Como se devem colocar os supositórios nos bebés?

Esta é uma questão bastante "velha", mas do desconhecimento de grande parte da população.
Quase toda a gente introduz o supositório com a parte "aguçada" para a frente e a parte recta para trás, mas na verdade teoricamente essa não é a melhor forma de o fazer. Se introduzir assim, a probabilidade do supositório sair é muito grande, porque com a contracção do intestino, ele acaba por voltar para trás. Se o colocar ao contrário (com a parte recta para a frente), a contracção intestinal vai acabar por ajudar a empurrá-lo para cima, diminuindo a probabilidade de ele voltar a sair.
Apesar de tudo isto, na maior parte dos meninos acaba por ser um bocado indiferente a forma como se introduz. De qualquer forma, se o seu filho "expulsa" o supositório frequentemente após o colocar, experimente fazê-lo com a parte afunilada para trás, porque vai ver que a taxa de sucesso é capaz de ser maior.

Comentários

  1. Esta desactualizado, Senhor Doutor: http://eosfilhosdosoutros.blogspot.pt/2013/03/a-ciencia-por-tras-do-supositorio.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Obrigado pelo seu comentário.
      Não sei se leu o estudo citado ou se procurou outros do género, mas estamos a discutir muito pouca evidência. O que eu refiro no meu post é a "teoria" e penso que isso fica claro no fim do texto, quando afirmo que "na maior parte dos meninos acaba por ser um bocado indiferente a forma como se introduz".
      O mais importante mesmo é que a medicação faça efeito e não seja desconfortável...
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário