Translate

Etiquetas

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O meu filho tem alergia ao ovo - precisa de fazer as vacinas no hospital?

Esta é uma questão que vai surgindo com bastante frequência, particularmente em relação à vacina do sarampo e, precisamente por isso, existem neste momento recomendações claras no sentido de clarificar a situação.
Assim, apesar de há alguns anos atrás ser prática comum os meninos com alergia ao ovo irem fazer a vacina do sarampo ao hospital, actualmente a indicação é a de que essa prática não se justifica, podendo e devendo a vacina ser tomada no centro de saúde, sem nenhum tipo de problema. Isto é válido para as crianças alérgicas ao ovo e para aquelas que nunca provaram ovo, pelo que não há necessidade nenhuma desta vacina ter que ser tomada em meio hospitalar.
Também em relação à vacina da gripe se coloca esta questão, uma vez que na sua preparação são usados meios de cultura com ovo, mas também aqui a recomendação não é muito diferente. A vacina pode ser tomada no centro de saúde em todos os casos, excepto apenas para aqueles meninos que têm história de alergias graves ao ovo, com componente respiratório. Nesses casos, a vacina (se tiver indicação) deve ser dada no hospital, para maior vigilância e tratamento imediato, se necessário. Tirando esta excepção, é uma vacina que deve ter apenas os cuidados semelhantes às outras vacinas e nada mais.

Nota: A vacina mais "perigosa" para os meninos com alergia ao ovo é a vacina contra a febre amarela. Se houver indicação de a administrar fale previamente com o seu médico, porque provavelmente será necessário fazê-lo em meio hospitalar.

27 comentários:

  1. Muito bom! E existe algum problema em tomar as duas vacinas no mesmo dia? O bebe tem 6 meses e no momento onde estou, está tendo campanha contra sarampo e gripe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Em princípio não tem mal, mas o ideal é mesmo perguntar aí à enfermeira que as administra, porque ela terá seguramente essa informação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa noite. O meu filho tem alergia à proteína do leite de vaca. Ha também perigo em relação a alguma vacina? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não tem problema nenhum, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Quando devo introduzir a clara do ovo? Tem influência na toma da vacina dos 12 meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A clara deve ser introduzida pelos 11-12 meses, mas não tem influência nenhuma na vacina dos 12 meses.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Doutor Hugo Rodrigues,

    gostava de lhe colocar a questao se acha indicada a vacina da gripe para bebés com menos de 1 ano, que nao tenham quaisquer problemas de saude. Pergunto isto porque a opiniao da pediatra foi que "claro que nao", mas gostava sinceramente de ter a sua opiniao, uma vez que ja aprendi muitas coisas neste blog.

    Atentamente
    Francisco Vasco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Neste momento as recomendações da Sociedade Portuguesa de Pediatria são de fazer a vacina da gripe apenas aos meninos com doenças crónicas, pelo que no seu caso acho que não se justifica fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Obrigado pela sua resposta e disponibilidade em responder. Bem haja :)

      Eliminar
  5. O meu bebé fez análises daquelas que dão picadinhas no braço e descobrimos que é alérgico ao ovo..posteriormente já sabíamos que era alérgico a proteína do leite de vaca mas nestas análises já não reagiu.. O pediatra diz que eu já posso comer leite e derivados e que se precisar de dar beberão que pode ser um leite ha normal mas eu tenho um pouco de medo. O que acha dr.hugo?obrigado cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. O meu bebé fez análises daquelas que dão picadinhas no braço e descobrimos que é alérgico ao ovo..posteriormente já sabíamos que era alérgico a proteína do leite de vaca mas nestas análises já não reagiu.. O pediatra diz que eu já posso comer leite e derivados e que se precisar de dar beberão que pode ser um leite ha normal mas eu tenho um pouco de medo. O que acha dr.hugo?obrigado cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Se não fez reacção acho que deveria fazer uma prova de provocação oral, para ter certeza que não faz reacção.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Boa noite, continuo a dar leite materno é já dei leite adaptado ha não houve qualquer reacção sem ser o fato de ter cólicas durante a noite.. O que não acontecia.. Será que é alguma reação? Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, continuo a dar leite materno é já dei leite adaptado ha não houve qualquer reacção sem ser o fato de ter cólicas durante a noite.. O que não acontecia.. Será que é alguma reação? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      As cólicas são discutíveis como sinal de alergia as proteínas do leite de vaca, pelo que se já deu leite ha provavelmente pode mesmo liberalizar a sua alimentação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Minha filha tem reação imediata ao consumo do ovo.
    Será disponibilizado nas UBS uma vacina especial para quem tem alergia ao ovo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Penso que não (a vacina deve ser igual), mas o ideal é perguntar lá.
      Cumprimentos

      Eliminar
  10. Meu filho tem 8 meses e no teste se provou alérgico assim q comeu o primeiro pedacinho de ovo e agora devo fazer as vacinas? Ele te muitas reações de imediato como vermelhidão pelo corpo, vômito, sensibilidade nos olhos. O que faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Mesmo sendo alérgico deve fazer a vacina.
      Cumprimentos

      Eliminar
  11. Bom dia!
    A minha filha tem 11 meses e experimentou gema de ovo 3 vezes. Da primeira vez, correu bem, da segunda vomitou um pouco, mas não associei ao ovo, porque no infantário estavam bebés com gastroenterite e pensei que ela também pudesse estar ressentida.. da terceira vez foi mais grave, dei à noite e ela acordou a vomitar, também tinha comido muito. . Agora tenho receio de voltar a dar. Devo introduzir novamente, para ver a reacção ? E se ela vomitar, que procedimentos devo tomar?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se ela vomitou sempre depois de comer ovo acho que faz algum sentido pensar numa possível alergia. Penso que deveria falar com o seu médico e ondear fazer umas análises para ver se detectam alguma alergia.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa noitee ajude dei a vacina dafebre amarela a mwu filho e ele passou mal ,vomitou.ele tem alegia a ovo.

    ResponderEliminar
  13. Respostas
    1. Boa noite,

      Desculpe, só vi agora a mensagem e já não fui a tempo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Dr minha bebê tem 7 meses e a vacina de febre amarela foi indicada. Mas ela nunca comeu ovo, ainda assim devo vacinar? O teste do furinho no braço é confiável?

    ResponderEliminar
  15. Se for alérgica, quais reações podem surgir com a vacina? E quando devo levar ao hospital?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Em princípio o teste das alergias feito no braço é fiável. As reacções mais graves e que inspiram mais cuidados são falta de ar, "inchaços" no corpo ou manchas na pele.
      Cumprimentos

      Eliminar