Translate

Etiquetas

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Como dizer "não" a uma criança?

Não é muito fácil, embora todos (ou quase todos) os pais tentem com muito empenho...
Quando as crianças são pequenas o "não" é difícil de cumprir, porque ordens como "não faças", "não mexas" ou "não corras" são demasiado abstractas para serem entendidas. O que é "não mexer" para uma criança com 18 meses? Para nós, adultos, é fácil percebermos que há inúmeras alternativas, mas as crianças pequenas têm um pensamento muito concreto, pelo que esse tipo de ordem acaba por as deixar perdidas. Se elas querem brincar com o copo, na altura não pensam em mais nada, pelo que dizer "não mexas" só desencadeia dois tipos de resposta: mexer ou chorar. O importante é sempre tentar dar as ordens pela positiva, do género "não mexas nisso, pegas antes nisto" ou então "anda devagar" em vez de "não corras". Quase ninguém está "formatado" para fazer as coisas assim, mas a verdade é que a taxa de sucesso é muito maior se dissermos a uma criança o que fazer em vez do que não fazer. Acho que elas podem e devem ouvir o "não", mas a seguir deve-se complementar com uma ordem concreta, para tornar tudo mais perceptível.
Depois, é uma questão de tentativa e erro, até porque "água mole em pedra dura tanto bate até que fura"...

2 comentários:

  1. Olá tenho uma filha de 9 meses quando digo não ou tento repreender ela ela da risada.As vezes qndo está com sono fica dando tapas em mim como posso de uma maneira mais simples mostrar q e errado e fazer ela obedecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Com essa idade tem que tentar ser coerente também com as expressões faciais, para que ela perceba que está a fazer asneiras.
      Cumprimentos

      Eliminar