O meu filho não gosta de óculos de Sol - como posso convencê-lo?

Há algum tempo já escrevi um post sobre a necessidade das crianças usarem óculos de sol, sempre que possível (pode consultá-lo aqui).
Tal como afirmei, a maior parte das crianças gosta muito de os usar e tolera-os surpreendentemente bem, mas há alguns que dão um pouco mais de "luta". Se o seu filho pertence a esse grupo dos "difíceis", aqui ficam quatro dicas que podem ajudar:

  • Elogiar sempre a criança quando tem os óculos, comparando com cantores ou super-heróis que ela goste
  • Envolver a criança na escolha dos óculos, deixando que seja ela a decidir a cor ou o padrão (desde que cumpra os requisitos obrigatórios da protecção ultravioleta, como é obvio)
  • Se possível, dar o exemplo e valorizar também o uso de óculos por parte dos pais
  • Por fim (e talvez a mais importante de todas), é mostrar à criança que os óculos são uma necessidade. Pode consegui-lo colocando os óculos na cara do seu filho quando ele estiver a passar de um local escuro para o exterior com muita luz, pois se o fizer nessa altura ele vai perceber que é útil e agradável utilizá-los. Se os experimentar em casa, num ambiente com pouca luz, provavelmente ele vai gostar bem menos.
Se mesmo assim o seu filhote continuar a resistir, vá insistindo aos bocadinhos, porque a persistência é seguramente a chave para o sucesso...

Comentários