Quanta roupa devo vestir ao meu filho?

Esta é uma questão muito frequente nas consultas, particularmente nesta altura do ano em que o tempo começa a aquecer.
No inverno acaba sempre por ser mais fácil escolher a roupa dos bebés, porque na verdade é quase só ir acrescentando... No entanto, quando as temperaturas começam a subir, surgem também as indecisões dos pais. De um modo geral, há uma regra prática que pode (e deve) ser seguida: deve-se vestir aos bebés mais uma peça de roupa do que a pessoa mais friorenta da casa. Geralmente essa peça a mais é o body e, assim, acaba por conseguir garantir que o seu filho não fica com frio.

De qualquer forma, há duas considerações que gostava também de deixar:
  1. Se estiver muito calor e sentir que uma peça de roupa é já muito para si, não vale a pena vestir nada a mais ao seu filho
  2. A partir dos 6-9 meses acho que já o pode vestir como se veste a si, porque os mecanismos de compensação do frio e calor começam a estar mais desenvolvidos
Como para tudo na vida, também aqui é preciso bom senso e perceber que os bebés não têm só frio, têm também calor, tal como nós...

Comentários

  1. Bom dia devido a este calor vesti menos roupa ao meu filho(3meses e 1/2) e agora esta com o nariz tapado e por vezes tem dificuldade em respirar e esta rouco( nos gritinhos que ele da) ja pus agua de mar e aspiro mais vezes. Posso fazer mais alguma coisa. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Com essa idade e mesmo só que está a fazer, não há mais nada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Bom dia. A minha filha nascerá em agosto. É suficiente vestir-lhe um body de manga comprida e o baby grow tb de manga comprida? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Em princípio sim, mas depende sempre da temperatura que estiver.
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa boi doutor....o meu filho tem 6 meses e tem tido um cheiro no ouvido é normal?

    ResponderEliminar
  4. Boa boi doutor....o meu filho tem 6 meses e tem tido um cheiro no ouvido é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Se é só de um dos ouvidos devia ser visto, porque pode ser uma otite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  5. Informaçao muito útil.
    Fiquei desesperada essa semana por perceber o narizinho da minha pequena gelado e ela espirrar estando só com um macaquinho curto e depois ficar suada com o bory e macacão... Ai...é complicado!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Informaçao muito útil.
    Fiquei desesperada essa semana por perceber o narizinho da minha pequena gelado e ela espirrar estando só com um macaquinho curto e depois ficar suada com o bory e macacão... Ai...é complicado!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  7. O que fazer. Minha filha de 4 anos está com muitas aftas na boca e tem uma enorme na língua, mal consegui comer e reclama de dor.
    Foi ao médico e ela receitou amoxilina pra garganta e nistatina pra gargarejo. Mais não está funcionando, já são 4 dias de uso e ela continua com muitas dores. O que devo fazer? ??

    ResponderEliminar
  8. O que fazer. Minha filha de 4 anos está com muitas aftas na boca e tem uma enorme na língua, mal consegui comer e reclama de dor.
    Foi ao médico e ela receitou amoxilina pra garganta e nistatina pra gargarejo. Mais não está funcionando, já são 4 dias de uso e ela continua com muitas dores. O que devo fazer? ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      O ideal é colocar um gel/spray que cubra as aftas e retire a dor. Penso que está a escrever-me do brasil e aí não conheço as marcas e nomes comerciais, pois vivo em Portugal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa Tarde Dr. Hugo,
    Antes de mais, quero agradecer o seu blogue, é de grande utilidade e muito acessível, tem sido um guia para mim em muitos temas :)
    O meu filho tem 1 ano e desde que se constipou por altura do Natal nunca libertou completamente a expectoração, tem alturas que melhora e outras que piora, a médica diz que se não fizer bronquiolites não há com que me preocupar. De facto ele é bastante resistente, está no infantário desde os 5 meses onde algumas doenças já se propagaram e ele apenas teve conjuntivite (fez febre 3 ou 4 vezes mas sem perder o apetite ou a boa disposição e no dia seguinte já normalizava a temperatura). Ele transpira bastante, não lhe visto muita roupa mas basta estar a gatinhar, na cadeira de comer ou no colo, fica logo todo molhado (especialmente o cabelo e não tem muito!). De noite, como o quarto é bem quente, só dorme com t-shirt e cubro as pernas com lençol apenas, mas mesmo assim fica com a cabeça molhada, embora os braços fiquem frios, e como se mexe bastante acaba por se descobrir. A minha questão é, quando ele está transpirado, devo manter pelo menos a t-shirt vestida ou pode andar apenas de fralda? A minha casa é quente mas é em tijoleira, e ele ainda só gatinha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Acho que pode mantê-lo de t-shirt, embora se estiver muito calor pode perfeitamente ficar só de fralda.
      Quanto à tijoleira, não tem problema nenhum, pode deixá-lo andar.
      Cumprimentos

      Eliminar

Enviar um comentário