo da hora de dormir), tente reduzir um pouco a quantidade do que vai comer, de forma a não ser desconfortável ficar com o estômago cheio na cama. No entanto, pode deitar-se a vontade, que não lhe vai acontecer nada de mal. 

6 comentários:

  1. Boa noite, e dar banho depois de jantar pára a digestão ou será também mito?
    Eu gostava de dar banho a minha bebe depois mas fico com receio que faça mal.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Boa noite, e dar banho depois de jantar pára a digestão ou será também mito?
    Eu gostava de dar banho a minha bebe depois mas fico com receio que faça mal.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, também é um mito, exceto se lhe der banho com água gelada, o que não será obviamente o caso, penso eu... :)
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Olá!!
    A minha bebé tem 3 meses e meio. A semana passada mamou, arrotou e adormeceu, deitei-a ao meu lado mas daí a uns minutos acordou e andava a procurar mama. Mamou mais uns 5 minutos deitada de lado e adormeceu assim. entretanto coloquei-a de barriga para cima. Dormiu 2:30 e depois acordei-a, começou a sorrir e espreguiçar-se. Mas logo a seguir, e ainda deitada, tossiu duas vezes e vomitou em jacto, coloquei-a logo de lado e voltou a vomitar. Não voltou a acontecer.
    Será que a digestão parou? O aspecto do leite era liquido. Será que foi de mamar deitada? De não arrotar? Desde que isso aconteceu não arrisco e fico com ela cerca de 30 min ao alto no colo depois de mamar.
    Pode-me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se foi uma situação isolada não se preocupe, que não tem significado.
      Se continuar a vomitar, acho que deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Sim, foi só uma vez e não se repetiu até hoje. Aconteceu dois dias depois de tomar a primeira dose da rotarix e da prevenar, não sei se foi reacção.
      Obrigada pela resposta!

      Eliminar