O meu filho tem alergia ao ovo - precisa de fazer as vacinas no hospital?

Esta é uma questão que vai surgindo com bastante frequência, particularmente em relação à vacina do sarampo e, precisamente por isso, existem neste momento recomendações claras no sentido de clarificar a situação.
Assim, apesar de há alguns anos atrás ser prática comum os meninos com alergia ao ovo irem fazer a vacina do sarampo ao hospital, actualmente a indicação é a de que essa prática não se justifica, podendo e devendo a vacina ser tomada no centro de saúde, sem nenhum tipo de problema. Isto é válido para as crianças alérgicas ao ovo e para aquelas que nunca provaram ovo, pelo que não há necessidade nenhuma desta vacina ter que ser tomada em meio hospitalar.
Também em relação à vacina da gripe se coloca esta questão, uma vez que na sua preparação são usados meios de cultura com ovo, mas também aqui a recomendação não é muito diferente. A vacina pode ser tomada no centro de saúde em todos os casos, excepto apenas para aqueles meninos que têm história de alergias graves ao ovo, com componente respiratório. Nesses casos, a vacina (se tiver indicação) deve ser dada no hospital, para maior vigilância e tratamento imediato, se necessário. Tirando esta excepção, é uma vacina que deve ter apenas os cuidados semelhantes às outras vacinas e nada mais.

Nota: A vacina mais "perigosa" para os meninos com alergia ao ovo é a vacina contra a febre amarela. Se houver indicação de a administrar fale previamente com o seu médico, porque provavelmente será necessário fazê-lo em meio hospitalar.

Etiquetas: