Translate

Etiquetas

domingo, 31 de maio de 2015

Vou colocar o meu filho a dormir no quarto dele - como posso "preparar" essa aventura?

Depende da idade...
Se o bebé for pequeno, até aos 6-9 meses (que é o ideal - ver post sobre este assunto aqui), diria que não é preciso nenhuma preparação para ele, mas sim para os pais. Os bebés desta idade geralmente não estranham a mudança, pelo que não costuma ser algo que dê muito "trabalho".
Já quando as crianças são maiores, as coisas começam a ficar diferentes, porque elas vão percebendo a mudança e vão usar todo o seu "arsenal" manipulador para conseguirem demover os pais dos seus objectivos.
Aí acho que pode ser importante, de forma transitória, a presença física dos pais no quarto (particularmente enquanto a capacidade da criança se expressar por palavras for ainda algo limitada), pois o contacto físico ajuda a sossegá-la. Aos bocadinhos, deve-se tentar que os pais se vai afastando cada vez mais da cama do filho, acalmando-o mais com palavras e menos com o toque, até ele adquirir a sua autonomia ao adormecer. 
Claro que estas são apenas ideias gerais, pois como se costuma dizer "cada caso é um caso" e alguns dos factores a ter em conta são, obviamente, se a criança ainda está habituada a beber leite de noite e, acima de tudo, perceber se os pais estão ou não convencidos de que o bebé vai mesmo para outro quarto. Às vezes este é mesmo o maior entrave...

2 comentários:

  1. Boa noite dr Hugo, estou indo para o Brasil ficar 40 dias, minha bb tem 5 meses e ate agora ela dormiu em um moises do meu lado da cama. No brasil tudo vai ser diferente, vc acha que ela pode estranhar? Algum conselho pra que ela fique tranquila? Quando voltarmos pretendo coloca la ja no seu quarto ela vai estar com seis meses, vc acha que vai ser mudanças em demasia para ela? E por ultimo algum conselho pra uma viajem tranquila de avião, ja que são 12 horas basicamente no mesmo lugar?! Desculpe tantas perguntas, desde já agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Acho que com essa idade ela não vai estranhar significativamente e parece-me muito bem que quando voltar a coloque já no quartinho dela.
      Quanto ao voo, o mais importante é que ela mame ao levantar e ao aterrar (mama, biberao ou chupeta), para aliviar a pressão. Os ouvidos.
      Cumprimentos

      Eliminar