Marsúpio ou baby sling - qual o melhor?

Apesar desta ser uma questão algo subjectiva, acho que a resposta não é muito difícil de dar: o que gostar mais!
Quer um quer outro são extremamente úteis e podem ser utilizados de acordo com a preferência dos pais. De um modo geral, quando os bebés são mais pequeninos, a preferência vai mais para o baby sling, porque há a sensação de que eles ficam mais protegidos e "aconchegados" com este método de transporte. No entanto, o baby sling não é muito fácil de colocar nas primeiras vezes (nada que 2-3 tentativas não resolvam), pelo que há pais que não se sentem tão confortaveis com esta opção. Em princípio pode ser utilizado praticamente desde o nascimento, porque permite que o bebé seja transportado mais deitado e não existe propriamente nenhuma idade a partir da qual não possa ser usado. No entanto, quando o bebé adquire mais capacidade de movimento, nomeadamente a partir dos 9-12 meses, começa a ser mais difícil convencê-lo a ficar quieto e "apertado" no baby sling.
Quanto ao marsúpio, acaba por ser mais fácil de usar nas primeiras vezes, mas só deve ser usado quando o bebé adquire alguma capacidade de controlo da cabeça, nomeadamente a partir dos 2-3 meses (até porque aqui, salvo algumas excepções, o bebé só pode ir na posição "a pé"). A partir dos 4-6 meses já começa a ser possível transportá-lo virado para a frente (até lá convém ir virado para o peito do pai/mãe) e realmente os bebés passam a gostar bem mais deste tipo de transporte, porque lhes dá grande liberdade para ver tudo e mexer as mãos e pés livremente. Cada modelo tem o seu limite de peso para o transporte (há modelos até aos 9kg, 15kg, ...), pelo que a partir dessa altura já não devem ser utilizados. De um modo geral, se o modelo o permitir diria que enquanto o bebé não anda, ainda se consegue convencê-lo a ir no marsúpio, mas a partir daí ele vai querer mesmo é andar no chão. É normal que assim seja e é mesmo assim que deve ser...

Posto isto, acho que a ideia mais importante é que os dois tipos de transportadores são mais ou menos semelhantes, tendo cada um as suas vantagens e desvantagens, pelo que a decisão é mesmo dos pais, de acordo com o que se sentirem mais à vontade.

Comentários

  1. Boa tarde!
    Desde já muito obrigada por este serviço que presta a todos os papás e mamãs que muitas vezes não conseguem lidar com todos os receios e dúvidas que a maternidade traz.
    Relativamente a esta questão, é verdade que o marsupio pode prejudicar a forma e desenvolvimento das perninhas do bebé? O meu filho tem 3 meses mas ainda não segura completamente a cabeça. É seguro transportá-lo no marsupio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não, isso é um mito.
      Já pode transportá-lo, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Agradeço desde já este blogue, útil para quem vai ser ou já é pai e tem aquelas pequenas dúvidas em relação aos nossos pequenos.
    Se bem percebi, mesmo os marsúpios ergonómicos que referem poder ser usados desde o nascimento, por terem suporte para a cabeça, etc. não são aconselháveis até aos 3 meses, devendo privilegiar-se os slings até essa idade, certo?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Os bebés pequenos acabam por ficar um pouco mais confortáveis no sling, mas se quiser usar o marsúpio também pode fazê-lo, principalmente a partir dos 2-3 meses, desde que o bebé fique confortável.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Posso transportar o meu bebe com 3 meses no marsúpio mas virado pra frente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, se ele ficar confortável não há problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Dr hugo, permita me discordar. Virado para a frente não é aconselhavel. :)

      Eliminar
  5. Boa tarde, tenho um bebê com 3meses e tenho algumas dúvidas se o bebê for transportado no marsupio não terá mais tarde problemas nas perninhas uma vez que vão dependuradas, a parte de onde entram as perninhas não irmã apertar? É mais recomendado este tipo de transporte ou o babycoque?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não provoca problemas nas pernas, desde que vá confortável.
      Acho que o marsúpio e a babycoque servem para fins diferentes, mas pode usar os dois, sem problema.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde. Antes de mais obrigada pelo blog.
    Em relação a este assunto, gostava de colocar uma questão. Disseram-me que o marsúpio ideal será o que permite a posição de "rã". Isto tem fundamento?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      A posição de rã é uma boa posição para os bebés pequenos, mas não acho que deva ser esse o factor de decisão.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Bom dia! Supostamente a posição virada Para a frente não é ideal para a coluna vertebral do bebé!

    ResponderEliminar
  8. Atenção que existem marsupios que são altamente desaconselhados, pois podem provocar displasia da anca. Na net encontrarão facilmente imagens que ilustram este facto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A displasia da anca é congénita, pelo que não são os marsúpios que a causam. No entanto, há alguns modelos que não deixam as crianças abrir bem as pernas e podem ser desaconselhados nesses casos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde
    Tenho uma bebé com 14 meses com diagnóstico de displasia da anca. Tenho muitas dúvidas e muito medo. Vou ter que comprar outro carrinho ou o melhor é o marsupio?
    A cadeira de comer também vou ter te comprar outra.
    Só para transportar no carro consegui informação a bebé confort faz permuta de cadeiras adaptáveis a crianças com jeso e aparelho.
    Mas onde a devo manter durante o dia qual a posição correcta como a posso levar a passear, as refeições? tantas dúvidas!!!
    Pode me esclarecer alguma delas?
    Cumprimentos
    Joana Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Peço desculpa, mas não percebi se a sua bebé já está tratada ou não. Se estiver pode transportá-la como preferir, mas se não estiver tem que mantê-la com as perninhas abertas e escolher um modelo que o permita.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Bom dia
    Tenho uma bebé de 2meses e ela so gosta de andar ao colo acha que ja posso utilizar um marsupio?
    Qual o melhor para ela?

    ResponderEliminar
  11. Bom dia
    Tenho uma bebé de 2meses e ela so gosta de andar ao colo acha que ja posso utilizar um marsupio?
    Qual o melhor para ela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Acho que sim, pode usar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Bom dia Dr.,

    Acredito que quando diga "sling" se refira ao pouch sling, uma faixa de tecido com apoio num dos ombros do adulto e que permite que o bebé seja posicionado deitado ou sentado lateralmente. Infelizmente muitas marcas comercializam este modelo e orientam os pais a usarem desde o nascimento do bebé, mas a verdade é que esta posição, quando mal executada, pode provocar asfixia ou dificuldade de respiração porque o queixo do bebé fica posicionado junto ao peito. Já houve mortes de bebés neste contexto, o que levou à proibição de algumas marcas em alguns países. Aqui há em Portugal algumas marcas artesanais comercializam este modelo sem qualquer certificação e são centenas de pais que o adquirem e depois procuram ajuda profissional porque não sentem segurança ou não sentem que o bebé esteja bem posicionado, com toda a razão.
    A questão dos marsúpios é que nas situações em que a displasia da anca ainda foi diagnosticada, o seu uso pode piorar o quadro do bebé. Para além disto, os marsúpios tem o painel rígido, que não permite que a coluna do bebé, especialmente dos pequeninos, fique numa posição adequada e natural, em forma de "C". A coluna toda é forçada numa posição ereta, desaconselhável para os bebés. Os marsúpios também não são ajustáveis e o bebé pode ficar mal posicionado, causando não só desconforto como risco de lesão.
    Felizmente hoje em dia encontramos em Portugal inúmeras marcas de porta bebés ergonómicos e certificados, que garantem a melhor posição do bebé, com apoio adequado da coluna e das pernas, sem risco para as ancas e sem risco de asfixia postural, além de darem mais conforto ao adulto que o carrega. É pena que os profissionais de saúde não estejam completamente familiarizados com este tema, mas com alguma pesquisa é possível conhecer as melhores opções disponíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado pelo seu comentário.
      Relativamente a displasia da anca, está deve ser diagnosticado idealmente nas primeiras semanas de vida, pelo que geralmente não "colide" com o marsupio, embora admito que possa acontecer (e, realmente, nesses casos não é vantajoso ter as pernas fechadas).
      Quanto a certificação, é algo que tem que ser os pais a procurar, não é preciso ser um profissional de saúde a dizer.
      Mais uma vez agradeço os seus comentários, o objectivo deste blogue é também esse, haver uma partilha fundamentada de opiniões.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Caro Dr. Hugo, primeiro do que tudo tenho a dizer que adoro o seu blog e respeito imenso a sua opinião enquanto pediatra. No entanto tenho a dizer que em relação a este assunto a sua informação não está correcta. Primeiro os marsúpios não são ergonomicamente aceitáveis e sim, existe uma grande diferença entre um marsúpio e uma mochila ergonómica. Quando aos slings a posição deitada não é de todo recomendada pois há risco de asfixia caso o queixo fique muito junto ao tórax.
    Existem várias opções hoje em dia para quem decida fazer babywearing corretamente e muita informação acerca do assunto.
    Se quiser poderei enviar-lhe informação sobre o assunto ou pô-lo em contacto com consultoras que se dedicam exactamente a essa área.
    Continue com o bom trabalho!
    Atentamente
    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado pelo seu comentário, sem duvida que o babywearing é uma área que está agora em grande evolução.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Caro Dr. Hugo:
    Sugiro a leitura (rápida) deste artigo, que explica porque é que um bebé naondeve ser transportado num marsúpio nem num pouch sling. Explica também porque é que. Aposição adequada deve ser com "pernas à rã", num transportador ergonómico como um pano ou mochila.
    http://hipdysplasia.org/developmental-dysplasia-of-the-hip/prevention/baby-carriers-seats-and-other-equipment/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Muito obrigado pelo seu comentário, vou ler o artigo agora mesmo.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário