Translate

Etiquetas

domingo, 5 de julho de 2015

Pode-se utilizar o microondas para aquecer a comida dos bebés?

Pode!
Hoje em dia há algumas correntes de opinião que questionam sobre a segurança do uso do microondas, alegando que pode ter efeitos nocivos para a saúde.
No entanto, os estudos actuais não demonstraram qualquer prejuízo ou efeito negativo, pelo que não existe, de momento, nenhuma evidência científica que justifique essa preocupação. O seu uso deve assim ser apenas uma decisão pessoal, com base no gosto de cada um, pois não há motivo para grandes alarmismos.
A única recomendação que acho importante fazer é ter em atenção que o aquecimento feito pelo microondas não é homogéneo, pelo que é importante misturar bem a comida antes de dar ao bebé e confirmar sempre a temperatura, para minimizar o risco de queimaduras.

28 comentários:

  1. Bom dia Dr, e o leite materno pode aquecer se no microondas ou so em banho maria? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Como o leite materno tem bastante gordura, penso que é melhor aquecer em banho maria, porque o microondas vai aquece-lo de forma muito irregular.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Boa tarde Doutor. Parabéns pelo blog. Já tirou muitas duvidas minas, que sou pai de primeira viagem! Obrigado por tantas informações valiosas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, fico contente por poder ajudar!
      Cumprimentos e felicidades

      Eliminar
  3. Bom dia, o meu bebé vai fazer 1 ano e acho que dorme pouco para a sua idade. Por dia dorme cerca de 10 horas e por vezes está 7/8 horas seguidas acordado. Será prejudicial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Depende sempre do comportamento dele durante o dia, mas dormir apenas 10 horas durante todo o dia com 1 ano de idade é realmente pouco. Por vezes não é fácil, mas acho que deveria tentar insistir com ele para dormir mais um bocado, seja de noite ou então durante o dia
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Oq posso fazer a respeito da minha filha ela só quer mamar um peito ela tem 7 meses me ajude ?

    ResponderEliminar
  5. Oq posso fazer a respeito da minha filha ela só quer mamar um peito ela tem 7 meses me ajude ?

    ResponderEliminar
  6. Oq posso fazer a respeito da minha filha ela só quer mamar um peito ela tem 7 meses me ajude ?

    ResponderEliminar
  7. Oq posso fazer a respeito da minha filha ela só quer mamar um peito ela tem 7 meses me ajude ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Se ela só quer mamar num peito, o ideal é tentar colocá-la sempre primeiro no outro, para ir estimulando a produção do leite. De qualquer forma, é normal haver algumas assimetrias, quer na produção, quer no fluxo de leite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Boa tarde

    Gostaria de saber se é preciso ferver água de garrafa comprada ou se posso aquecer a água no microondas antes de fazer o leite em pó.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      A água engarrafada não precisa de ser fervida, basta aquecer.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. ola Dr ouvi dizer que esquenta comida pra bebe em refratário de vidro é menos prejudial que de plastico por conta de material...isso é verdade??sempre esquentou em banho Maria mas posso usar microondas??obrigada bjoss

    ResponderEliminar
  11. ola dr ouvi dizer que esquenta comida pra bebe em refratário de vidro é menos prejudicial que de plastico por conta do material e da radiação do microondas...isso é verdade??sempre esqnto em banhoaria mas posso usa microondas??obrigada..bjoss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Pode usar microondas, não há problema.
      Tem que usar sempre um recipiente que permite ir ao microondas e geralmente os de vidro são mais adequados.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Boa tarde. Quantas refeições um bebê que mama no peito deve fazer diariamente? Minha bebê têm 9 meses e faz três refeições além da amamentação, 2 papinhas salgadas (sopas) e 1 doce (frutas). Está correto?

    ResponderEliminar
  13. BOM DIA DR.HUGO.
    O MEU BEBE BOLSA MUITO, SEMPRE BOLSOU, MAS AGORA COMEÇOU A COMER A SOPA E A FRUTA E NAO BOLSA NADA, MAS QUANDO COME A PAPA OU O LEITE ADAPTADO BOLSA... PORQUE SERÁ?
    ELE SEMPRE BEBEU L.A. DESDE AS 2 SEMANAS.

    OBRIGADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Isso é normal, tem a ver com o facto da sopa e da fruta serem mais espessos e os produtos lácteos atrasarem um pouco o esvaziamento do estômago.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Olá Dr! A respeito do meu filho ,ele não gosta de beber água. Ele tem apenas 5 meses, e ele toma fórmula. A pediatra já receitou água aromatizada, mesmo assim não funcionou, antes eu dava água de cocô. Oq faço?

    ResponderEliminar
  15. Olá Dr! A respeito do meu filho ,ele não gosta de beber água. Ele tem apenas 5 meses, e ele toma fórmula. A pediatra já receitou água aromatizada, mesmo assim não funcionou, antes eu dava água de cocô. Oq faço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Deve ir oferecendo água e deixá-lo beber apenas se quiser. Se não beber é porque não tem sede, não se preocupe.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Meu bebé tem 5 meses e também não aceita água, estou preocupada porque noto uma diminuição de xixi nas fraldas, será porque está calor e também elimina líquidos pela transpiração? Tenho receio que desidrate!

      Eliminar
    3. Boa tarde,

      Sim, é provável que seja do calor.
      Se estiver a alimentar-se bem e não tiver vómitos não vai desidratar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa noite Dr. Realmente obrigada doutor pelo seu apoio à as mamas. o meu bebe vai fazer 3 meses no dia 16 de Dezembro de 2016. Ele bolsa muito, pensava que por causa do leite que eu aqueço no micro-ondas quando ele não quer as vezes? depois voltou aquecer para ele beber ..???? será por causa disso??? mas também bolsa na mesma quando eu lhe dou novo???????????? E ele esta sempre preso e com cólicas???????Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Não tem a ver com o facto de aquecer novamente, não se preocupe. De qualquer forma, nem todos os leites são adequados para ser "reutilizados", tem que ver as instruções do laboratório.
      Cumprimentos

      Eliminar