Translate

Etiquetas

domingo, 3 de maio de 2015

O meu filho está doente e não come - é normal?

Sim, é perfeitamente normal e muito frequente que isso aconteça...
A falta de apetite é das queixas mais comuns quando as crianças estão doentes e é geralmente uma das últimas (se não mesmo a última) a desaparecer quando elas vão recuperando. O que é fundamental é perceber se a falta de apetite faz com que os meninos deixem de comer completamente ou reduzam só o que comem habitualmente.
Se a recusa for total, a solução passa obrigatoriamente pela colocação de um soro e internamento, para fazer com que o organismo vá tendo tudo o que precisa e que não está a conseguir obter através da alimentação.
Se a recusa em comer for apenas parcial, é importante avaliar a situação e observar a criança, para ver se ela come o que necessita, mesmo sendo menos do que faz habitualmente. Por vezes ajuda, nestes casos, fazer uma pequena picadela no dedo para medir os níveis de açúcar (como fazem as pessoas diabéticas), pois se estiverem normais indicam que a criança está a comer o que precisa, mesmo que seja pouco para o entendimento dos pais.
Assim, em jeito de conclusão, gostaria de realçar que, apesar da falta de apetite ser algo que deixa os pais muito preocupados, é uma queixa extremamente habitual e que acompanha quase todas as infecções, sejam provocadas por vírus ou por bactérias. Em média dura 5-7 dias, o que parece uma eternidade para a maioria das pessoas...

71 comentários:

  1. Bom Dia

    Qual a idade ideal para a criança entrar na creche, no caso de ser possível ficar com a avó?

    Muito Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Essa não é uma pergunta fácil de responder...
      Abaixo dos doze meses não tem grande vantagem ir para a creche, mas a partir daí pode ajudar um pouco na socialização e no desenvolvimento da linguagem. De qualquer forma, entrar aos três anos e também uma hipótese, pois essa diferença que lhe referi também se recupera rapidamente.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Oi minha filha esta com Diarreia febre e vomito e não como nada apenas peito. Já está 3 dias assim. E fui ao PA e eles passaram remédios e ela esta tomando normal. Mais quando do alguma coisa a ela ela vomita ... Não sei mais uq faze... Fiz mingal de maizena ela vomito

    ResponderEliminar
  3. Oi minha filha esta com Diarreia febre e vomito e não como nada apenas peito. Já está 3 dias assim. E fui ao PA e eles passaram remédios e ela esta tomando normal. Mais quando do alguma coisa a ela ela vomita ... Não sei mais uq faze... Fiz mingal de maizena ela vomito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Quando as crianças vomitam, o ideal é tentar hidratá-las bem, sempre aos bocadinhos, para não encher muito o estômago.
      Com a comida deve fazer o mesmo, dar sempre pequenas quantidades e mais vezes por dia, para ver se ela tolera.
      Se não aguentar nada no estômago acho que deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde, sei que a publicação ja tem uns meses, mas foi agora que dei com ela.
    O meu filho tem 16 meses e está com uma bela constipação. Temos feito vapores mas o problema é mesmo a expectoração. Ele tem o nariz congestionado, eu vou limpando com soro e ele vai aliviando, mas a tosse com expectoração é o que o tem afectado mais. Porque ele acaba por não querer comer e quando come, o pouco que come, deita fora. Por norma o que eu consigo que ele coma é leite (ao qual eu adiciono papa), alguma fruta em puré e a papa. Sopa nem pensar, assim que entra vem fora. Há alguma coisa que eu possa dar que compense o facto dele não comer a sopa?
    Obrigada pela atenção,
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      O ideal é lavar-lhe bem o nariz com um spray de água do mar pediátrica (hipertónica) e aspirar antes dele comer.
      De resto, é mesmo aguardar para que a situação melhore com o tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Olá doutor. Minha filha tem 17 meses e está a fazer antibiotico há 5 dias por conta de uma otite Desde então não tem comido praticamente nada, somente maminha várias vezes ao dia. Não aceita sopa, iogurtes, papa muito menos sólidos. Já estou a preocupar pois ela já não faz febre há 4 dias. Além de tudo anda mais sonolenta que o normal e menos disposta. O que mais me preocupa no momento é o não comer. O que pode ser? Será normal ela não ter fome? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente os meninos comem mal durante cerca de uma semana quando ficam doentes, pelo que pode ser aceitável o que me descreve. Se de resto ela está bem acho que pode aguardar mais 2-3 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Boa tarde doutor.
    Muito obrigada pela resposta.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite Doutor,
    Estou com uma situação difícil em mãos. A minha filha tem 11 meses e há cerca de 3 semanas foi para o infantário. Esteve uma semana sem qualquer problema e a partir daí comecei a notar uma dificuldade crescente em comer em casa com os pais. Devo referir que a bebé começou a comer comida sólida a partir dos 9 meses, sem qualquer problema, inicialmente toda triturada e já mais recentemente, apenas esmagada com um garfo. Antes de ir para a creche comia já uma boa variedade de alimentos (batata, arroz, massa, peito de peru, frango, peixinho, bróculos, couve coração, lombardo, couve flôr), mas agora é uma guerra para lhe colocar alguma coisa na boca. Já falei com as educadoras que me referem que a bebé come lindamente com elas. O que é que poderá estar-se a passar? Será que a bebé nos está a testar? Será que na creche estão a forçar demasiado e a provocar algum trauma que se revela depois em casa?
    Aguardo o seu parecer.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Pode realmente ser uma questao comportamental, mas pode também ser outra coisa. Veja se não põem sal na sopa e comida da creche, porque se o fazem e vocês em casa dão comida sem sal ela não come. E comum isso acontecer..
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Boa noite eu tem um filho ele está com febre ele tar com39c.. ele ver nascendo o primeiro dente dele O que eu faço..

      Eliminar
    3. Boa noite eu tem um filho ele está com febre ele tar com39c.. ele ver nascendo o primeiro dente dele O que eu faço..

      Eliminar
    4. Bom dia,

      O ideal é dar o paracetamol, mas se mantiver a febre deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Oi Doutor meu filho ta doente e tomando antibiótico mas não quer comer e já não sei mais o que fazer tento vários alimentos mas nada dele aceitar e tenho medo dele ficar com anemia ou ter que ir pro soro ele ta tomando celafecia e paracetamol e trobex pra conjuntivite ele tem 1 ano e 1 mês

    ResponderEliminar
  9. Oi Doutor meu filho ta doente e tomando antibiótico mas não quer comer e já não sei mais o que fazer tento vários alimentos mas nada dele aceitar e tenho medo dele ficar com anemia ou ter que ir pro soro ele ta tomando celafecia e paracetamol e trobex pra conjuntivite ele tem 1 ano e 1 mês

    ResponderEliminar
  10. Oi Doutor meu filho ta doente e tomando antibiótico mas não quer comer e já não sei mais o que fazer tento vários alimentos mas nada dele aceitar e tenho medo dele ficar com anemia ou ter que ir pro soro ele ta tomando celafecia e paracetamol e trobex pra conjuntivite ele tem 1 ano e 1 mês

    ResponderEliminar
  11. Oi Doutor meu filho ta doente e tomando antibiótico mas não quer comer e já não sei mais o que fazer tento vários alimentos mas nada dele aceitar e tenho medo dele ficar com anemia ou ter que ir pro soro ele ta tomando celafecia e paracetamol e trobex pra conjuntivite ele tem 1 ano e 1 mês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Quando os meninos estão doentes geralmente ficam cerca de 1 semana a comer mal, pelo que deve ser mais ou menos isso que vai acontecer com o seu filho.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá dr.
    o meu bebé tem 16 meses e desde os 12 que perdeu peso (400g). Apesar dele aparentar estar bem, saudável, etc... Confesso o meu medo nesta descida. O meu medo ainda piora com o facto de há 1 semana se recusar a comer as sopas e 2 prato. Sempre comeu maravilhosamente mas agora mal vê o prato vira a cara e esfrega o nariz a cada segundo. O que devo fazer? Não o obrigo, causando assim um possível período de fome? Ele pode mesmo passar fome? Se passar fome, e não comer mesmo nada que lhe apresento.... o que faço? Continuo com o período de fome? Vou ao PP? Agradeço desde já a atenção dispensada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ele perdeu peso e não come acho que deve ser observado, para tentar perceber qual a causa.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Ola Boa noite ..
    eu tenho Gemeos e estão com 1 ano e 1 mes
    eles desdo dia 22/08 não estão comendo
    levei ao pediatra ele falo q é uma viroze
    mas meu bb esta muito mole não come de nada mesmo recusa ate o peito
    a medica só passo dramim pra eles para de vomita
    e mando eu embora com eles..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se eles se mantêm sem comer acho que devia levá-los novamente ao médico.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Boa Noite,Dr!
    Minha filha de 3 anos está com virose e não quer saber de comer, está sem comer a 5 dias a única coisa q ela aceita é o leite não sei mais o que fazer pra ela comer já tentei de tudo mais sem sucesso,me ajude por favor!Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Geralmente a falta de apetite nessas situações dura cerca de 1 semana.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Oi noite tenho dóis filhinhos o meu filhinho de um aninho ele estar nacerdo o primeiro dente e hj ele estar doente estar com 39.c de febre O que eu faço..

      Eliminar
  15. Oi boa noite eu tem um filho ele está com febre e tar nacerdo o primeiro dente dele é ele estar com 39.c O que eu faço....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é dar o paracetamol e vigiar. Se ele ficar bem pode aguardar, mas se mantiver febre mais de 2-3 dias sem melhorar deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Olá bom dia doutor tenho um filho de 4 anos desde 1 ano e meio ele tem frequentes inflamações na garganta já fiz exames nele para saber se ele tem alguma bactéria na garganta mais o exame não mostrou nem uma bactéria mais mesmo assim ele fica com a garganta inflamada com frequência queria saber se tem algum jeito que eu possa fazer para tratar esse problema melhor o senhor acha que pode ser uma amigdalite? V e se for como ser tratada desde já agradeço a atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A amigdalite é uma inflamação da garganta e pode ser virica ou bacteriana. Só precisa de antibiótico se for bacteriana, pelo que provavelmente no caso do seu filho são situações vira-casacas.
      Cumprimentos

      Eliminar
  17. Olá boa noite meu filho tem 1 ano e9 meses estava tomando antibiótico amoxicilina estava com a garganta inflamada só que ele não está querendo comer isso já fãs 8dia e ele não quer sabe de comer ele está perdendo peso muito rapido obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente a falta de apetite dura cerca de 1 semana.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Olá boa tarde a minha filha está com uma otite mal come a dois dias a trás a febre baixou hoje de manhã já estava com 37.4 e está aburrecida o que devo fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente a falta de apetite dura cerca de 1 semana. Se lhe parecer que tem dores pode dar o ibuprofeno.
      Cumprimentos

      Eliminar
  19. O meu filho tem 13 meses e esta constipado fui ao médico e mandaram me pra casa dizendo que é um bronquiolite. O que me preocupa é que o menino só sabe dormir acorda come e dorme sempre assim o que faço??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se ele for comendo e não tiver dificuldade respiratória pode aguardar, mas se vir que surge algum desses sinais deve ser visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  20. Oi Boa noite a minha filha está com 3 dias que não quer comer e estava com vômito e diarreia só que ela não está comendo nada mesmo nem iogurte Danone não quer nada não quer o soro não quer uma água de Coco não sei oque fazer estou muito preocupada levei na upa o pediatra mim falou que é virose mais não passou nada e ela está sem comer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente nessas situações as crianças ficam a comer mal durante uma semana.
      Cumprimentos

      Eliminar
  21. Oi bom tarde dr. Assim meu filho estava com a garganta muito inflamada, então ele não quer comer nadinha nem frutas eu já estou precisando 6 dias oque eu posso fazer ele tem 2 anos já emagreceu que só

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Geralmente a falta de apetite dura cerca de 1 semana, nesses casos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Minha bebê está com 10 meses e de uns dias pra cá nao quer comer nada. Só esta mamando.a dois dia esta com.diarreia. pode ser os dentes? Ela sempre teve um otimo apetite. Como devo procedee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se está com diarreia a maior probabilidade é que seja uma gastroenterite vírica.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Ola doutor meu filho tem 7 meses e esta com infecçao no sangue o medico passou amoxillina durante 7 dias mas o meu filho ja esta assim a mas de uma semana o que devo fazer isso e realmente perigoso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Nessas situações tem que se aguardar para ver se o antibiótico faz efeito, o que pode demorar cerca de 1-2 dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  25. Ola doutor minha bebe tem 22 meses esta a tomar antiflamatorio pois tem a garganta infeccionada tem 4 dias que nao come nada o que devo fazer nem mamar ela quer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Geralmente esses quadros duram até 5 dias, pelo que se ao fim desse tempo não melhorar deve ser vista.
      Cumprimentos

      Eliminar
  26. Olá doutor. Meu filho tem 3 anos. E desde segunda feira quando veio da escola estava febril, dei o medicamento e passou, porém na terça voltou e na quarte começou com diareia. Toda hora faz uma pouco. Não quer comer nada e só quer beber água e dormir. Estou dando florax. Tem algo a mais que eu possa fazer pra que ele melhore logo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio o florax vai ajudar e não precisa de mais nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  27. ola doutor minha filha se engasgou com uma bala. agora reclama que necessita cuspir catarro, que doi o estomago e por isso nao consegue se alimentar. eu acho que ela nao quer comer de medo de se engasgar. ela esta a quatro dias sem comer. gostaria de saber se consulto ela com um medico ou levo a um psicologo. obrigada. suzana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal era começar por um médico, na minha opinião.
      Cumprimentos

      Eliminar
  28. Boa tarde, meu filho tem 11 meses, ele come de tudo. Levamos ele ao médico, pois estava doente (laringite), ele ainda está com um pouco de tosse, mas não a mesma de quando foi diagnósticado laringite. Hoje faz 3 dias que ele não come nada, apenas toma leite. Devo me preocupar? Ele se recusa a comer comida, já tentei de tudo e os médicos não falam nada sobre isso pra mim, mas estou preocupada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação do seu filho já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  29. Boa tarde Dr. Meu filho tem 1 ano e 8 meses, está com virose, vomitando e diarreia, já tem 4 dias que não quer comer, só está mamando e bebendo água . Nesse caso a amamentação sustenta? Estou preocupada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sim, nesses casos a amamentação é importante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Meu bebê tem 7 meses está gripado e não quer comer nada, o que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação do seu filho já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  31. Meu menino esteve internado sábado e domingo,porque estava vomitando e tendo febre demais,na segunda voltamos pro hospital após sair no domingo atarde,sendo assim com os mesmos sintomas,agora que já está em casa novamente não quer comer por nada,tudo que da ele põe na boca e joga fora.tô desesperada sem saber o que fazer para que ele volte a comer novamente pelo menos aos poucos ��Por favor me ajudem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação do seu filho já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Boa tarde Dr.
    Meu filho tem 1 e 2 meses, faz uma semana que ele está com uma tosse e com muito catarro. Está tomando azitromicina (4 dias), aerolin,perone e mucovan.Só que ele não está comendo nada, a mamadeira um pouco de nada.O que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação do seu filho já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  33. Boa noite doutor! Meu filho de 2 anos esta com garganta com puz e estomatite, o medico lassou clauvulin e nistatin, sendo que ele nao come nada tem 2 dias , nem peito ele quer so bebe agua, quanto tempo ele pode ficar assim sem se desidratar? O que faço? Me ajude! Estou preocupada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação do seu filho já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  34. Boa noite
    meu filho tem 2 anos
    faz 1 semana e 2 dias que ele tem febre,ja levei no medico tomou ja umas 3 injeção,mas essa febre vai e volta já esses 6 dias.meu filho não quer comer nada,esta tomando remedio para tosse,porem tenho medo de da remedio com a barriga vazia,pq ele tem ansia quando toma o remedio.
    gostaria de saber se posso continuar a da o remedio mesmo assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação do seu filho já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar
  35. Boa tarde dr. Meu filho por conta de uma infecção de garganta nao se alimenta e quase nao bebe agua ha quase 5 dias, desidratou e tomou soro anteontem e ontem, depois do soro de ontem tomou benzetacil e a medica liberou, porem ele esta tendo febre a noite e so dorme e nao consegue ainda se alimentar ou beber agua, so dorme o tempo todo o q faço??? Espero os dois dias q a medica disse q vai fazer efeito a benzetacil ou o fato dele estar dormindo o tempo t
    odo é sinal q a desidratação continua???

    ResponderEliminar
  36. Respostas
    1. Boa tarde,

      Peço desculpa, mas não consegui responder antes devido a um problema informático com o meu blogue.
      Espero que a situação do seu filho já esteja resolvida.
      Cumprimentos

      Eliminar