O que são os percentis e qual o seu significado?

Apesar de já ter um post escrito sobre esse assunto neste blogue, esta semana escrevi também um texto sobre este tema para o site "Mãe-Me-Quer", do qual sou colaborador.
Para os interessados, aqui fica o respectivo link:



Comentários

  1. Boa noite,
    Tenho dois bebés gémeos de 10 meses e uns dias. Pesam 8,100kg e 9,400kg respectivamente.
    Desde os 4 meses que comem sopa e fruta ao almoço e papa ao lanche.
    Comem também sopa de peixe e ovo desde os 8 meses. A carne não faz parte da nossa dieta familiar. Nesta mesma altura foi conselho da pediatra a introdução da sopa ao jantar, mas nas tentativas que fizemos percebemos que não ficavam tão satisfeitos como com o leite artificial. Continuámos a dar leite ao jantar.
    Tenho receio que sejam demasiadas refeições de leite: 200ml ao peq. almoco, 240ml ao jantar e cerca de 250ml por volta das 23h30.
    Qual a sua opinião?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com 10 meses acho que o ideal seria mesmo dar duas refeições de sopa + fruta (almoço e jantar).
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. O meu bébé tem 3 meses e recusa beber o leite......
    Pf o que faco ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Com 3 meses tem mesmo que beber o leite, pelo que o ideal é tentar encontrar um leite ou tetina que ele goste mais. Provavelmente é mesmo só uma questão de insistência.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. O meu bebé sempre cresceu bem e estava gordinho, percentil 50. Com 6 meses tinha 8500kg. Teve infecçao urinária com 2meses, broqueolites, sapinhos, tem sopro no coração e desconfiam de alergia a proteína di leite tendo feito evicçao eu e ele. Ha 3 semanas estve com febre e o pediatra dizia ter garganta inflamada. Porem fez analise a urina que na primeira resposta deu negativo. Esta semana a urocultura deu alterada mas como ja tinha recuperado o pediatra não valorizou. Mas ele perdeu peso, calções apertados cairam ao vestir. Pelo menos400 gr. Mas sempre comeu bem mesmo doente. Nao seria melhor repetir análises? Tem cintigrafia dia 30... Agradeço a sua opinião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não sei se percebi bem a pergunta, mas se estava a perguntar se vale a pena repetir a análise de urina penso que se o pediatra achou que a urucuzeiros não era valorizáveis não vale a pena voltar a fazer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Bom dia. Ontem voltamos a repetir a análise... Ele perdeu peso apesar de nao ter mais sintomas. Aguardamos o resultado para verificar se volta a dar positivo para e coli.. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Bom Dia Dr.
    Tenho um bebé com 5 meses, idade corrigida 4 meses, que nasceu prematuro de 35 semanas e com RCIU ( 1.810kg e 41.5cm).
    Neste momento o meu bebe pesa cerca de 3.700kg e mede cerca de 53cm. É um bebé pequeno para a idade, está neste momento com um peso e altura de um bebé de termo dentro da media.
    A pediatra explicou que por ser um bebé que nasceu com RCIU demora mais tempo a desenvolver-se, o ganho de peso pode ser mais lento. Fico preocupada porque aumenta em media 13gr/dia...não chega as 20gr como é normal. O bebe é saudável e a nível físico e cognitivo para ha parece estar dentro do normal. Tem muita energia, faz praticamente tudo o que é expectável um bebé desta idade fazer.
    Gostava de saber a sua opinião. Se acha que o bebe se está a desenvolver bem...ou se realmente devo ficar preocupada.
    Obrigada.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário