O meu filho está doente e não come - é normal?

Sim, é perfeitamente normal e muito frequente que isso aconteça...
A falta de apetite é das queixas mais comuns quando as crianças estão doentes e é geralmente uma das últimas (se não mesmo a última) a desaparecer quando elas vão recuperando. O que é fundamental é perceber se a falta de apetite faz com que os meninos deixem de comer completamente ou reduzam só o que comem habitualmente.
Se a recusa for total, a solução passa obrigatoriamente pela colocação de um soro e internamento, para fazer com que o organismo vá tendo tudo o que precisa e que não está a conseguir obter através da alimentação.
Se a recusa em comer for apenas parcial, é importante avaliar a situação e observar a criança, para ver se ela come o que necessita, mesmo sendo menos do que faz habitualmente. Por vezes ajuda, nestes casos, fazer uma pequena picadela no dedo para medir os níveis de açúcar (como fazem as pessoas diabéticas), pois se estiverem normais indicam que a criança está a comer o que precisa, mesmo que seja pouco para o entendimento dos pais.
Assim, em jeito de conclusão, gostaria de realçar que, apesar da falta de apetite ser algo que deixa os pais muito preocupados, é uma queixa extremamente habitual e que acompanha quase todas as infecções, sejam provocadas por vírus ou por bactérias. Em média dura 5-7 dias, o que parece uma eternidade para a maioria das pessoas...

Etiquetas: