Deve-se dar medicação para a febre antes da administração das vacinas?

Como regra não!
Apesar de esta não ser a prática corrente, há ainda quem a defenda, o que não é a melhor opção. Vou explicar porquê...
Em primeiro lugar, não é lógico dar medicação por antecipação quando a maior probabilidade é que não surja febre. Para além disso, a capacidade preventiva deste tipo de medicação é também um pouco falível.
Em segundo lugar, se a criança fizer mesmo febre passado 1-2 horas depois da vacina, deixamos de ter esse medicamento para administrar, porque tem que se respeitar o intervalo de segurança entre as 2 tomas.
Por fim, é actualmente recomendado que se limite ao máximo a administração de medicamentos depois das vacinas, uma vez que podem interferir com a sua eficácia. Apesar dessa interferência não ser, provavelmente, muito significativa, acho que se a pudermos evitar é sempre melhor .
Posto isto, reafirmo o que disse anteriormente, deixando apenas uma ressalva, que é a única situação em que se deve dar a medicação para a febre de forma preventiva, que é quando uma criança faz uma convulsão febril com a administração de alguma vacina. Nesses casos, se for dada uma segunda dose da mesma vacina, deve-se dar medicação para a febre antes, para diminuir a probabilidade de surgir nova convulsão. É esta a única situação em que isso se deve fazer...

Etiquetas: